sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

QUAL A FUNÇÃO DO ESTÔMAGO?

É interessante como temos que estudar assuntos há muito tempo esquecidos, mas que, nas reciclagens da vida, deparamo-nos com eles. Então, vamos juntos.
Primeiramente devemos saber o que é ESTÔMAGO, correto?
O estômago é um órgão oco do tubo digestivo, situado abaixo do diafragma, entre o esôfago e o duodeno, na posição esquerda, e conecta o esôfago ao intestino delgado, onde os alimentos são depositados, pré-digeridos e esterilizados, antes de serem enviados ao intestino.
QUAL A FUNÇÃO DO ESTÔMAGO?
Quando o alimento é deglutido, ele desce pelo esôfago e chega ao estômago. Os músculos do estômago misturam os alimentos e liberam o suco gástrico (solução aquosa contendo HCl e enzimas) que ajuda na digestão do mesmo, como por exemplo, a quebra das moléculas das proteínas e das gorduras. Em seguida, o alimento passa ao intestino delgado para a digestão adicional.
O estômago faz parte do Sistema Digestivo do corpo humano e tem funções únicas, quando comparadas a todo o restante. O estômago de seres humanos, por exemplo, tem um volume de aproximadamente 50 ml quando vazio, podendo expandir para 4L de capacidade.
O Sistema Digestivo Humano é responsável por extrair, do que é ingerido, nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. O estômago é uma bolsa de parede musculosa que se encontra abaixo do abdômen, tem uma FUNÇÃO MECÂNICA (movimentos de vai e vem) e sua principal tarefa é a decomposição dos alimentos que são pré-digeridos e esterilizados.
O que não é útil para o órgão é enviado ao sistema excretor para que seja eliminado.

Existem vários órgãos participantes da digestão, que termina no intestino grosso. Um deles, conhecido como músculo circular, permite ao estômago assegurar por volta de 1 litro e meio de comida, para que não seja necessária uma nova alimentação em pouco tempo.
Além de realizar o armazenamento dos alimentos (podendo permanecer por até 4 horas), realiza movimentos únicos (citados acima) que os mistura e os transforma em pequenas partículas para facilitar a digestão
Basicamente, a digestão é a transformação dos alimentos.



A digestão dos carboidratos inicia-se na boca (daí a importância da mastigação dos alimentos) pela ação de duas enzimas denominadas amilase e lípase e adição de um fluído ácido. 

Aqui, uma pequena parada para falarmos de nossa dentição. Os dentes não têm apenas função estética, cada dente tem sua função. Dentes sadios, dentição completa, mastigação correta, início de boa digestão. 


É na mastigação que ocorre a liberação das substâncias acima citadas. Ela tem a função mais importante do sistema estomatognático pois é a fase inicial do processo digestivo.

Daí a importância de não engolirmos os alimentos, de comermos devagar.

As enzimas transformam o amido e as gorduras, com a ajuda da pepsina, realizam a transformação das proteínas. Bolo alimentar pronto, aí sim, engole-se e ele desce pelo esôfago até o estômago. 
Grande parte da digestão é, entretanto, feita no intestino delgado pelas enzimas do pâncreas, (que produz o suco pancreático responsável pela redução do tamanho das partículas dos alimentos, em pedaços menores, o que facilita a digestão), pela ação da bílis (que transforma as gorduras em emulsões) e pela ação das enzimas da mucosa do intestino delgado, produzidas pelo Suco Entérico.
Suco entérico – é produzido pela mucosa intestinal. Possui enzimas que atuam na transformação, entre outras substâncias, das proteínas e dos carboidratos.
Ao término do processo digestório no intestino delgado, o conjunto de substâncias resultantes forma um líquido viscoso, de cor branca, denominado quiloA digestão continua no jejuno e no íleo.

Porém, para isso terá que passar pelo PILORO. E o que é esse tal de Piloro?

O piloro é uma constrição musculosa na porção terminal do estômago que regula a passagem do quimo semi-digerido deste para o duodeno.
 

O intestino delgado é dividido em três regiões: duodeno, jejuno e íleo.  
 
Duodeno é um tubo curto, como órgão, que é geralmente considerado como o primeiro segmento do intestino delgado e está relacionado com a digestão dos alimentos.

JEJUNO é uma das partes do intestino delgado que liga o duodeno ao íleo, tendo uma estrutura de 2,5 metros. A sua função é absorver as substâncias nutritivas do bolo alimentar (quimo).

ÍLEO OU ÍLEON é o terceiro segmento do intestino delgado, situado na região inferior da cavidade abdominal. Mede cerca de 3 ou 4 m de comprimento e também descreve inúmeras curvas. A parte final deságua na primeira porção do intestino grosso, através de uma válvula que regula a passagem do seu conteúdo - a válvula ileocecal.
          
Pelo Prof. Eudo Robson

FONTES DE PESQUISA:
- IPED (instituto Politécnico de Educação)

- Wikipédia, a enciclopédia livre.

- www.oncoguia.org.br/

- pt.slideshare.net
- nutricaoeassuntosdiversos.blogspot.com.br
- www.portalsaofrancisco.com.br





Sem comentários:

Enviar um comentário