segunda-feira, 8 de agosto de 2016

PRINCIPAIS ÁCIDOS E SEUS USOS!!




* H2SO4É o mais conhecido por ser característico de países desenvolvidos. Está presenta na chuva ácido industrial, e nas baterias de automóveis.


Esquema da chuva ácida.
                              
S  +  O2      ______________    SO2
SO2  +  O2  ______________    SO3
SO3  +  H2O    ____________    H2SO4

                                           Lago de ácido sulfúrico 
                         



* HNO3 – É o ácido utilizado na fabricação de explosivos e fertilizantes nitrogenados. Também está presente na chuva ácida.

 

* H3PO4 – É usado como acidulante (realça o sabor doce) nos refrigerantes como os a base de Cola. Também é usado na fabricação de fertilizantes, e no tratamento ortodentário.



*    H2CO3 – É encontrado nas bebidas gaseificadas. Também presente na chuva ácida, porém é o menos agressivo por ser um ácido instável que se decompõe com fsacilidade.



* CH3COOH – Conhecido como acético, é o popular vinagre. Muito usado como tempero em saladas. CUIDADO ! Não tome vinagre em jejum , é altamente prejudicial !


*  HCN – Famoso por ser utilizado nas câmeras da morte. 


    Zyklon B era a marca registrada de um pesticida a base de ácido cianídrico que foi utilizado pelos Nazistas como veneno no assassinato em massa por sufocamento em sessões de banho coletivo nas câmaras de gás.

*    HF – É utilizado para atacar o vidro e em Gel para condicionamento ácido de restaurações de porcelanas e resinas; essencial para o preparo destas peças objetivando ter uma cimentação adesiva. Também no tratamento da água potável.


HCl – Conhecido comercialmente como muriático, é encontrado no suco gástrico e é muito usado na limpeza de pisos. Você sabia que nosso estômago produz cerca de 3L de suco gástrico por dia? E que o alimento pode permanecer até 4 horas se misturado ao suco gástrico?


    O suco gástrico é um líquido claro, segregado em abundância por numerosas glândulas microscópicas disseminadas pela mucosa do estômago. Contém água, enzimas (tais como o pepsinogênio, produzido pelas células principais), sais inorgânicos, ácido clorídrico e uma quantidade mínima de ácido láctico.
                      

                               Fonte: http://1.bp.blogspot.com/

H2S – No estado gasoso, muito conhecido pelo seu odor característico de ovo podre. Está presente no pum (peido). Altamente tóxico provoca inconsciência levando a morte por asfixia respiratória. Numa concentração de 50 a 100 ppm, a exposição por 1 hora provoca irritação nos olhos e garganta. 
   A tolerância é de 20 ppm. Muito presente em regiões próximas a vulcões.

Fonte: pt.wikipedia.org

H3BO3 – Muito usado em colírios, É freqüentemente utilizado como insecticida relativamente atóxico, para matar baratas, cupins, formigas, pulgas e muitos outros insetos. Pode ser utilizado diretamente sob a forma de pó em pulgas, misturando-o com açucar de confeiteiro como atrativo para as formigas e baratas.

Pode ser utilizado como um anti-séptico unicamente em pequenas feridas ou queimaduras. Usa-se ainda, o ácido, como adubo e como retardante de chamas

Pelo Professor Eudo Robson

Sem comentários:

Enviar um comentário