quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

EVITE O ENVELHECIMENTO DE SUA PELE - PARTE 1


Introdução:
Com a vida agitada que levamos, e a aquisição de maus hábitos como o de fumar, o de não se exercitar, o inevitável estresse do trabalho, o contato com a poluição, a aquisição da má alimentação, a perda do sono normal nas baladas, a pouca hidratação e o pecado do açúcar favorecem rugas e flacidez
Muitos não se preocupam com a aparência da pele, principalmente os adolescentes. Eles se esquecem que o tempo passará e com o passar do tempo, linhas de expressão, flacidez, rugas e falta de luminosidade passam a incomodar.
A parti daí gastam rios de dinheiro em tratamentos estéticos ou nos cremes mais caros oferecidos. A força destes tratamentos está no início e não quando a pele já está completamente danificada. Cada vez é maior o número de adolescentes que fumam (não se iludam) cigarro ou maconha. Somem a isso a presença de açúcar e o estresse do tipo de vida que levam. Não tirem os adultos desta roda.

A – O VELHO HÁBITO DE FUMAR. ( O TABAGISMO )
Bem vejamos o que o cigarro pode fazer para sua pele. Quando fumamos 1 cigarro a oxigenação da pele cai 1 hora e 30 minutos. Agora, calcule quem fuma mais de 1 cigarro por dia. Isto provoca a perda do viço (elasticidade) da pele, a perda do brilho, a amarelidão nas mãos e unhas, perda da elasticidade, enfraquecimento dos cabelos e o engrossamento da pele. 
Causador, a NICOTINA! Os distúrbios são devidos à perda do COLÁGENO
O fumo provoca RUGAS ao redor dos lábios, ao redor dos olhos (lembre-se que o fumante fecha os olhos parcialmente para proteger os olhos da fumaça), colo e mãos, além do aparecimento de manchas.

compare as pele das gêmeas, uma fumante e a outra não fumante.

B - Beber pouca água
Quase sempre estamos tão ocupados, concentrados, distraídos ou focados no que estamos fazendo no nosso cotidiano, que esquecemos do simples ato, que é essencial à nossa vida, beber água. E ainda pior é que sabemos que estamos com sede e ficamos adiando.

Um hábito que é supernatural entre banhistas de praias, é o de matar a sede com um belo refrigerante bem geladinho! Erradíssimo pois a água do mar nos desidrata através do fenômeno da osmose, que extrai de nosso organismo tal líquido elementar. O correto é beber água, suco ou água de coco.
Os primeiros sinais da falta de água (desidratação) se dão na pele e nas mucosas.
É bem simples. Entre as células, temos um líquido intersticial (imagem abaixo) que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções, se ela não é abastecida, altera seu comportamento. 

A falta de ingestão de água deixa a pele frouxa, murcha molenga, sem verdor, robustez ou aspecto de fresca.

A pele perde a turgidez. (pressão da água sobre a pele, o que faz a mesma esticar), e isto provocará o fenômeno da perda da elasticidade. 
A pele se puxada, demorará a  voltar ao seu estado inicial, sofrendo assim uma deformação. Você observa isso nitidamente quando puxar a pele. 
Ela, deve voltar ao seu estado inicial rapidamente ao soltar. E isto numa pele desidratada, é impossível !

Outro aspecto que devemos observar e o de a pele hidratada, firme e beber água favorece e muito a eliminação das toxinas e de substâncias que prejudicam a pele.
É recomendado é consumir minimamente dois litros de água por dia.

Pelo Prof. Eudo Robson



Sem comentários:

Enviar um comentário