quinta-feira, 18 de outubro de 2018

REVISÃO PARA O ENEM XXIII

1- O cálcio é um mineral indispensável para a saúde do seu organismo. Esse mineral está relacionado com várias funções do organismo, como participar na coagulação sanguínea e do controle hormonal. A quantidade de cálcio necessária para um bom funcionamento do organismo está relacionada com a idade do mesmo, conforme valores apresentados na tabela abaixo:


Um adulto de 20 anos de idade necessita, para um bom desenvolvimento das suas funções orgânicas, de uma quantidade diária de átomos de cálcio igual a:
Dados: Massa molar (g mol–1): Ca = 40; Constante de Avogadro: 6,0 . 1023 mol–1.
A) 6,0 x 1026
B) 1,5 x 1025
C) 1,5 x 1022
D) 100
E) 40

02- Instituído pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama, em 1986, em âmbito nacional, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - Proconve estabeleceu um cronograma de redução gradual da emissão de poluentes para veículos leves (automóveis) e para veículos pesados (ônibus e caminhões). Baseado na experiência dos países desenvolvidos, o Programa adota procedimentos diversos para a implementação das tecnologias industriais já existentes, adaptadas às condições e necessidades brasileiras.
O Proconve impõe ainda a certificação de protótipos e linhas de produção, a autorização especial do órgão ambiental federal para uso de combustíveis alternativos, o recolhimento e preparo dos veículos ou motores encontrados em desacordo com o projeto, e proíbe a comercialização dos modelos de veículos não homologados segundo seus critérios...
Na terceira etapa do projeto para controle dos poluentes atmosféricos emitidos por veículos automotores, uma das metas do Conselho do Meio Ambiente era que os carros novos, a partir de 1997, devessem emitir no máximo 2,0 g de monóxido de carbono (CO) por km rodado.
Fontewww.mma.gov.br/.../conama. Adaptação: Claudi Cândia (Prof. Química) Esp. Gestão Ambiental.

Nessas condições apresentadas no texto, qual seria a quantidade aproximada em mols de CO emitida por um carro que se desloca a uma velocidade de 100 Km/h num intervalo de 6 minutos com velocidade constante?
Dados: massas molares (g/mol) C = 12, O = 16.

A) 0,00714 mol.
B) 0,0714 mol.
C) 0,714 mol.
D) 7,14 mol.
E) 714 mol.

03- O silício (Si) e o germânio (Ge) são semicondutores empregados na elaboração de componentes eletrônicos. Para serem usados em eletrônica, cristais de germânio são purificados até que apenas um átomo em cada bilhão seja impureza, isto é, seja átomo de outro elemento químico.


Considerando um cristal de germânio de massa igual a 146 x 10–3 g, o número de átomos de impurezas presentes no cristal será:

Dados: Massa molar (g mol–1): Ge = 73; Constante de Avogadro: 6,0 . 1023 mol–1.
A) 1,2 . 1012 átomos.
B) 2,6 . 1012 átomos.
C) 4,3 . 1012 átomos.
D) 6,0 . 1012 átomos.
E) 7,3 . 1012 átomos.

04- Em geral, soluções aquosas ácidas de sais de cátions Fe2+ são azul-esverdeadas quando recém-preparadas. Se expostas ao ar atmosférico, tornam-se amareladas. As soluções de cátion Co2+, em condições semelhantes às do cátion Fe2+, não sofrem alteração da cor rósea original. Essas mudanças de coloração em metais de transição devem-se, entre outros fatores, a mudanças em seus estados de oxidação e, no caso dos íons Fe2+, a alteração é provocada pela ação do oxigênio do ar atmosférico. O quadro a seguir fornece as semirreações de redução, com seus respectivos potenciais-padrão:

Qual é a justificativa para o fato de as soluções de Co2+ serem estáveis diante da ação do oxigênio?
A) O potencial padrão de redução do Co2+ é um valor positivo.
B) A diferença de potencial entre a oxidação do Co2+ e a redução do O2 é negativa.
C) O potencial padrão de oxidação do Co2+ em Co3+ é negativo.
D) O potencial de redução do Co2+ é maior que o potencial de redução do Fe2+.
E) O potencial de oxidação do Co2+ é maior que o potencial de oxidação do O2.

05- Depois do petróleo, o carvão mineral ou carvão de pedra é a fonte de energia mais utilizada no mundo. Ele é formado por uma mistura complexa de moléculas orgânicas constituídas predominantemente de estruturas aromáticas policíclicas, como a que se segue.

Barbosa, Luis C. de Almeida. Introdução à Química Orgânica. Editora UFV.

A queima do carvão mineral transforma energia química em térmica, que pode ser utilizada pela indústria e, em menor escala, para aquecimento de residências ou preparação de alimentos. Entretanto, a utilização do carvão mineral como fonte de energia traz implicações ambientais preocupantes, tais como o fenômeno atualmente denominado chuva ácida, resultante da liberação, durante a combustão do carvão, de
A) ácido sulfídrico.
B) sulfato de amônio.
C) óxidos de enxofre e nitrogênio.
D) gás nitrogênio e gás carbônico.
E) monóxido e dióxido de carbono.

06- O anúncio formal publicado no Diário Oficial da União de 1º de março de 2013, determinando a volta da mistura de 25% de etanol na gasolina a partir de zero hora de 1º de maio de 2013. A volta da mistura ao patamar de 25% traz benefícios a saúde pública e a qualidade do ar, pois a presença de etanol, na gasolina, favorece a combustão completa. Em consequência dessa medida, os motores dos veículos movidos a gasolina aumentarão a emissão no ar do poluente
A) Acetona
B) Dióxido de carbono
C) Monóxido de carbono
D) Etanal
E) Álcool metílico

07- A nandrolona, figura abaixo, é um hormônio androgênico utilizado pela indústria farmacêutica para a produção de derivados de esteróides anabólicos. Ácidos carboxílicos são utilizados para a produção de derivados esterificados desse fármaco. Esses compostos, que aumentam a massa e a força muscular dos atletas, são considerados doping e proibidos pelo Comitê Olímpico Internacional.

A nandrolona reage com ácido carboxílico, com formação de composto considerado doping, na posição
A) 3.
B) 4.
C) 5.
D) 13.
E) 17.

08- Niquelação é o processo de deposição eletrolítica de níquel numa superfície metálica, com a finalidade de protegê-la contra a corrosão. Esse procedimento consiste em mergulhar, em uma solução contendo íons Ni+2, a peça a ser recoberta, e conectá-la, como cátodo, a uma corrente contínua e constante, medindo o tempo, o processo é representado pela equação abaixo:

Ni+2 + 2 e  Ni (cátodo)


Fonte: http://pt.slideshare.net/

Após a passagem de 50mA de corrente elétrica por uma peça, durante 193 segundos, a massa de níquel metálico depositada será
Dado: Massa Molar: Ni = 58,7 g/mol
A) 9,65 mg
B) 5,80 mg
C) 3,29 mg
D) 2,92 mg
E) 1,17 mg

09- Das fibras naturais para as peças de carro

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista, Unesp, de Botucatu, misturaram resíduos de origem urbana (plásticos e embalagens de leite longa vida) com derivados do processamento agrícola (serragem e bagaço de cana) e com fibras naturais de vegetais (coco, sisal) e desenvolveram compósitos que podem substituir o plástico em várias aplicações, como peças de automóveis e componentes eletroeletrônicos. No processo de elaboração dos compósitos foram estudadas as características dos resíduos plásticos e agrícolas, das fibras, e a melhor maneira de compatibilizá-los. Indústrias de autopeças nacionais já usam esses produtos.
Extraído do site.
Acesso em: 5 abr. 2011.

A notícia anterior, publicada na revista Galileu, mostra uma forma
A) de melhorar as peças automotivas.
B) de produzir compósitos sem custos financeiros.
C) de aumentar os lucros das indústrias de autopeças.
D) definitiva de resolver os problemas ambientais.
E) de diminuir impactos ambientais causados pelo lixo urbano.

10- Tanto o gás natural quanto o etanol são utilizados como combustíveis em transportes urbanos. A combustão completa do gás natural (CH4) e do etanol (C2H5OH) libera 800 kJ e 1.330 kJ por mol de combustível, respectivamente. A queima desses combustíveis contribui para o aumento do efeito estufa.
Para igual energia liberada, a razão entre as quantidades de CO2 produzidas na combustão do etanol e na do gás natural é
A) 2,0
B) 1,7
C) 1,5
D) 1,2
E) 0,6


Pelo Prof. Eudo Robson

Gabarito:

1 - C, 2- C, 3- A, 4- B, 5- C, 6- B, 7- E, 8- D, 9- E, 10- D

Sem comentários:

Enviar um comentário