terça-feira, 20 de setembro de 2016

AULA DE ELETRÓLISE - PARTE 4

18. As Eletrólises Aquosas: Agora é diferente, já existe a água (H2O), portanto já temos íons H+ e OH-. Haverá então uma disputa entre os íons na solução.

A isto chamamos de facilidade de descarga que ficará melhor entendida observando a tabela abaixo.



Nota: como a equação geral depende do reagente de maior facilidade de descarga, mostra-se um exemplo:



(a) obtenção de NaOH, H2 e Cl2 (matéria-prima: solução concentrada de NaCl; H2 é liberado no cátodo; Cl2 é liberado no ânodo; a solução aquosa vai enriquecendo em NaOH).


Grave quem se reduz e quem se oxida praticando.

Exercício de Fixação.

01. Fazer esquema para a eletrólise aquosa deNaCl. Mostrar os processos primários (redução e oxidação). Escrever a equação global.Exercício 43.



02. Quando se faz borbulhar gás Cl2 numa solução aquosa de NaOH ocorre a reação descrita por _______________________________________________________.
Os produtos da reação, dissolvidos em água recebem a denominação comercial de __________ líquido. A diluição dessa solução permite obter um produto doméstico chamado ______________________________.

19. Refinação Eletrolítica de Metais (Cobre e Prata): eletrólise aquosa onde o metal impuro é ânodo e o metal puro é o cátodo (M(impuro)--  M(puro)).
A Figura a seguir, mostra, de forma esquemática, uma célula de eletro refino de cobre.
Na indústria o processo de refino é realizado em uma escala expandida. Por outro lado, considerando a aplicação dos mais sofisticados métodos químicos não é possível remover todas as impurezas contidas no cobre impuro. No entanto com o refino eletrolítico é possível produzir cobre de elevada pureza (99,99%).
Os anodos de cobre blister são imersos em um eletrólito contendo uma solução ácida de sulfato de cobre. Os cátodos de cobre puro são posicionados face-a-face com os anodos e correntes da ordem de 200A são utilizadas nesse sistema reacional.
Sob essas condições, os átomos de cobre se dissolvem (se oxidam) dos ânodos de cobre impuro para formarem íons cúpricos. Esses íons migram em direção aos cátodos onde são depositados (reduzidos) na forma metálica pura.
No ânodo temos (pólo positivo):
Cu° ----------  Cu 2+ ( aq) + 2 é
No cátodo temos (pólo negativo):
Cu 2+ ( aq) + 2 é Cu°
Durante o processo de refino, o ouro e a prata, presentes na composição dos anodos, não se dissolvem, desprendendo-se dos anodos de cobre em dissolução para formarem uma lama anódica, de alto valor agregado, que é coletada na base das células. As impurezas solúveis de ferro e níquel se concentram no eletrólito que deve ser continuamente purificado para evitar a co deposição com o cobre na superfície catódica, fato que reduziria a pureza do cobre eletrolítico [14].
Exercício de Fixação.
01. Fazer o esquema da refinação eletrolítica do cobre mostrando o que ocorre em cada eletrodo e no interior do eletrólito.




20. Galvanoplastia: revestimento de um metal M com um metal M’ (pratear, niquelar, cobrear, etc.): M é o cátodo e M’ é o ânodo.



Exercício de Fixação.

01. Fazer o esquema da eletrólise mostrando como uma peça de ferro é prateada. Descrever os processos no ânodo e no cátodo, bem como no interior do eletrólito.



Pelo Prof. Eudo Robson

Sem comentários:

Enviar um comentário