segunda-feira, 17 de outubro de 2016

REVISÃO PARA O ENEM - ORGÂNICA - PARTE 32

REVISÃO PARA O ENEM  !

01. (F.G.VARGAS). No século XXI, racionalizar o uso da energia é uma necessidade imposta ao homem devido ao crescimento populacional e aos problemas climáticos que o uso da energia, nos moldes em que vem sendo feito, tem criado para o planeta. Assim, melhorar a eficiência no consumo global de energia torna-se imperativo. O gráfico, a seguir, mostra a participação de vários setores da atividade econômica na composição do PIB e sua participação no consumo final de energia no Brasil.


PATUSCO, J. A. M. Energia e economia no Brasil 1970-2000. Economia & Energia, n. 35, nov./dez., 2002. Disponível em:. Acesso em: 20 mar. 2009. (com adaptações). 

Considerando os dados apresentados, a fonte de energia primária para a qual uma melhoria de 10% na eficiência de seu uso resultaria em maior redução no consumo global de energia seria

(A) o carvão.

(B) o petróleo.

(C) a biomassa.

(D) o gás natural.

(E) a hidroeletricidade.

02. 01. (F.G.VARGAS). “Dê-me um navio cheio de ferro e eu lhe darei uma era glacial”, disse o cientista John Martin (1935-1993), dos Estados Unidos, a respeito de uma proposta de intervenção ambiental para resolver a elevação da temperatura global; o americano foi recebido com muito ceticismo. O pesquisador notou que mares com grande concentração de ferro apresentavam mais fitoplâncton e que essas algas eram capazes de absorver elevadas concentrações de dióxido de carbono da atmosfera. Esta incorporação de gás carbônico e de água (H2O) pelas algas ocorre por meio do processo de fotossíntese, que resulta na produção de matéria orgânica empregada na constituição da biomassa e na liberação de gás oxigênio (O2). Para essa proposta funcionar, o carbono absorvido deveria ser mantido no fundo do mar, mas como a maioria do fitoplâncton faz parte da cadeia alimentar de organismos marinhos, ao ser decomposto devolve CO2 à atmosfera. Os sete planos para salvar o mundo. Galileu, n. 214, maio 2009. (com adaptações). Considerando que a ideia do cientista John Martin é viável e eficiente e que todo o gás carbônico absorvido (CO2, de massa molar igual a 44 g/mol) transforma-se em biomassa fitoplanctônica (cuja densidade populacional de 100 g/m2 é representada por C6H12O6, de massa molar igual a 180 g/mol), um aumento de 10 km2 na área de distribuição das algas resultaria na

(A) emissão de 4,09 x 106 kg de gás carbônico para a atmosfera, bem como no consumo de toneladas de gás oxigênio da atmosfera.

(B) retirada de 1,47 x 106 kg de gás carbônico da atmosfera, além da emissão direta de toneladas de gás oxigênio para a atmosfera.

(C) retirada de 1,00 x 106 kg de gás carbônico da atmosfera, bem como na emissão direta de toneladas de gás oxigênio das algas para a atmosfera.

(D) retirada de 6,82 x 105 kg de gás carbônico da atmosfera, além do consumo de toneladas de gás oxigênio da atmosfera para a biomassa fitoplanctônica. 

(E) emissão de 2,44 x 105 kg de gás carbônico para a atmosfera, bem como na emissão direta de milhares de toneladas de gás oxigênio para a atmosfera a partir das algas.

  04. (Uerj 2015). A vanilina é a substância responsável pelo aroma de baunilha presente na composição de determinados vinhos. Este aroma se reduz, porém, à medida que a vanilina reage com o ácido etanoico, de acordo com a equação química abaixo.



A substância orgânica produzida nessa reação altera o aroma do vinho, pois apresenta um novo grupamento pertencente à função química denominada:
a) éster

b) álcool

c) cetona

d) aldeído

05. (Ufrgs 2014). Recentemente, cientistas sintetizaram um híbrido curcumintalidomida. A estrutura desse híbrido está mostrada abaixo, em que a parte à esquerda da ligação em negrito vem do curcumin, e a parte à direita vem da talidomida. Essa combinação permitiu obter um composto muito mais eficaz contra células cancerosas que o curcumin ou a talidomida sozinhos, ou que uma mistura dos dois. 


As funções orgânicas presentes na estrutura desse híbrido são

a) hidroxila fenólica, éter e cetona.

b) amina, éster e hidroxila fenólica.

c) amida, éster e cetona.

d) amida, hidroxila fenólica e éster.

e) ácido carboxílico, amina e cetona.

06. (Fuvest 2014). Estudos recentes parecem indicar que o formato do olho humano e a visão são influenciados pela quantidade da substância X, sintetizada pelo organismo. A produção dessa substância é favorecida pela luz solar, e crianças que fazem poucas atividades ao ar livre tendem a desenvolver dificuldade para enxergar objetos distantes. Essa disfunção ocular é comumente chamada de miopia.
Considere a fórmula estrutural da substância X e os diferentes formatos de olho:

Com base nessas informações, conclui-se corretamente que a miopia poderá atingir crianças cujo organismo venha a produzir ____________ X em quantidade insuficiente, levando à formação de olho do tipo ______.
As lacunas da frase acima devem ser preenchidas, respectivamente, por

a) o aminoácido; III.

b) a amina; II.

c) o aminoácido; I.

d) o fenol; I.

e) a amina; III.

07. (Ufsm 2013). As carapaças de crustáceos são resíduos abundantes e rejeitados pela indústria pesqueira, que, em muitos casos, considera-as poluentes. A utilização dessas carapaças reduz o impacto ambiental causado pelo seu acúmulo nos locais onde são geradas ou estocadas. Dessa biomassa é extraída a quitina, que, por sua vez, é transformada na quitosana, cujas propriedades vêm sendo exploradas em aplicações industriais e tecnológicas. Ambas são polissacarídeos atóxicos, biodegradáveis, biocompatíveis, obtidos de fonte renovável.


Observando a reação apresentada na figura, é correto afirmar: 

a) A quitina possui grupos amidas transformados em aminas na quitosana.

b) Quitina e quitosana são polímeros de glicofuranoses.

c) A reação demonstra a saponificação da quitina.

d) A quitina sofre uma reação de acetilação até transformar-se em quitosana.

e) A quitina com caráter ácido é neutralizada até transformar-se em quitosana.

08. (Pucrj 2013). A esparfloxacina é uma substância pertencente à classe das fluoroquilonas, que possui atividade biológica comprovada.


Analise a estrutura e indique as funções orgânicas presentes:

a) amida e haleto orgânico.

b) amida e éster.

c) aldeído e cetona.

d) ácido carboxílico e aldeído.

e) ácido carboxílico e amina.

09. (Ibmecrj 2013). A sacarose (C12H22O11), também conhecida como açúcar de mesa, é um tipo de glicídio formado por uma molécula de glicose e uma de uma frutose produzida pela planta ao realizar o processo de fotossíntese.


De acordo com a sua fórmula estrutural, indique as funções na molécula de sacarose:
a) álcool e fenol
b) álcool e éter
c) álcool e cetona
d) cetona e álcool
e) éter e cetona
                             TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

                      Xote Ecológico (Composição: Luiz Gonzaga)

Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar Se planta não nasce se nasce não dá Até pinga da boa é difícil de encontrar Cadê a flor que estava aqui? Poluição comeu. E o peixe que é do mar? Poluição comeu E o verde onde que está? Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu
Do texto, a letra de música composta por Luiz Gonzaga, pode-se observar a preocupação do autor com o meio ambiente e o efeito da degradação deste na qualidade de um produto tipicamente brasileiro, a cachaça.

10. (Uepb 2013). Dos produtos que podem ser componentes da cachaça, podem ser encontrados 1,4-butanodiol, ácido acético, isobutanol e heptanoato de etila, A qual sequência de funções orgânicas, respectivamente, pertencem estes compostos?
a) Fenol, éster carboxílico, enol e anidrido ácido.
b) Éster, éster carboxílico, fenol e éster.
c) Fenol, ácido carboxílico, álcool e éster.
d) Álcool, ácido carboxílico, álcool e éster.
e) Álcool, ácido carboxílico enol e sal de ácido carboxílico.

Pelo Prof. Eudo Robson  
   
GABARITO


1-A, 2-C, 3-A, 4-D, 5-A, 6-E, 7-A, 8-E, 9-B, 10-D.

Sem comentários:

Enviar um comentário