segunda-feira, 18 de julho de 2016

QUÍMICA ORGÂNICA - AULÃO DE ÓLEOS, DETERGENTES E SABÕES

Óleos, gorduras, sabões e detergentes

Óleos e gorduras são tipos de lipídios compostos em sua maioria por triacilgliceróis. Estes se enquadram na classe dos glicerídeos e provêm da reação entre ácidos graxos e o glicerol. 


Como ocorre?

Uma hidroxila do glicerol e o grupo (carboxila) do ácido se unem e formam uma molécula de água. Como temos três hidroxilas na molécula de glicerol, é provável que a reação aconteça com consumo das 3 moléculas de ácido graxo, para cada molécula de glicerol. Neste caso, obteremos um éster no produto final, o triacilglicerol. Estes compostos são chamados de ésteres de ácidos graxos. Como são três cadeias de ácidos graxos ligadas ao glicerol, nomeia-se a molécula triacilglicerol.

Por exemplo:


Conhecendo os lipídios


1 - São conhecidos como óleos ou gorduras.
2 - São neutros, de natureza apolar e são hidrofóbicos (não gostam de água).
3 - Não interagirem com a água e são lipofílicos (afinidade por lipídios), por isso são solúveis em gorduras, outros óleos e solventes apolares.



4 - Mesmo parecidos, os óleos diferem das gorduras no estado físico.
Os óleos são líquidos nas condições ambiente.


As gorduras são sólidas nas mesmas condições.


Afora esta diferença física, os grupos ligados aos ácidos (R1, R2 e R3) podem variar de um para o outro.
5 – Geralmente, as gorduras apresentam grupos de ácidos graxos (R1, R2 e R3) de cadeia saturada (ligações simples entre átomos de carbono da cadeia) e óleos apresentam estes mesmos grupos com algumas ligações duplas, o que influencia no estado físico da substância. 
O tipo de ligações entre as moléculas nos óleos e nas gorduras é o mesmo (dipolo induzido), entretanto a interação entre as moléculas das gorduras é superior à interação ocorrida em moléculas de óleos.

6 - Mas por quê? Por que as ligações duplas dos óleos, prejudicam a sobreposição de moléculas vizinhas do mesmo. Isto faz, a interação ser maior e provocar um ponto de fusão superior ao das gorduras.

Sabões e Detergentes

Saponificação: a reação que produz sabão
Agora que sabemos, óleos e gorduras são ésteres, eles sofrem reação de hidrólise ácida ou básica.
A hidrólise ácida produzirá simplesmente o glicerol e os ácidos graxos constituintes. A hidrólise básica produzirá o glicerol e os sais desses ácidos graxos. Pronto, est.s sais são o que chamamos de sabão.
Portanto, ao aquecermos gordura com uma base inorgânica, estamos produzindo o sabão. Essa reação, a hidrólise básica de um triéster de ácidos graxos e glicerol, é chamada de Reação de Saponificação.

As bases mais usadas são o hidróxido de potássio e de sódio. O uso de KOH permite obter sabões empregados, por exemplo, na fabricação de cremes de barbear. Já o NaOH permite obter os sabões comuns.
A glicerina (ou glicerol) é um subproduto da fabricação do sabão. É muito utilizada em cremes de beleza, sabonetes, shampoos, pois é um bom umectante, isto é, mantém a umidade da pele. Também é usada em produtos alimentícios pelo mesmo motivo.

Aliás, para os desavisados, a partir de agora, saibam que: Sabão é detergente, é sabonete sólido ou líquido, é shampoo. Então o que os difere? Os emolientes, as essências, os umectantes, as vitaminas, os agentes espumantes, os corantes, dentre outros que são adicionados conforme o objetivo que queira ser atingir.

Estrutura e Funcionamento dos Sabões e Detergentes

Veja abaixo como é a estrutura de um sabão ou detergente.

Fonte: omundodaquimica.com.br



Notaram que há 2 bandas na molécula? Uma polar (que gosta de água) e outra apolar (que gosta de óleo)
Bem, então qual a vantagem? Se você come algo gorduroso, suas mãos ficam sujas de gordura certo?
Se você lavar apenas com água ela ficarão limpas?  Não!

Daí a importância do sabão. A parte polar vai se ligar à água e a parte apolar vai se ligar à gordura, tirando-a assim das suas mãos, certo? Já observou o que saiu de suas mãos? Água + Gordura + Óleo, não é? Isto é o que chamamos de emulsão.

Pelo Professor Eudo Robson

Sem comentários:

Enviar um comentário