quinta-feira, 16 de junho de 2016

QUÍMICA ORGÂNICA - EXERCÍCIOS SOBRE FERMENTAÇÕES

01. (UEA AM/2014). Classificadas de acordo com o produto final obtido no processo, as fermentações podem ser alcoólicas, láticas e acéticas. A figura mostra, de forma esquemática e simplificada, as principais etapas de cada uma das fermentações.

Quando realizada pela levedura adequada, o tipo de fermentação que leva a massa do pão a inflar e tornar-se macia é aquela representada
a) pela produção de ácido lático.
b) pela produção de ácido acético.
c) pela produção de álcool etílico.
d) pela produção de ácido pirúvico.
e) pelas produções de ácidos lático e acético.
02. (Enem - 2012). Há milhares de anos o homem faz uso da biotecnologia para a produção de alimentos como pães, cervejas e vinhos. Na fabricação de pães, por exemplo, são usados fungos unicelulares, chamados de leveduras, que são comercializados como fermento biológico. Eles são usados para promover o crescimento da massa, deixando-a leve e macia. O crescimento da massa do pão pelo processo citado é resultante da: 
a) liberação de gás carbônico.
b) formação de ácido lático.
c) formação de água.
d) produção de ATP.
e) liberação de calor. 
03 – (UNIUBE MG/2013). A figura abaixo ilustra uma parte importante do metabolismo da glicose, conhecida como fermentação láctica. Analise-a e, com os conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: LINHARES, Sérgio & GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Hoje.
                                                                            v. I. 2000. São Paulo: Ed. Ática, p. 164.
a) O processo de fermentação láctica ocorre unicamente no músculo, quando o oxigênio não é sufi ciente para a produção aeróbica de energia.
b) O processo de fermentação láctica é realizado por certos tipos de bactérias, tais como os lactobacilos, e é a base do processo de produção de iogurtes e coalhadas.
c) O processo de fermentação láctica ocorre mesmo nas células musculares que estejam recebendo suprimento suficiente de oxigênio, pois é o único modo de o músculo obter energia.
d) O processo de fermentação láctica pode ocorrer em qualquer tecido do corpo humano, mas sempre na ausência de oxigênio.
e) O processo de fermentação láctica pode ocorrer em qualquer tecido do corpo humano, independentemente do suprimento de oxigênio para esses tecidos.
04 – (FUVEST SP/2013).  A lei 7678 de 1988 define que “vinho é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto simples de uva sã, fresca e madura”. Na produção de vinho, são utilizadas leveduras anaeróbicas facultativas.
  
Os pequenos produtores adicionam essas leveduras ao mosto (uvas esmagadas, suco e cascas) com os tanques abertos, para que elas se reproduzam mais rapidamente. Posteriormente, os tanques são hermeticamente fechados. Nessas condições, pode-se afirmar, corretamente, que
a) o vinho se forma somente após o fechamento dos tanques, pois, na fase anterior, os produtos da ação das leveduras são a água e o gás carbônico.
b) o vinho começa a ser formado já com os tanques abertos, pois o produto da ação das leveduras, nessa fase, é utilizado depois como substrato para a fermentação.
c) a fermentação ocorre principalmente durante a reprodução das leveduras, pois esses organismos necessitam de grande aporte de energia para sua multiplicação.
d) a fermentação só é possível se, antes, houver um processo de respiração aeróbica que forneça energia para as etapas posteriores, que são anaeróbicas.
e) o vinho se forma somente quando os tanques voltam a ser abertos, após a fermentação se completar, para que as leveduras realizem respiração aeróbica.
05 – (UFU MG/2013 - Adaptada). Em uma padaria, um padeiro recém-contratado, teve muita dificuldade na produção de pães. Uns não cresceram e outros ficaram sem gosto algum.

Observe abaixo os procedimentos adotados pelo jovem padeiro.
Fornada A – O padeiro acrescentou água fervente ao fermento biológico, em vez de utilizar água morna.
Fornada B – O padeiro utilizou fermento biológico congelado, em vez de utilizar fermento fresco.
Fornada C – O padeiro utilizou fermento em pó químico, em vez de utilizar fermento biológico.
Fornada D – O padeiro esqueceu-se de utilizar o fermento biológico.
Em relação ao processo de fermentação para produção dos pães, marque, para as afirmativas abaixo, (V) verdadeira, (F) falsa ou (SO) sem Opção.
1. Na fornada A, o padeiro matou com água quente as células do fungo unicelular Saccharomyces cerevisiae presentes no fermento biológico. Sem as células viáveis, não ocorreu fermentação alcoólica e não houve liberação de gás carbônico na massa. Nessa fornada, os pães não cresceram.
2. Na fornada B, o padeiro fez com que as células da levedura presentes no fermento tivessem sua viabilidade aumentada, devido às baixas temperaturas que estimulam o crescimento celular. Dessa forma, uma maior quantidade de gás carbônico foi produzida durante o processo de fermentação. Nessa fornada, os pães cresceram bastante.
3. Na fornada C, o padeiro obteve pães com sabor muito mais intenso do que aqueles produzidos com o fermento biológico, pois o fermento químico na presença de altas temperaturas no forno acelera o processo fermentativo, caramelizando substâncias que dão gosto ao pão. Nessa fornada, os pães cresceram bastante e ficaram saborosos.
4. Na fornada D, os pães não cresceram e não ficaram com o sabor característico de pão, pois, na ausência da levedura, não há fermentação alcoólica.
06 – (Unicastelo SP/2013). Na padaria, a fila para comprar pão era grande. O padeiro justificou que o pão não estava pronto porque a estufa, onde a massa era mantida, havia quebrado e a massa não havia crescido. Na produção do pão, a estufa é importante, pois garante a temperatura adequada para
a) o processo de respiração anaeróbica das leveduras adicionadas à receita, que produzem o oxigênio que faz a massa crescer antes de ser assada.
b) a expansão do gás carbônico produzido pela respiração dos fungos adicionados à receita, expansão essa que garante o crescimento da massa.
c) a evaporação da água produzida pela respiração das leveduras adicionadas à receita, sem o que a massa não cresceria, pelo excesso de umidade.
d) o processo de fermentação dos fungos adicionados à receita, o que faz com que a massa cresça antes de ser assada.
e) a evaporação do álcool produzido pela fermentação das leveduras adicionadas à receita; álcool que, em excesso, mataria essas leveduras, prejudicando o crescimento da massa.
07 – (FATEC SP/2012)   Os esquemas, a seguir, evidenciam três maneiras diferentes através das quais a glicose pode ser utilizada como fonte de energia necessária à manutenção da vida.
Assinale a alternativa correta sobre esses esquemas.
a) os esquemas 1 e 3 ocorrem em ambientes totalmente anaeróbios para a produção de pães e bolos.
b) o esquema 1 exibe a fermentação alcoólica realizada nas mitocôndrias de leveduras com consumo de oxigênio.
c) o esquema 2 revela um processo aeróbio realizado nas mitocôndrias de lactobacilos e de células musculares humanas.
d) o esquema 3 demonstra um processo aeróbio em que o gás oxigênio atua como agente oxidante de moléculas orgânicas.
e) os esquemas 1, 2 e 3 evidenciam processos aeróbios de obtenção de energia que ocorrem em plantas e animais em geral.
08 – (PUC SP/2012)   Considere os esquemas simplificados de duas vias metabólicas indicados por I e II:

É correto afirmar que
a) I é apresentado exclusivamente por certas bactérias e II exclusivamente por certos fungos, pois estes organismos são todos anaeróbicos.
b) I e II são apresentados exclusivamente por procariontes, pois estes organismos são todos anaeróbicos.
c) em I e II há liberação de gás carbônico e os dois processos apresentam o mesmo rendimento energético.
d) I é apresentado por células do tecido muscular esquelético humano quando o nível de oxigênio é insatisfatório para manter a produção de ATP necessária.
e) I é um processo utilizado na fabricação de pães e II, um processo utilizado na indústria alimentícia para a produção de alimentos como iogurtes e queijos.
09– (UNIFOR CE/2012-Adaptada).  Os seres vivos utilizam a glicose como principal combustível e o produto de sua degradação é uma molécula de 3 carbonos chamada ácido pirúvico que poderá seguir 3 caminhos dependendo dos organismos vivos.

Uns poderão seguir um caminho aeróbio com a degradação total da molécula da glicose com liberação de produtos menores e mais simples e com maior produção de energia e outros seguirão por cada um dos dois caminhos anaeróbios onde a glicose é apenas parcialmente degradada e a produção de energia é menor.
NELSON, D.L.; COX, M.M.; LEHNINGER, A.L.
Princípios de bioquímica. 4ª ed.São Paulo: Sarvier, 2007.
A respeito do texto acima, responda corretamente:
a) os dois caminhos anaeróbios são a fermentação alcoólica e a fermentação láctica com produção de lactato e etanol respectivamente e rendimento de 2 ATPs em cada.
b) o caminho aeróbio ocorre através da degradação da glicose até CO2 e H2O com maior produção de energia e dependência de O2 na mitocôndria, em comparação com o anaeróbio.
c) esse processo de degradação chama-se anabolismo onde moléculas menores unem-se e formam moléculas maiores e mais complexas com produção de energia.
d) os organismos anaeróbios predominam em relação aos aeróbios, devido produzirem maior quantidade de energia na degradação de seus nutrientes.
e) o etanol, produto da fermentação alcoólica é pouco energético, mas é considerado um combustível limpo evitando incremento na emissão de gases do efeito estufa.
10 – (UEPB/2011-Adaptada).  Os principais processos pelos quais ocorre liberação da energia armazenada nas ligações químicas dos compostos orgânicos são a fermentação e a respiração aeróbia. Sobre esses processos podemos afirmar:

I. Os dois processos acima citados iniciam-se com a glicólise, ou seja, com a degradação da molécula de glicose em duas moléculas de piruvato. Nesse processo cada molécula de glicose libera energia para formar quatro moléculas de ATP.
II. Por meio da fermentação, a glicose é parcialmente degradada na ausência de oxigênio, originando substâncias mais simples, como o ácido lático, o ácido acético e o álcool etílico, produtos respectivamente da fermentação lática, acética e alcoólica. Nesses processos, há saldo de apenas duas moléculas de ATP.
III. Nos procariontes, a glicólise e o ciclo de Krebs ocorrem no citoplasma, e a cadeia respiratória ocorre associada à face da membrana plasmática voltada para o citoplasma. Já nos eucariontes, a glicólise ocorre no citosol, e toda a fase aeróbia ocorre no interior das mitocôndrias.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s).
a) I, II e III
b) apenas I
c) apenas II
d) apenas III
e) apenas II e III
11 – (UERJ/2011- Adaptada). Considere agora o processo fermentativo do fungo 

Saccharomyces cerevisiae, ou levedo de cerveja. Neste processo, no lugar do lactato, a substância final formada será:
a) etanol
b) glicose
c) glicerol
d) sacarose

12.(Fuvest-SP). A fabricação de vinho e pão depende dos produtos liberados pelas leveduras durante sua atividade fermentativa. Quais os produtos que interessam mais diretamente à fabricação do vinho e do pão, respectivamente?
a) Álcool etílico, gás carbônico.


b) Gás carbônico, ácido lático.


c) Ácido acético, ácido lático.


d) Álcool etílico, ácido acético.


e) Ácido lático, álcool etílico.


13. (Cesgranrio-RJ). No exercício muscular intenso, torna-se insuficiente o suprimento de oxigênio. A liberação de energia pelas células processa-se, desta forma, em condições relativas de anaerobiose, a partir da glicose. O produto, principalmente, acumulado nessas condições é o
a) ácido pirúvico.


b) ácido láctico.


c) ácido acetoacético.


d) etanol.


e) ácido cítrico.

14. (UEL-PR). Utiliza-se a fermentação láctica, alcoólica e acética na fabricação, respectivamente, de:
a) queijo, vinagre e vinho.


b) vinagre, queijo e vinho.


c) vinho, queijo e vinagre.


d) vinho, vinagre e queijo.


e) queijo, vinho e vinagre.


15. (FMU-Fiam-SP). Dois processos biológicos relacionados com a produção de álcool combustível são:
a) fotossíntese e fermentação.


b) fermentação e respiração.


c) transpiração e evaporação.


d) síntese de proteínas e respiração.


e) síntese de ácidos nucléicos e fermentação.



16. (Cesgranrio-RJ). 6000 a.C.: babilônios e sumérios utilizam lêvedo para produzir cerveja.4000 a.C.: egípcios descobrem como fazer pão fermentado.
Ainda na antiguidade: transformação do leite em iogurte e uso do mofo na elaboração de queijo. 
                                                                                                                                          Folha de S. Paulo.
As informações contidas no artigo anterior envolvem um processo biológico fundamental para os seres vivos que o realizam. Todas as opções apresentam conceitos corretos sobre esse processo, exceto uma. 

Assinale-a.
a) Na fabricação de iogurte e queijo o produto formado é o ácido láctico.


b) Na fabricação de cerveja e pão os produtos formados são etanol e gás carbônico.


c) Nesse processo ocorre a formação de uma molécula orgânica denominada ácido pirúvico.


d) O saldo energético obtido, nos dois processos, é de 2 ATP.


e) Os seres que realizam esse processo objetivam conseguir matéria-prima para sua nutrição.








Sem comentários:

Enviar um comentário