domingo, 23 de outubro de 2016

MAIS RADIOATIVIDADE!

MAIS RADIOATIVIDADE!

01. (U.Católica-GO - Adaptada) O trecho do poema abaixo pode ser lembrado quando se vêem as imagens da explosão da bomba atômica lançada no dia 6 de agosto de 1945, contra a cidade de Hiroshima.

“Se o brilho de mil sóis Explodir um dia no céu
Será como o esplendor do Todo Poderoso…
Serei então a Morte, o destruidor dos mundos”

Era uma bomba de urânio, chamada de Little boy, com potência correspondente a 13.000 toneladas de TNT, provocando a morte imediata de 70.000 pessoas e a destruição de 10 km2 da cidade.



Três dias depois, em 9 de agosto, uma segunda bomba, dessa vez de plutônio, foi lançada em Nagasaki. Fat man, correspondia a 23.000 toneladas de TNT, matando imediatamente, 45.000 pessoas e destruindo uma área de 5 km2.


Sobre esses fatos, pode-se afirmar como verdadeiro ou falso:
(   ) “o brilho de mil sóis” e o poder de destruir o mundo, a que se refere o poema, pode ser relacionado à enorme quantidade de energia liberada nos processos de formação de núcleos atômicos. No caso das bombas de Hiroshima e Nagasaki, essa energia era proveniente da fusão dos núcleos dos átomos de urânio e plutônio.

(   ) o urânio natural é constituído basicamente por 2 isótopos: 238U (99,3%) e 235U (0,7%).Como apenas o núcleo do 235U é físsel, para produzir a bomba de Hiroshima, fez-se enorme esforço a fim de se obter quantidade suficiente desse isótopo. O processo chamado de ‘enriquecimento do urânio’ fundamenta-se no fato de que, por terem números diferentes de partículas no núcleo, esses átomos apresentam densidades diferentes. Dessa forma, observa-se que o 235U, tendo menor quantidade de nêutrons, é o menos denso dos dois isótopos.

(   ) uma das fontes naturais de urânio é o UF6. Essa substância sublima-se à temperatura de 56 °C. Portanto, à temperatura ambiente, o hexafluoreto de urânio é uma substância líquida.

(   ) o plutônio, utilizado na bomba de Nagasaki, foi descoberto em 1940, durante as pesquisas com enriquecimento do urânio. É produzido a partir do bombardeamento de núcleos de 238U, na seguinte sequência de reações:

238U + 1n 239X 239Y 239Pu

Observa-se que X e Y possuem número de massa igual ao do plutônio. Ou seja, X e Y
são, na realidade, isótopos do plutônio.

(   ) as usinas nucleares utilizam-se do calor liberado pelas reações nucleares para produzir vapor. Esse vapor movimenta uma turbina, gerando energia elétrica. Nesse processo, geralmente, utiliza-se água pesada. A água pesada difere da água comum por apresentar dois átomos de deutério ligados covalentemente a um átomo de oxigênio.

(   ) a produção de energia por fissão nuclear compromete o meio ambiente. Os resíduos radioativos gerados durante o funcionamento de uma usina nuclear devem ser convenientemente armazenados, pois sua radioatividade residual representa um grande risco. Por exempo, o 90Sr, um desses resíduos, possui meia-vida de 29 anos. isso significa que, somente depois de decorridos 58 anos, todo o 90Sr produzido em uma usina deixará de ser radioativo.

F-V-F-F-V-F
02. (U.Católica-DF -Adaptada) A radioatividade é um fenômeno natural descoberto em 1896 por Henri Becquerel, analisando minérios de urânio como a petcheblenda


Atualmente vários elementos naturais, não radioativos, podem tornar-se radioativos artificiais como o césio, iodo, cobalto, entre outros. A radioatividade é um fenômeno proveniente da instabilidade nuclear.

Sobre o assunto acima, escreva V ou F, conforme as afirmativas abaixo sejam verdadeiras ou falsas.

(   ) Os elementos radioativos surgiram em 1896.

(   ) Ao se transformar em cátion ou ânion o elemento natural torna-se radioativo.

(   ) A partícula α (alfa) por ser mais pesada do que a β (beta) possui menos poder de Penetração.

(   ) A meia-vida do urânio vale, aproximadamente, 4,5 milhões de anos. Isto significa que daqui a aproximadamente 4,5 milhões de anos não existirão mais átomos de urânio.

(   ) Após a emissão de uma particula α (alfa) e duas partículas β (beta), o átomo radioativo transforma-se em seu isótopo estável.

F-F-V-F-F
03. (UECE). Suponha um nuclídeo radioativo de número atômico 90 e cujo número de massa seja 232. Suponha ainda que o referido nuclídeo emita sucessivamente uma partícula α seguida de duas emissões β e novamente uma emissão α. Ao final, o átomo que encerra esta série de emissões terá em seu núcleo:

a) 136 nêutrons

b) 138 nêutrons

c) 86 prótons

d) 90 prótons

04. (UFRN). Com base no gráfico abaixo, estime o tempo necessário para que 20% do isótopo zXA se desintegrem:

a) 20 anos

b) 16 anos

c) 7,5 anos

d) 2 anos

05. (UFSE). Considere o gráfico da variação da massa de 19K em função do tempo.
A idade de uma rocha, em anos, que apresenta hoje 100 μg de 19K40 e 500 μg de 18Ary é aproximadamente de:

a) 3,0 × 108

b) 7,8 × 108

c) 2,6 × 109

d) 3,3 × 109

e) 5,8 × 109

Dado: 1 μg = 1 × 10–6g

06. (UFGO). Observe o gráfico, a seguir, que representa a seqüência de decaimento radioativo do urânio ao chumbo:


Nesse gráfico,
(  ) Pb, Bi e Po são isótopos de massa 214.

(  ) estão representados dois isótopos radioativos do chumbo (Pb).

(  ) o urânio decai a tório por emissão de radiação α.

(  ) o radônio (Rn), um gás nobre, não é radioativo.

F-V-V-F
07. (E. F. E. Itajubá-MG). As emissões de radioisótopos como 60Co (cobalto 60), 90Sr (estrôncio 90), 131I (iodo 131) e 137Cs (césio 137) são usados na radioterapia de tumores malignos (câncer) ou em exames médicos de tomografia. A “meia-vida” é o intervalo de tempo necessário para a desintegração da metade da massa de qualquer amostra do radioisótopo. Usando a tabela, calcule o tempo necessário para que a radioatividade de cada isótopo seja reduzida a 12,5% da atividade inicial.



60Co = 15,78 anos / 90Sr = 86,4 anos / 131I = 24,18 dias / 137Cs = 90 anos
08. (FMTM-2003 - Adaptada). No início da década de 1990, um cadáver de homem pré-histórico foi encontrado numa geleira próxima à fronteira entre Itália e Áustria, apresentando um espantoso estado de conservação.


Para levantar o tempo, em anos, da sua morte, os cientistas usaram o método da datação pelo carbono – 14, resultando em uma taxa de carbono – 14 igual a 50% da taxa normal. O tempo levantado pelos cientistas, em anos, foi de, aproximadamente,
Dado: meia-vida do carbono – 14 = 5,73 x 103 anos

A) 1,4 x 103

B) 2,9 x 103

C) 5,7 x 103

D) 1,1 x 104

E) 1,7 x 104

09. (PUC - RJ-2007). Considere a equação nuclear incompleta:

Pu239 + ________  Am240 + 1p + 2n

Para completar a equação, é correto afirmar que o amerício- 240 é um isótopo radioativo que se obtém, juntamente com um próton e dois nêutrons, a partir do bombardeio do plutônio-239 com:

a) partículas alfa.

b) partículas beta.

c) radiações gama.

d) raios X.

e) deutério.

10. (Unirio-1999). O 201Tl é um isótopo radioativo usado na forma de TlCl3 (cloreto de tálio), para diagnóstico do funcionamento do coração. Sua meia-vida é de 73h (»3 dias). Certo hospital possui 20g deste isótopo. Sua massa, em gramas, após 9 dias, será igual a:

A) 1,25

B) 2,5

C) 3,3

D) 5,0

E) 7,5

11. (ENEM). Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a destinação dos rejeitos radiativos, o chamado “lixo atômico”. Os rejeitos mais ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que são dispostos em áreas cercadas ou encerrados em depósitos subterrâneos secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atômico, comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de

A) emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser interrompido artificialmente.

B) acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material.

C) ser constituído de materiais orgânicos que podem contaminar muitas espécies vivas, incluindo os próprios seres humanos.

D) exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirável por milhares de anos.

E) emitir radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito estufa.

12. (PUC-RJ). Elementos transurânicos podem ser sintetizados pelo bombardeamento de núcleos mais leves com partículas pesadas. Em 1958, Miller e outros produziram o isótopo 254No (nobélio) a partir do 238U. A reação que ocorreu produziu, além do novo elemento (No), ainda seis (6) nêutrons. Com qual partícula o alvo (238U) foi bombardeado?

a) 10B

b) 22Na

c) 12C

d) 22Ne

e) 16O

13. (Uece). Associe as reações nucleares cujas equações encontram-se listadas na 1ª coluna — Reações nucleares (de I a IV)—com os nomes dos fenômenos listados na 2ª coluna — Nome do fenômeno (de a a d).

                                 1a coluna — Reações nucleares









2a coluna — Nome do fenômeno

a) transmutação artificial

b) desintegração radiativa espontânea

c) fusão nuclear

d) fissão nuclear

Qual é a opção em que todas as correspondências estejam corretas?

a) Ic – IId – IIIa – IVb

b) Ia – IIc – IIIb – IVd

c) Ib – IIa – IIId – IVc

d) Id – IIb – IIIc – IVa

14. (UGF-RJ). Uma arqueóloga britânica exibiu, recentemente,um crânio de 3.750 anos com um buraco cirúrgico. O crânio foi descoberto junto ao rio Tâmisa, em Londres, e é uma prova de que os homens da idade do Bronze no Reino Unido praticavam trepanação, processo cirúrgico primitivo no qual uma parte do crânio era removida de um paciente vivo e consciente, já que não havia anestésicos.
(O Globo, 16 set. 2002.) A determinação da arqueóloga só foi possível graças a qual técnica?

a) Fissão nuclear.

b) Fusão nuclear.

c) Período da semidesintegração.

d) Bomba de cobalto.


e) Raios X.

Pelo Prof. Eudo Robson

Sem comentários:

Enviar um comentário