sexta-feira, 23 de setembro de 2016

AULA DE ELETRÓLISE - PARTE FINAL

21. A Lei da Eletrólise

Faraday 

Na eletricidade, a quantidade de elétrons que passa por um circuito elétrico corresponde à idéia de quantidade de eletricidade (Q) e é medida em coulombs (símbolo C).
A intensidade da corrente elétrica (i) é o quociente entre a quantidade de eletricidade (Q) que passou por um circuito e o intervalo de tempo (Δt ) correspondente a essa passagem. Temos então:


A intensidade de corrente elétrica é medida em ampères (A), sendo que 1 ampère corresponde à passagem de 1 coulomb por segundo, em um dado ponto do circuito elétrico. Na prática, a Intensidade de corrente elétrica é medida com o auxílio de um amperímetro.

Lei de Faraday - A massa da substância eletrolisada é diretamente proporcional à quantidade de eletricidade que atravessa a solução.
                                                          
                                                                 Millikan
Um segundo passo importante para a estequiometria dos processos eletroquímicos foi dado por Millikan, em 1913, quando determinou a carga de 1 elétron, encontrando o valor de 1,6023 x 10-19 coulomb. Com esse valor e com a constante de Avogadro (6,023 x1023), podemos calcular a carga elétrica de 1 mol de elétrons:


Esse valor, que iremos usar como aproximadamente 96.500 coulombs/mols, é a chamada constante de Faraday.Constante de Faraday é a carga elétrica de 1 mol de elétrons e vale
96.500 coulomb/mol.

A estequiometria do processo eletroquímico.


Ex1: Qual é a quantidade de eletricidade obtida em uma pilha de Daniell pela oxidação de 0,2612 g de zinco? (Massa atômica do Zn = 65,3.) E qual é a intensidade da corrente produzida, sabendo-se que a pilha funcionou durante 25 minutos e 44 segundos?


Ex2: Calcule a massa de cobre metálico depositada por uma corrente elétrica de 1,93 A que atravessa uma solução de sulfato cúprico durante 10 minutos (massa atômica do Cu % 63,5).


Portanto: Q = i  Δt
1,93 x 600
Q = 1.158 C


Na eletrólise do sulfato de cobre CuSO4 , teremos deposição de cobre no catodo, segundo a equação:

Pelo Prof. Eudo Robson

FONTES DE PESQUISA

mundoeducacao.bol.uol.com.br/

Química / Ricardo Feltre. — 6. ed. —São Paulo : Moderna, 2004.


Sem comentários:

Enviar um comentário