sexta-feira, 24 de junho de 2016

QUAL DROGA É MAIS VICIANTE? PARTE 1


A pergunta parece simples, mas a reposta para ela depende do ponto de vista. A mais viciante é a que tem mais potencial de danos à saúde do usuário, a que tem preços mais baixos (e, consequentemente, mais facilidade de ser comprada), a que mais age no sistema de dopamina do cérebro, a que mais deixa o usuário fora de si ou a que causa mais sintomas?


O pesquisador David Nutt (foto) juntou uma equipe de estudiosos, com o objetivo de perguntar a diversos especialistas quais eram as drogas mais viciantes, independentemente de qual critério usaram para construir seus próprios rankings. Com isto, o grupo conseguiu determinar as cinco drogas mais viciantes e por que são tão perigosas:

A nicotina é o ingrediente mais viciante do tabaco. Quando alguém fuma um cigarro, a nicotina é rapidamente absorvida pelos pulmões e entregue ao cérebro. Embora não pareça tão perigosa quanto outras drogas mais pesadas, a nicotina tem altos índices de desenvolvimento de vício.

Esse efeito euforizante da nicotina faz com que ela seja altamente viciante. Causando sérios problemas quando se tenta parar de administrar essa droga. Sintomas como dificuldade em se concentrar, aumento de peso, taquicardia, impotência sexual, dentre outros, são observados em pessoas que tentam parar de fumar.
O que acontece durante a ereção?
Para melhor compreender como fumar afeta a saúde do pênis, é uma boa ideia perceber o que acontece exatamente durante uma ereção e o quão importante um sistema vascular saudável é no processo.
A - O cérebro é sexualmente estimulado.
B - Este desencadeia um sinal a ser emitido no núcleo paraventricular do cérebro localizado no hipocampo.
C - Estes sinais são depois passados pelo sistema nervoso central com a ajuda de nervos autonômicos, até eventualmente chegarem à próstata e aos corpos cavernosos.
D - Quando tais sinais chegam aos corpos cavernosos, estes relaxam, o que permite que o sangue preencha o seu tecido poroso.
E - Assim que isto acontece, as fibras musculares e as artérias que levam sangue ao pênis expandem, para permitir que o sangue circule mais livremente em direção ao pênis. O aumento do fluxo sanguíneo expande os corpos cavernosos e a bainha circundante, conhecida como túnica. Quando a túnica expande, bloqueia as veias que retiram o sangue dos corpos cavernosos, aumentando a pressão do sangue dentro do pênis, levando a uma ereção.


Quando a nicotina estimula hormonas particulares no cérebro, estas provocam a contração rápida dos tecidos do pênis. Quando estes contraem, o sangue que flui nas artérias é restrito, o que significa que o sangue não pode circular no pênis. A isto chama-se de vaso espasmo agudo, conforme mostra a imagem abaixo:

Para servir de ajuda, foram lançados no mercado adesivos e chicletes que contêm componentes não viciantes, mas que se ligam a sítios semelhantes do sistema nervoso e ajudam o fumante a largar aos poucos a necessidade pela nicotina. Outro auxílio também é o cigarro com menor teor de nicotina, mas este não se torna muito efetivo, já que a pessoa acaba tragando a fumaça mais fundo e ele não ajuda a diminuir o gesto de levar o cigarro à boca. Atualmente surgiram os cigarros eletrônicos.
Tipos de tratamento

Independente do tipo de tratamento, seu objetivo é fazer o indivíduo mudar, no sentido de parar de fumar. Por isso, podemos dizer que existem métodos diretos e indiretos de parar de fumar.
A- Métodos Indiretos

São aqueles que influenciam o fumante a abandonar o cigarro sem que haja um contato direto com ele. Trata-se do tratamento clínico, individual, para a saúde pública. Temos como exemplo a realização de campanhas educacionais antifumo; elaboração de normas sociais como a proibição do fumo em restaurantes, teatros e cinemas; e a aplicação de altos impostos sobre o cigarro. Este tratamento tem referência à comunidade, pois há um custo menor.
B - Métodos diretos
Apesar de mais custosos, têm também grande impacto em saúde pública, proporcionando redução na prevalência de fumantes. A maioria dos fumantes prefere não procurar programas de suspensão do tabagismo e parar de fumar sozinho. Por isso, esses programas são usados, além de suas possibilidades, por poucos daqueles indivíduos que não conseguiram parar por si mesmos.


Alguns métodos para derrubar o vício.

Fontes: WWW.fisfar.ufc.br e http://www.dicasdesaude.info/

Medicamentos, Cigarros eletrônicos, Chicletes de Nicotina, Pastilhas de Nicotina, Adesivos de Nicotina, Spray Nasal de Nicotina, Bupropina, Parada Brusca e Parada Gradual entre outros.
         Fonte: http://saudevdrogas.blogspot.com.br/

Em 2002, testes feitos para testar os efeitos da nicotina no cérebro estimam que os níveis de dopamina crescem entre 25% e 40% quando a substância entra na corrente sanguínea. Para se ter uma ideia do estado induzido pela ingestão de nicotina, foram realizados testes neurológicos com administração de nicotina intravenosa. Apesar de, em cigarros, seus efeitos euforizantes serem moderados, aplicados desta maneira eles apresentaram efeitos bem semelhantes aos dos alcaloides presentes na cocaína administrados da mesma maneira. Isto é um indicador de que seus meios de ação nos organismos sejam bem semelhantes. Só para se ter uma ideia, o conteúdo de nicotina contido num cigarro, caso injetado na veia, leva o indivíduo a óbito.

Fonte:http://pt.slideshare.net/

Quando um cigarro é fumado, imediatamente ocorre irritação na mucosa nasal. As cordas vocais são dilatadas e, com o passar do tempo, a voz vai se tornando mais rouca.  A presença da nicotina faz ocorrer um aumento nos batimentos cardíacos, na pressão arterial e também na frequência respiratória. A atividade motora fica estimulada. O estômago se contrai e a digestão é dificultada. Ocorre também um aumento da vasoconstrição. A agressão constante ao organismo gera uma série de complicações médicas.
O cigarro pode causar diversas doenças tanto em fumantes ativos quanto passivos. O câncer no pulmão é, sem dúvida, uma das maiores ocorrências.  Também pode haver casos de câncer na boca, na laringe, na faringe, no esôfago, no pâncreas, na bexiga, no rim e no colo de útero, por exemplo.
   Fonte: http://www.saudemedicina.com/
Pelo Professor Eudo Robson
- Técnico em Química
- Manipulador de Medicamentos
- Esteticista
- Cosmologista
- Dermo-Farmacêutico
- Químico Industrial
- Mestre em Química
- Doutorando em Cosmetologia

FONTES DAS PESQUISAS
Cleopatra S. Planeta; Fábio C. Cruz – Revista de Psiquiatria Clínica
Por Juan Antonio Galbis Pérez - Panorama actual de la química farmacêutica
https:///pt/impotencia/fumar-e-impotencia

Sem comentários:

Enviar um comentário