quinta-feira, 7 de julho de 2016

BERÍLIO, O MATERIAL DO FUTURO !


No seu estado natural Berílo ou Berilo é encontrado num mineral de nome ciclossilicato de berílio e alumínio com fórmula química Be3Al2(SiO3)6. Os cristais hexagonais do berilo podem ser de tamanho muito pequeno ou atingir dimensões de alguns metros. Os cristais terminados são relativamente raros. O berilo tem uma dureza de 7,5-8, um peso específico de 2,63 a 2,80. Possui brilho vítreo e pode ser transparente ou translúcido.
O berilo é comumente encontrado em pegmatitos graníticos, mas ocorre também em micaxistos nos Montes Urais, estando muitas vezes associado a depósitos de minérios de estanho e tungsténio.
O elemento químico berílio, é um metal e uma das formas mais comuns na natureza é a esmeralda, uma pedra preciosa de cor característica verde.


Os druidas utilizavam o berilo como cristal divinatório e os antigos escoceses chamavam-lhe "pedra do poder" (que era capaz de sair do espaço e do tempo para acessar múltiplas dimensões).
As primeiras bolas de cristal eram feitas de berilo, mais tarde substituído por cristal de rocha.
Uma das gemas mais conhecidas e utilizadas na fabricação de joias – especialmente colares, anéis e brincos – é a esmeralda. Ainda que seja mais conhecida pela coloração esverdeada, existem outras variações de tal pedra. Ela é também conhecida como berilo – um mineral ainda chamado de ciclossilicato de berílio e alumínio. A etimologia do termo berilo vem de muito tempo atrás: derivada do grego beryllos, que significa “bela cor azul-esverdeada da água do mar”. E não é à toa, já que sua variante mais conhecida é a esmeralda de cor verde. Ainda assim, temos outras variações também conhecidas e valiosas como:

   
Gochenita (ou berilo incolor, raramente utilizado como gema) e o amarelo-esverdeado, conhecido como heliodoro.
O berílio é muito requisitado em programas nucleares, é também empregado na indústria aeroespacial. Bom isso aera o que se sabia até algum tempo atrás. Mas, num mundo em que a tecnologia não para de evoluir, o mesmo se aplica aos materiais usados para a criação e fabricação de dispositivos cada vez mais avançados.  


Considerado um material do futuro por sua versatilidade, força e leveza, o berílio também é caro, com o preço de US$ 500 por quilo. Sua produção comercial está concentrada em poucas mãos – Estados Unidos, China e Cazaquistão – e, agora, a Rússia também quer entrar neste mercado estratégico.


De acordo com um anúncio de pesquisadores da Universidade Politécnica de Tomsk, o governo russo busca a autossuficiência na produção de berílio e está desenvolvendo uma nova tecnologia para a produção do material. A fábrica será instalada na Sibéria a um custo de U$$ 30 milhões e com início da produção comercial em 2020.
Nos últimos anos, o valor do berílio praticamente dobrou por conta do seu uso em lasers na medicina, componentes para carros e telescópios espaciais. Outras aplicações incluem equipamentos militares, como aviões não tripulados e mísseis e máquinas de raios-X nos aeroportos. Quando associado ao cobre, o berílio é usado para inúmeros fins como molas, giroscópios, naves espaciais e satélites de comunicação. 

No fundo do oceano, invólucros de berílio e cobre protegem componentes eletrônicos que permitem que os cabos de fibra óptica funcionem com perfeição.

Pelo Professor Eudo Robson
  • Técnico em Química
  • Manipulador de Medicamentos
  • Esteticista
  • Cosmologista
  • Dermo-Farmacêutico
  • Químico Industrial
  • Mestre em Química
  • Doutorando em Cosmetologia

FONTES DE PESQUISAS

pt.wikipedia.org/wiki/Berilo


Sem comentários:

Enviar um comentário