sexta-feira, 7 de outubro de 2016

REVISÃO PARA O ENEM - PARTE 27


01. A pilha esquematizada, de resistência desprezível, foi construída usando-se, como eletrodos, uma lâmina de cobre mergulhada em solução aquosa, contendo íons Cu+2 (1mol.L–1) e uma lâmina de zinco mergulhada em solução aquosa contendo íons Zn+2 (1mol.L–1). Além da pilha, cuja diferença de potencial é igual a 1,1 volts, o circuito é constituído por uma lâmpada pequena e uma chave interruptora Ch. Com a chave fechada, o eletrodo de cobre teve um incremento de massa de 63,5 µg após 193s.
Dados: P = U.I.
Carga de um mol de elétrons = 96 500C
Massas molares (g.mol–1): Zn = 65,4; Cu = 63,5
Cu+2 + 2 e Cu
Zn+2 + 2 e Zn

Considerando que a corrente elétrica se manteve constante nesse intervalo de tempo, a potência dissipada pela lâmpada nesse período foi de:
(A) 1,1 mW.

(B) 1,1 W.

(C) 0,55 mW.

(D) 96 500 W.

(E) 0,22 mW.

02. Descoberto neste ano por pesquisadores alemães, o novo elemento químico de número atômico 112 poderá ser batizado de “Copernicium”, em homenagem ao cientista e astrônomo Nicolau Copérnico (1473-1543). Segundo os cientistas, o novo elemento é aproximadamente 277 vezes mais pesado que o hidrogênio, o que o torna o elemento mais pesado da Tabela Periódica, ocupando a posição relativa ao 7.o período do Grupo 12. A Tabela Periódica, uma das realizações mais notáveis da Química, foi desenvolvida exclusivamente a partir das propriedades físicas e químicas dos elementos e, por isso, o conhecimento da posição ocupada por um elemento químico permite que se façam algumas previsões quanto às suas propriedades. Considerando a localização dos átomos dos elementos químicos X, Y e Z na Tabela Periódica:
X = 3.o período do Grupo 1 (I A)
Y = 3.o período da Grupo 16 (VI A)
Z = 2.o período da Grupo 18 (VIII A)
é correto afirmar que:
(A) Os estados alotrópicos do elemento Y são diamante, grafita e fulereno.

(B) O elemento X conduz bem a corrente elétrica no estado sólido e forma um composto iônico quando se combina com o elemento Y.

(c) O elemento Z reage violentamente com a água, gerando gás hidrogênio e uma base de Arrhenius.

(d) A combinação entre os elementos X e Y conduz à formação de um composto molecular.

(E) O elemento Z apresenta a maior afinidade eletrônica e, consequentemente,
tende a ganhar elétrons mais facilmente do que os elementos X e Y.

03. No campo da metalurgia é crescente o interesse nos processos de recuperação de metais, pois é considerável a economia de energia entre os processos de produção e de reciclagem, além da redução significativa do lixo metálico. E este é o caso de uma
micro empresa de reciclagem, na qual desejava-se desenvolver um método para separar os metais de uma sucata, composta de aproximadamente 63% de estanho e 37% de chumbo, usando aquecimento. Entretanto, não se obteve êxito nesse procedimento de separação. Para investigar o problema, foram comparadas as curvas de aquecimento para cada um dos metais isoladamente com aquela da mistura, todas obtidas sob as mesmas condições de trabalho.



Considerando as informações das figuras, é correto afirmar que a sucata é constituída por uma
(A) mistura eutética, pois funde a temperatura constante.

(B) mistura azeotrópica, pois funde a temperatura constante.

(C) substância pura, pois funde a temperatura constante.

(D) suspensão coloidal que se decompõe pelo aquecimento.

(E) substância contendo impurezas e com temperatura de ebulição constante.

04. Ao iniciar as atividades, um piscicultor mandou analisar a água dos criadouros e o resultado obtido para o teor de oxigênio dissolvido foi de 7 mg/L. Após algum tempo, num período de forte estiagem e muito calor, em um dos tanques ocorreu uma alta mortandade de peixes, onde ele constatou que a concentração do oxigênio dissolvido havia diminuído para 0,8 mg/L e que a água estava contaminada por resíduos provenientes da fossa de uma casa próxima, o que favoreceu uma proliferação de micro-organismos. Para sanar o problema, o piscicultor instalou nos tanques bombas de aeração e um sistema de circulação constituído por tubulações que permitiam que a água fosse submetida a radiação de alta energia (ultravioleta-UV). Com isso o piscicultor conseguiu equilibrar sua produção de peixes no tanque afetado, e verificou que o teor de oxigênio dissolvido na água havia voltado a níveis próximos aos anteriores. Sobre o sucesso das medidas adotadas pode-se afirmar que

(A) a luz UV agiu sobre o N2 do ar, levando à formação de N2O, responsável pela destruição dos micro-organismos.

(B) a luz UV resfriou a água e favoreceu a solubilização do O2, responsável pela destruição dos micro-organismos.

(C) os micro-organismos anaeróbicos, causadores da queda do teor de O2 dissolvido, foram destruídos quando da aeração.

(D) o processo de aeração provocou o crescimento exponencial dos micro-organismos aeróbicos que auxiliaram na reposição do O2 no tanque.

(E) houve um aumento do O2 dissolvido na água devido ao processo de aeração e houve redução dos micro-organismos aeróbicos por ação da luz UV.

Instrução: Leia o texto a seguir, que servirá de base para respostas às questões de números 05 e 06.

O carbonato de cálcio pode ser encontrado na natureza na forma de rocha sedimentar (calcário) ou como rocha metamórfica (mármore). Ambos encontram importantes aplicações industriais e comerciais. Por exemplo, o mármore é bastante utilizado na construção civil tanto para fins estruturais como ornamentais. Já o calcário é usado como matéria-prima em diversos processos químicos, dentre eles, a produção da cal.

05. A cal é obtida industrialmente por tratamento térmico do calcário em temperaturas acima de 900 ºC, pela reação:

                                CaCO3 (s) CaO (s) + CO2 (g)

Por suas diferentes aplicações, constitui-se num importante produto da indústria química. Na agricultura é usado para correção da acidez do solo, na siderurgia como fundente e escorificante, na fabricação do papel é um agente branqueador e corretor de acidez, no tratamento de água também corrige a acidez e atua como agente floculante e na construção civil é agente cimentante. Sobre o processo de obtenção e as propriedades associadas ao produto, indique qual das afirmações é totalmente correta.

(A) A reação é de decomposição e o CaO é usado como branqueador na indústria do papel, porque é um agente oxidante.

(B) A reação é endotérmica e o CaO é classificado como um óxido ácido.

(C) A reação é exotérmica e, se a cal reagir com água, produz Ca(OH)2 que é um agente cimentante.

(D) A reação é endotérmica e o CaO é classificado como um óxido básico.

(E) A reação é de decomposição e no tratamento de água o CaO reduz o pH, atuando como floculante.

06. Considerando o papel do mármore na construção civil, é de suma importância conhecer a resistência desse material frente a desgastes provenientes de ataques de ácidos de uso doméstico. Em estudos de reatividade química foram realizados testes sobre a dissolução do mármore (carbonato de cálcio) utilizando ácidos acético e clorídrico. As concentrações e os volumes utilizados dos ácidos em todos os experimentos foram iguais a 6 M e 15 mL, respectivamente, assim como a massa de mármore foi sempre igual a 1 g, variando-se a temperatura de reação e o estado de
agregação do mármore, conforme a tabela a seguir:



Com relação aos experimentos, pode-se afirmar que
(A) os experimentos 5 e 6 apresentam a mesma velocidade de dissolução do mármore porque a superfície de contato de um sólido não afeta a velocidade de uma reação química.

(b) o experimento 1 ocorre mais lentamente que o 2, porque quanto maior for a temperatura, menor será a velocidade de uma reação química.

(C) o experimento 1 ocorre mais rapidamente que o 4, porque a concentração de íons H+ em 1 é maior que no experimento 4.

(d) o experimento 4 ocorre mais lentamente que o 5, porque quanto maior for a temperatura, menor será a probabilidade de ocorrer colisões efetivas entre os íons dos reagentes.

(e) o experimento 3 ocorre mais lentamente que o 6, porque quanto maior for a concentração dos reagentes, maior será a velocidade de uma reação química.

07. Uma das etapas finais do tratamento da água envolve o borbulhamento de cloro no efluente para desinfecção. A substância cloro é encontrada como um gás amarelo-esverdeado a 25 ºC e 1 atm. Pequenas quantidades deste gás podem ser geradas em laboratório de acordo com o experimento ilustrado:


à medida que o gás cloro é formado pela perturbação do seguinte equilíbrio na fase aquosa Cl + ClO + H2O ------ Cl2 + 2OH, a fase que contém o hidrocarboneto vai adquirindo a coloração esverdeada típica deste halogênio. Considerando que a cada um dos cinco frascos contendo quantidades idênticas da mesma solução de hipoclorito de sódio e de hidrocarboneto líquido, foi adicionada uma das seguintes soluções: cloreto de sódio, hidróxido de sódio, ácido acético, ácido clorídrico e nitrato de amônio, todas com as mesmas concentrações molares, haverá a maior produção
de gás cloro no tubo ao qual foi adicionado a solução de
(A) Cloreto de sódio.

(b) Hidróxido de sódio.

(c) Ácido acético.

(D) Ácido clorídrico.

(e) Nitrato de amônio.

08. A tabela apresenta informações sobre as composições químicas e as entalpias de combustão para três diferentes combustíveis que podem ser utilizados em motores de combustão interna, como o dos automóveis.


Com base nas informações apresentadas e comparando esses três combustíveis, é correto afirmar que
(A) a gasolina é o que apresenta menores impacto ambiental e vantagem energética.

(b) o álcool é o que apresenta maiores impacto ambiental e vantagem energética.

(C) o hidrogênio é o que apresenta menor impacto ambiental e maior vantagem energética.

(D) a gasolina é o que apresenta menor impacto ambiental e maior vantagem energética.

(E) o álcool é o que apresenta menor impacto ambiental e maior vantagem energética.


09. A figura ilustra o sistema utilizado, em 1953, por Stanley L. Miller e Harold C. Urey, da Universidade de Chicago, no estudo da origem da vida no planeta Terra. O experimento simulava condições ambientais da Terra primitiva e visava ao estudo das reações químicas que podem ter ocorrido naquela época.


No sistema de Miller e Urey, as letras A, B e C correspondem, respectivamente, aos processos de:
(A) chuvas; evaporação da água de lagos, rios e mares; descargas elétricas na atmosfera.

(B) descargas elétricas na atmosfera; chuvas; evaporação da água de lagos, rios e mares.

(C) descargas elétricas na atmosfera; evaporação da água de lagos, rios e mares; chuvas.

(D) evaporação da água de lagos, rios e mares; descargas elétricas na atmosfera; chuvas.

(E) evaporação da água de lagos, rios e mares; chuvas; descargas elétricas na atmosfera.
                
10. Os exoesqueletos de muitos corais e moluscos são formados em grande parte por carbonato de cálcio. Uma maneira de determinar o teor de cálcio em amostras de conchas consiste em solubilizá-las e separar o cálcio das demais substâncias por precipitação. O precipitado formado é separado por filtração, determinando-se sua massa e encontrando-se seu teor através de cálculos estequiométricos. As equações que descrevem as reações desse processo são:

(A) CaCO3 + 2 HCl CaCl2 + H2O + CO2
CaCl2 + 2 NaOH Ca(OH)2 + 2 NaCl

(B) CaCO3 CaO + CO2
CO2 + H2O H2CO3

(C) CaCO3 + 2 HCl CaCl2 + H2O + CO2
CO2 + H2O H2CO3

(D) Ca(HCO3)2 + 2 HCl CaCl2 + 2 H2O + 2 CO2
CaCl2 + 2 NaOH Ca(OH)2 + 2 NaCl

(E) Ca(HCO3)2 CaO + 2 CO2 + H2O
CO2 + H2O H2CO3

11. Os dados da tabela apresentam a composição elementar média de um humano adulto com 70 kg, considerando apenas os cinco elementos que estão presentes com mais de 1 kg.
  

Com base nos dados apresentados, pode-se concluir:
(A) o número de átomos de N no corpo de um adulto corresponde a 30% do número de átomos de H.

(B) H é o elemento que, isoladamente, contribui com o maior número de átomos.

(C) por ter maior massa molar, o elemento cálcio é o mais abundante no corpo humano.

(D) não é possível saber qual elemento é o mais abundante no corpo humano, pois todos formam moléculas.

(E) os átomos do elemento C, presentes no corpo humano, são diferentes daqueles átomos do elemento C que formam o CO2.

12. A um frasco graduado contendo 50 mL de álcool etílico foram adicionados 50 mL de água, sendo o frasco imediatamente lacrado para evitar perdas por evaporação. O volume da mistura foi determinado, verificando-se que era menor do que 100 mL.
Todo o processo foi realizado à temperatura constante. Com base nessas informações, é correto afirmar:
(A) os volumes das moléculas de ambas as substâncias diminuíram após a mistura.

(B) os volumes de todos os átomos de ambas as substâncias diminuíram após a mistura.

(C) a distância média entre moléculas vizinhas diminuiu após a mistura.

(D) ocorreu reação química entre a água e o álcool.

(E) nas condições descritas, mesmo que fossem misturados 50 mL de água a outros 50 mL de água, o volume final seria inferior a 100 mL.

13. Sódio metálico reage com água liberando grande quantidade de calor, o qual pode desencadear uma segunda reação, de combustão. Sobre essas reações, é correto afirmar que
(A) os valores de ΔH são positivos para as duas reações e H2O é produto da combustão.

(B) o valor de ΔH é positivo apenas para a formação de NaOH (aq) e CO2 é um produto da combustão.

(C) o valor de ΔH é positivo para a formação de NaOH (aq) e negativo para a combustão de H2.

(D) os valores de ΔH são negativos para as duas reações e H2O é produto da combustão.

(E) os valores de ΔH são negativos para as duas reações e CO2 é produto da combustão.

14. Os catalisadores desempenham importante papel em vários processos químicos. Uma reação genérica entre os reagentes A e B pode ocorrer na ausência ou na resença de um catalisador (cat).



Indique a alternativa que melhor representa as reações catalisada e não catalisada.

























15. O radioisótopo 226Ra pode ser transformado em bismuto, conforme a sequência.


em que –α e –β representam decaimento radioativo com emissão de partículas alfa e beta, respectivamente. Os valores abaixo das setas representam a meia-vida do processo e estão expressos em: a = anos; d = dias; min = minutos e s = segundos.
É correto afirmar que:
(A) após 1 600 anos, 1 kg de 226Ra resultará em 0,5 kg de 226Ra e 0,5 kg de 222Rn.
(B) a etapa lenta no processo de decaimento é 214Po 210Pb.

(C) ao final do processo de decaimento, 210Bi é transformado em 226Ra, fechando o ciclo.

(D) em recipiente de chumbo, o processo de decaimento radioativo seria evitado.

(E) é impossível preservar uma amostra composta apenas por 226Ra por mais de um dia.

16. Um sistema montado com um funil de adição (A), um kitassato (B) e um béquer (C), esse último contendo, inicialmente, apenas água destilada, pode ser utilizado para a produção de uma substância de uso muito comum em laboratórios e em indústrias químicas.


Assinale a alternativa que estabelece a correta correspondência entre os  equipamentos e as substâncias neles presentes durante o processo.

     Funil de adição    Kitassato      Béquer

(A) H2SO4 (aq)        NaCl (s)          HCl (aq)
(B) HCl (aq)            Na2SO4 (s)      H2SO4 (aq)
(C) NaCl (aq)          AgNO3 (s)        AgCl (aq)
(D) Na2CO3 (aq)      CaCl2 (s)         CaCO3 (aq)
(E) HCl (aq)            FeS (s)            FeCl3 (aq)

17. figuras representam esquematicamente dois tempos (t) da reação entre os gases H2 e Cl2. Nelas encontram-se representadas pictoricamente as relações entre as quantidades das moléculas de reagentes e produto envolvidas.



Assinale a alternativa cujo gráfico melhor descreve a cinética da reação.















18. Analise as semi reações a seguir:


Com base nas semi-reações apresentadas, é correto afirmar que,

(A) para produção de H2, o eletrólito de NaCl é mais eficiente.

(B) para produção de H2, o eletrólito de NaNO3 é mais eficiente.

(C) na eletrólise de solução aquosa de NaCl, o eletrólito não é consumido.

(D) na eletrólise de solução aquosa de NaNO3, o eletrólito é consumido.

(E) na eletrólise de solução aquosa de NaCl, todos os produtos da reação são gases.

19. Durante a produção do antiinflamatório Naproxen, um isômero inativo pode ser obtido, conforme se observa nas seguintes estruturas:



O tipo de isomeria que relaciona a forma inativa à forma bioativa do Naproxen é a
(A) óptica.
(B) geométrica.
(C) funcional.
(D) de cadeia.
(E) de compensação.

20. A polaridade de substâncias orgânicas é conseqüência tanto da geometria molecular quanto da polaridade das ligações químicas presentes na molécula. Indique a alternativa que contém apenas substâncias apolares.
(A) Acetileno e álcool etílico.
(B) Álcool etílico e etano.
(C) Tetracloreto de carbono e etano.
(D) Metano e cloreto de metila.

(E) Tetracloreto de carbono e cloreto de metila.

 Pelo Prof. Eudo Robson

Gabarito : Só depois da prova de sexta!

Sem comentários:

Enviar um comentário