sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

IINTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA - 3° ANO - FUSÃO DE ORBITAIS - PARTE 2

06. TEORIA DO CARBONO TETRAÉDRICO

Proposta independentemente por Le Bel e Van’t Hoff, serviu de base para a montagem de fórmulas estruturais espaciais dos compostos orgânicos.


O átomo de carbono situa-se no centro de um tetraedro imaginário, estando cada uma de suas valências dirigida para um dos vértices do tetraedro.
Portanto, para a molécula do metano (CH4), teríamos a seguinte representação:



07.  HIBRIDIZAÇÃO DE ORBITAIS
Fenômeno no qual dois ou mais orbitais se “fundem” para formar outros distintos dos originais. Bem, já que vamos fazer fusões de orbitais, nada melhor do que revisá-los.

ORBITAL S – Forma esférica com capacidade máxima de 2 elétrons.



FUSÃO DE ORITAIS S -S.






Observe que após a união dos orbitais, cria-se um novo totalmente diferente dos anteriores. O orbital resultante fica parecendo um ovo de Lagartixa, concorda?



ORBITAL P – Forma de halteres ou dois lóbulos e um nódulo. Capacidade máxima de elétrons, 6.

FUSÃO DE ORITAIS P – P






Observe que a união dos orbitais pode ocorrer de duas maneiras, a de cargas iguais (Antibonding) e a de cargas opostas (Boding), que é a mais esperada. O formato do orbital híbrido se assemelha muito com um personagem muito conhecido. “ Arnod cabeça de bigorna”. Concordam?



FUSÃO DE ORITAIS S – P



Observe que durante a união dos orbitais, o lado onde não há o toque da esfera, incha, enquanto o outro lado, murcha. O modelo final fica assim, parecendo um peixinho.






RESUMINDO TEMOS:



ORBITAL d – Uma nuvem eletrônica envolve o ponto de encontro dos dois Lóbulos, formando como se fosse anel, devido ao movimento dos orbitais nos seus eixos. Capacidade máxima de elétrons, 10.



ORBITAL f – Duas nuvens eletrônicas envolvem o mais aproximadamente possível, o ponto de encontro dos dois Lóbulos, formando como se fossem dois anéis devido ao movimento dos orbitais nos seus eixos.Capacidade máxima de elétrons, 14.

Pelo Prof. Eudo Robson

Sem comentários:

Enviar um comentário