quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

AULÃO DE INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA - PARTE 1

                    


01 – INTRODUÇÃO Á QUÍMICA ORGÂNICA

A primeira pergunta que me é feita, ao entrar na sala de aula é: professor, para que estudar Química Orgânica? Às vezes paro para pensar o quão são desligados nossos jovens.


Veja bem; eles têm contato quase que diário com matérias tais como teclado de computador, camisinhas de vênus, tintas automotivas, cabos das panelas, para-choques e painéis de automóveis, além do manuseio com substâncias como álcool, acetona, açúcar, vinagre, éter, proteínas, vitaminas, hormônios e fármacos. Por isso devemos ter pelo menos uma noção, destas coisas e substância, “POIS TEMOS CONTATO DIRETO E FREQUENTE”.

02 - O NASCIMENTO DA QUÍMICA ORGÂNICA

Em meados de 1777, a Química Orgânica era definida como a Química que estudava os compostos derivados organismos vivos, como os animais, vegetais, frutas. Fruto da ideia de Jakob Berzelius, que somente os seres vivos possuiriam a “força vital” capaz de produzir tais compostos.
Já cabia à Química Inorgânica, estudar os compostos existentes no reino mineral.Em 1828, porém, Friedrich Wöhler efetuou a seguinte reação:


Em virtude disto, Kekulé propôs, o conceito, que hoje usamos, segundo o qual

Química Orgânica é a parte da Química que estuda os compostos do carbono.

A síntese da Uréia teve, portanto, importância histórica para o desenvolvimento da Química Orgânica como ciência, pois, a partir daí diversos químicos obtiveram outros compostos orgânicos na ausência de quaisquer organismos vivos.
Apesar do “vitalismo” ter morrido lentamente, pois Berzelius e outros químicos não aceitaram as novas idéias, com o passar do tempo o seu esquecimento possibilitou o progresso da Química Orgânica como ciência.
Hoje em dia, o número de compostos orgânicos conhecidos (quase 7.000.000) ultrapassa em muito o de inorgânicos (200.000).

03 - TEORIA ESTRUTURAL DO CARBONO
  
Fonte: http://pt.slideshare.net/


04. CLASSIFICAÇÃO DO CARBONO NA CADEIA

A Cadeia carbônica é uma sequência com 2 ou mais átomos de carbono.A depender do número de átomos de carbono que se ligam a outro carbono, este último poderá ser classificado como:

CARBONO PRIMÁRIO - Quando o carbono está ligado a hidrogênios ou a átomo de carbono.

 
CARBONO SECUNDÁRIO - Quando o carbono está ligado a dois átomos de carbonos.


CARBONO TERCIÁRIO - Quando o carbono está ligado a três outros átomos de carbonos.
 
CARBONO QUATERNÁRIO - Quando o carbono está ligado a quatro outros átomos de carbonos.
       

OBSERVAÇÃO: EXISTE AINDA O CARBONO ASSIMÉTRICO

É aquele que está ligado a quatro átomos ou grupos de átomos diferentes entre si.


Ex1: o carbono está ligado a uma hidroxila, um hidrogênio, um radical metil e o radical carboxílico.




Ex2: o carbono está ligado a quatro átomos diferentes, Br, Cl, H e F.


05. O NÚMERO DE OXIDAÇÃO DO CARBONO


- O número de oxidação do carbono vai depender da eletronegatividade e da eletropositividade do átomo ao qual o carbono se liga. Caso este se ligue a um átomo mais eletronegativo, a nuvem se aproximará, com seu elétron de compartilhamento, do átomo que tem maior eletronegatividade, afastando-se, assim do carbono e ficando, desta forma, omesmo com carga positiva, como se tivesse perdido o elétron para o átomo ao qual se ligou. Caso contrário, o raciocínio será invertido.  


Pelo Prof. Eudo Robson

Sem comentários:

Enviar um comentário