terça-feira, 1 de novembro de 2016

REVISÃO FINAL PARA O ENEM - PARTE II (PENÚLTIMA)


01- Dentro de uma piscina cheia de água, numa instalação anexa à usina nuclear Angra I, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, 15 toneladas de resíduos radioativos — o lixo venenoso que resulta da própria operação do reator — repousam em tambores blindados.

Fonte: depósito de arquivos

De fato, 98% do lixo radioativo brasileiro compõe-se de rejeitos que precisam ficar isolados do contato humano durante dois ou três séculos apenas. Isso por causa do fenômeno que os físicos chamam meia-vida: o tempo necessário para que a radioatividade de uma substância (isótopo) caia pela metade.

A meia-vida dos isótopos que compõem o lixo radioativo é

A) Pequena e igual para os diferentes isótopos

B) Pequena e diferente para os diferentes isótopos

C) Grande e igual para os diferentes isótopos

D) Grande e diferente para os diferentes isótopos

E) Grande e diferente para isótopos iguais

02- A osmose é o fenômeno em que o meio menos concentrado cede água para o mais concentrado através de membranas semipermeáveis. Para dessalinizar a água salgada é preciso inverter o processo de osmose, isso ocorre quando se aumenta, por meios artificiais, a pressão a que a água salgada ou salobra está submetida, até superar a diferença natural – a pressão osmótica.
Segundo o texto, é possível dessalinizar a água aumentando a pressão sobre a

A) Água salgada ou salobra, obtendo assim água de rejeito com maior concentração de sais.

B) Água salgada ou salobra, obtendo assim água de rejeito com menor concentração de sais.

C) Água doce ou salobra, obtendo assim água de rejeito com maior concentração de sais.

D) Água doce ou salobra, obtendo assim água de rejeito com menor concentração de sais.

E) Água doce ou salgada, obtendo assim água de rejeito com maior concentração de sais.

03- A excitação de um elétron consiste na elevação a um nível energético maior (estado excitado), saindo, portanto, do nível fundamental. O elétron excitado está preste a emitir energia na forma de radiação eletromagnética — luz de determinada frequência, isto é, monocromática.


Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/

A distribuição eletrônica de um átomo que está na eminencia de emitir radiação eletromagnética é

A) 1s2 2s2 2p6 3s0 3p0

B) 1s2 2s2 2p4 3s0 3p0

C) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p0

D) 1s2 2s2 2p6 3s1 3p0

E) 1s2 2s2 2p5 3s1 3p0

04- Octanagem ou índice de octano é o índice de resistência à detonação de combustíveis usados em motores no ciclo de Otto (tais como gasolina, álcool, GNV e GPL Auto). baseado no fato de que se atribuiu ao isoctano o valor 100 de octanagem e zero para o heptano. Assim, se tivermos, por exemplo, uma gasolina de 80% de octanagem, significa que ela se comporta como se fosse uma mistura de 80% de isoctano e 20% de heptano. Porém não significa que a gasolina tem mesmo o isoctano e o heptano em sua composição. Na verdade, ela apenas se comporta como uma mistura desses hidrocarbonetos.

A relação dos compostos orgânicos com à octanagem obedece às seguintes regras:
- alcenos têm índice de octano maior que alcanos correspondentes;
- hidrocarbonetos aromáticos têm índice de octano muito alto;
- alcanos ramificados têm índices de octano maior que alcanos normais;
- ciclanos têm índice de octano maior que alcanos normais.

O composto com menor índice de octano é



05.As antocianidinas diferem apenas nos grupamentos ligados aos anéis, do íon flavílo, nas posições R1, R2, R3, R4, R5, R6 e R7.



A antocianidina responsável pela cor violeta da acerola apresenta os grupos funcionais


A) Éter e fenol

B) Éter e álcool

C) Éster e fenol

D) Éster e álcool

E) Éter e éster

06. Se antes o secador e a chapinha alisavam o cabelo, constituído por proteínas com cadeias laterais com cargas positivas, apenas na base do calor, hoje eles têm aliados que facilitam a função de deixar os fios escorridos. Termos que parecem ter saído direto da aula de química para a sua penteadeira, como os íons, prometem ajudar secadores e chapinhas a diminuir o frizz e deixar os fios mais macios e brilhantes.

                                                               Fonte: particularites.com.br

As pranchas e secadores ionizantes, utilizadas no embelezamento de cabelos, geralmente possuem carga

A). Negativa que diminuem as repulsões eletrostáticas responsáveis pelo frizz do cabelo e selam as cutículas dificultando a entrada de água.

B). Negativa que aumentam as repulsões eletrostáticas responsáveis pelo frizz do cabelo e abrem as cutículas facilitando a entrada de água.

C). Negativa que diminuem as repulsões eletrostáticas responsáveis pela entrada de água e abrem as cutículas do cabelo, diminuindo o frizz.

D). Positiva que aumentam as repulsões eletrostáticas responsáveis pelo frizz do cabelo e selam as cutículas dificultando a entrada de água.

E). Positiva que diminuem as repulsões eletrostáticas responsáveis pela entrada de água e abrem as cutículas do cabelo, diminuindo o frizz.

07. O uso de diferentes combustíveis pode ser comparado considerando diversos aspectos. Um dos aspectos seria a energia produzida por grama de combustível consumido. O quadro a seguir apresenta dados referentes a cinco combustíveis, incluindo a entalpia de combustão.

Considerando o aspecto mencionado, qual composto seria o melhor combustível?

A) Metanol.

B) Metano.

C) Acetileno.

D) Etanol.

E) Octano.

08. A água natural tem íons dissolvidos. Isso acontece porque a chuva dissolve pequenas quantidades dos materiais pelos quais circula até chegar aos rios e lagos. Inclusive a água mais “pura” de um manancial de montanha no Brasil pode contém cerca de 20 mg/L de íons cálcio e magnésio e 5 mg/L de íons sódio e potássio. Além disso, alguns íons da água são tóxicos se ultrapassarem certas concentrações.

A água para consumo humano requer algumas vezes a eliminação desses íons, o que é conseguido com a formação de compostos

A) Insolúveis e sua separação por decantação, essa operação é realizada em estações de tratamento de água.

B) Solúveis e sua separação por decantação, essa operação é realizada em estações de tratamento de esgoto.

C) Insolúveis e sua separação por destilação, essa operação é realizada em estações de tratamento de água.

D) Solúveis e sua separação por flotação, essa operação é realizada em estações de tratamento de esgoto.

E) Solúveis e sua separação por filtração, essa operação é realizada em estações de tratamento de água.

Lavar o carro também requer cuidados especiais

Processo do cotidiano de muitos motoristas, a lavagem de carro requer alguns cuidados que devem ser levados em conta. O velho detergente neutro não deve ser utilizado e muito menos a esponja de lavar louça. Existem no mercado produtos específicos e apropriados para essa atividade. A escolha de um shampoo automotivo adequado e uso correto do mesmo, segundo especificações de sua ficha técnica, proporciona uma maior proteção e brilho a pintura. Segue abaixo informações contidas na ficha técnica de um shampoo automotivo em uso no mercado.

Modo de usar: Para limpeza automática, recomenda-se a diluição de uma parte de shampoo automotivo em até 100 partes iguais de água. No caso de lavagem manual, a diluição pode variar de 01 parte de Shampoo Automotivo de 70 até 80 partes iguais de água, de acordo com a sujeira da superfície a ser limpa.

09. Quantas vezes a concentração do shampoo utilizado na lavagem manual é maior que na lavagem automática para um carro com alto índice de sujeira, seguindo as especificações técnicas?
A) 0,7
B) 0,8
C) 1,0
D) 1,4
E) 1,2

10- A radiação infravermelha quando absorvida por uma molécula orgânica, converte-se em energia de vibração molecular, provocando deformações axiais e angulares, com formação de um espectro em forma de bandas. A frequência de uma determinada vibração de estiramento em um espectro no infravermelho pode estar relacionada aos seguintes fatores: massa relativa dos átomos; constante de força das ligações; geometria dos átomos, tipo de ligação. Sendo improvável que compostos diferentes apresentarem um mesmo espectro. Aminas primárias e secundárias fornecem picos pronunciados na região de 3300-3500 cm-1 originários de vibrações de estiramento N–H livres.

Em uma aula prática o professor distribuiu amostras de diferentes aminas isômeras de fórmula molecular C9H21N. O espectro na região do infravermelho obtido para a amostra entregue ao aluno Luiz Eduardo esta mostrado abaixo.


 Qual substância está presente na amostra analisada pelo Aluno Luiz Eduardo?



Pelo prof. Eudo Robson


GABARITO


1-D, 2-A, 3-E, 4-C, 5-A, 6-A, 7-B, 8- A, 9-D, 10- D.

Sem comentários:

Enviar um comentário