domingo, 3 de julho de 2016

PROVA PARA FARMÁCÊUTICO - FORTALEZA 2016


01. O fármaco deve atingir seu sítio de ação em concentrações apreciáveis. Para que isso aconteça, em alguns casos, a substância absorvida deve ser convertida em uma molécula ativa. Assim, está-se falando de:
a) antagonistas.
b) pró-fármacos.
c) antídotos.
d) excipientes.

02. Em termos farmacodinâmicos, as moléculas biologicamente ativas, incluindo os fármacos, podem agir em vários receptores. Quando essas substâncias agem produzindo segundos mensageiros, diz-se que se está diante de fármacos que possuem atividade em receptores:
a) ionotrópicos.
b) cronotrópicos.
c) metabotrópicos.
d) acanotrópicos.

03. Realizou-se um ensaio dose-resposta com dois fármacos: um denominado de X e o outro de Y. Durante os experimentos, verificou-se que a dose efetiva-mediana (ED50) de X é de 0,2mg, ao passo que o do fármaco Y foi de 200mg. Desse modo, levando em consideração que esses fármacos agem no mesmo receptor e que as condições dos experimentos foram iguais, pode-se concluir que:
a) o fármaco X é 1000 vezes mais potente que o fármaco Y.
b) o fármaco Y é 1000 vezes mais potente que o fármaco X.
c) os fármacos possuem potência igual, o ensaio só demonstrou doses diferentes por possíveis diferenças físico-químicas.
d) não se podem tirar conclusões sobre potência, pois a ED50 é pouco sensível para fornecer esse tipo de informação.

04. Os fármacos são ferramentas extremamente valiosas na terapêutica moderna. Entretanto, em algumas fases da vida eles podem oferecer riscos. Pode-se citar, como exemplo, as gestantes, pois elas não podem ingerir todos os tipos de medicamentos, dada a possibilidade de possíveis complicações para o feto. Assim, o item que apresenta a categoria de fármacos que em estudos de reprodução animal, não demonstraram risco fetal, mas que inexistem estudos controlados com mulheres grávidas podem ser classificados como:
a) fármacos da categoria F.
b) fármacos da categoria T.
c) fármacos da categoria B.
d) fármacos da categoria X.

05. Uma das grandes dificuldades na administração de fármacos para pacientes pediátricos passa pelo tipo de forma farmacêutica que será empregado, garantido a dose do fármaco que será utilizado. Desse modo, sobre o tema, marque o item correto.
a) é preconizada a utilização de elixires em relação aos xaropes, pois estes últimos possuem altas concentrações de açúcar e podem prejudicar a absorção de fármacos.
b) as formas sólidas são amplamente utilizadas, pois o reflexo da deglutição favorece o uso de fármacos nesse tipo de apresentação.
c) as suspensões, independentemente do tamanho das partículas, possuem doses confiáveis que, por vezes, dispensam até a agitação para a perfeita dispersão do composto ativo.
d) as formas líquidas são as mais utilizadas em crianças pequenas, mas deve-se atentar para os flavorizantes, tornando a preparação mais bem aceita e favorecendo o tratamento.

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

O gabarito e mais questões, estão disponíveis para download em pdf gratuito no site:

Sem comentários:

Enviar um comentário