quinta-feira, 11 de agosto de 2016

CONHECENDO O RAIO LASER ! - LABORATÓRIO DO COLÉGIO DO SALVADOR

A sigla que forma a palavra LASER, significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou seja: Luz Amplificada por Emissão estimulada de radiação.
Se forma quando partículas de luz (fótons) concentradas são emitidas em forma de um feixe contínuo.

Estimulamos os átomos de algum material a emitir fótons. A Luz é canalizada com a ajuda de espelhos para formar um feixe.Criado em 16 de maio de 1960 por Theodore Maiman (físico americano) quando estimulou átomos de rubi a emitir luz concentrada.

O Laser é Monocromático, ou seja, constituída por radiações de uma única frequência, e bastante intenso devido à grande concentração de energia em pequenas áreas (pequenos feixes).
Com a evolução dos últimos 40 anos, sua utilidade se diversificou a ponte de hoje vermos essa tecnologia em aparelhos caseiros, cirúrgicos, industriais, militares e espaciais.
Os raios laser já foram usados até para medir a distância entre a Terra e a Lua.
No campo da ficção científica (embora seja possível) criaram armas para cegar inimigos e para interceptar mísseis (aquecendo-os até explodirem), pistolas que disparam laser dentre outros.

COMO FUNCIONA O RAIO LASER?

O laser precisa de um princípio ativo que pode ser sólido, como o rubi, ou gasoso, como o dióxido de carbono, dentro de uma câmara fechada. Os átomos do material são estimulados para gerar luz, principal ingrediente de um raio laser.
Para que haja a emissão de luz, é preciso excitar os átomos do princípio ativo.
O estímulo só ocorre através da liberação de energia que pode vir através da eletricidade, da luz de outro laser menos potente, ou por reações químicas. Isso energiza os elétrons e os estimula a tentar escapar dos átomos.

Os átomos excitados voltam ao seu estado original. Quando isso acontece, a energia que estimulou o elétron se dissipa em forma de partículas de luz (fótons), teoria de Niels Bohr.
Além da energia externa que alimenta o canhão de laser, os fótons também excitam os átomos vizinhos. Com isso, rola a amplificação da luz.
Uma dupla de espelhos exatamente paralelos ordena os fótons que circulam agitados pelo cilindro. Em vez de ricochetear para todos os lados, os fótons passam a circular no mesmo sentido, formando um feixe de luz coerente, ou seja, em que a luz não se difunde.
O espelho frontal não reflete toda a luz que incide nele. Ele deixa escapar do canhão 2% do feixe de luz coerente. Esse é o raio laser! O material usado para criar o raio determina a cor do feixe. A potência do laser é regulada pela quantidade de energia gasta para estimular a emissão de luz.
LASER ATÉ NO LAZER

Aplicações da tecnologia estão na
sala de aula e em aviões militares

LASER POINTER - Os sinalizadores usados por palestrantes foram parar no futebol. Os raios apontados pela torcida podem cegar os jogadores
IMPRESSÃO - O laser marca o conteúdo a ser impresso em um tambor sensível à luz. As áreas marcadas atraem um pó colorido (toner), absorvido pelo papel ao passar pelo tambor
DEPILAÇÃO A LASER -Os fótons queimam o pelo até a raiz. Mas dizer que essa depilação é definitiva não passa de mito
LEITOR DE CÓDIGO DE BARRAS - O laser incide nas regiões claras e escuras e retorna à informação para o sensor. Os dados viram sinais elétricos e são processados por um computador
LEITOR DE CDS E DVDS - A luz do laser incide nos relevos microscópicos dos discos, em que os dados estão gravados
CORTE E SOLDA DE METAIS - Lasers com altíssima temperatura são usados na indústria metalúrgica. O feixe de luz é acompanhado por ar comprimido para completar o corte
REMOÇÃO DE TATUAGEM - Feixes de luz específicos para cada cor de pigmento penetram na pele e só atuam onde está pintado – a pele sem tinta fica sem danos. O procedimento dura várias sessões
CIRURGIA OCULAR - Cortar a retina com luz, em vez de bisturi, diminui o risco de infecção. O calor também evita a hemorragia, pois cauteriza os vasos seccionados
HOLOGRAFIA -É um feixe de luz concentrada que desenha aquelas imagens 3D coloridas, em fundo prata, impressas em cartões de crédito e figurinhas
SISTEMA ANTIMÍSSEIS - Os EUA estão testando um avião que abate foguetes. Antes de chegar ao alvo, o míssil é superaquecido e detonado por um laser que o segue durante cinco segundos.

ODONTOLOGIA – Existe o laser odontológico para realizar tratamento dentário. Eles permitem que você se senta mais confortável durante e após o tratamento, pois ajudam o endurecimento das resinas com maior velocidade podendo assim op paciente mastigar logo após o procedimento.

MATERIAIS PARA A PRÁTICA.

ESTA PRÁTICA DEVE SER ACOMPANHADA POR UM PROFISSIONAL QUALIFICADO E NUM AMBIENTE ADEQUADO.
1- Mel
2- Bastão de Vidro.
3- Três provetas e 3 corantes de cores diferentes.
4 - Uma Lâmpada incandescente. 
5 - Uma Lâmpada fluorescente.
6 - Uma fonte de Raio Laser. Cuidado com a escolha.
O PASSO A PASSO

1- Coloque mel (qualquer quantidade) em uma proveta.
2 - Coloque corante nas três provetas restantes e...
3 - Complete com água até atingir o nível combinado
4 - Explique sobre os cuidados no uso e como observar ...
...o raio Laser e algumas de suas propriedades.
5 - Tire a curiosidade dos alunos mostrando como se olha para o ponto e durante quanto tempo é seguro. No caso 5 segundos.
6- Na extremidade de um bastão, coloque o Raio Laser e observe.
Note que o Raio atravessa e vai mostrar sua luminosidade no teto.
7 - Agora com muito cuidado, peça para que observem a extremidade do bastão. Olha a Luz aí. Todo raio se desloca em linha Reta!
8- agora coloque o Raio laser em cada uma das provetas coloridas.
Observe que a propagação sempre será em linha reta.


9- Agora observe que o Laser não atravessa um dos tubos.
É que a cor vermelha, serve como filtro para o Laser verde.
Explique que o fato é devido a cor verde e a cor vermelha serem primárias e quando sobrepostas geram a luz branca.
10 - Agora mostre a força do Raio que atravessa vários líquidos.
            11 - Coloque a luz no mel. Isto demonstrará que a viscosidade... 
...não influencia a propagação do raio.
12- Incline a fonte do Raio Laser na lateral do bequer e...
... observe a refração do raio de Luz que se divide, sendo...
... esta observada no teto do Laboratório.




Pelo Professor Eudo Robson

FONTES DE PESQUISAS
mundoestranho.abril.com.br/
http://www.mndentaloffice.com/
Professor Eudo Robson
FONTE DAS IMAGENS DA PRÁTICA
Arquivo Pessoal do professor Eudo Robson.

Sem comentários:

Enviar um comentário