sábado, 5 de novembro de 2016

CONHECENDO OS MINERAIS - AULA DE LABORATÓRIO

O que são gemas?  O que são Pedras Preciosas?

Material Necessário

- Lupa (que aumente pelo menos 6 vezes)
- Internet para pesquisa.
- Muita observação.

A pedra preciosa é um mineral de brilho e coloração especial, valioso pela sua raridade e dureza, e que se lapida para ser usado em joalharia. 
O termo “pedra preciosa” ou "gema" adquiriu o significado de mineral de ocorrência natural, desejável pela sua intensa beleza, valioso pela sua exclusividade e raridade e suficientemente resistente de forma a proporcionar um prazer duradouro
  
VEJAM O QUE FOI OBSERVADO E VÊ SE VOCÊ IDENTIFICA.


A maioria das pedras preciosas são minerais que se formaram sob diferentes condições ambientais no interior da Terra. Os minerais possuem uma composição química definida e um arranjo atómico ordenado, o que faz com que as suas propriedades físicas e ópticas variem dentro de limites estreitos. 
Propriedades como a densidade e a refracção da luz podem ser medidas com precisão e, por isso mesmo, são usadas para identificar os minerais.
A grande maioria das pedras preciosas, tais como a esmeralda, o perídoto, a ametista, a água-marinha, assim como outras raridades exóticas, são silicatos. Por sua vez, o ruby (rubi em português), a safira, a espinela e o crisoberilo são óxidos.
O diamante, pelo facto de der constituído por apenas um elemento químico, o carbono, torna-o único entre as pedras preciosas. 
O lápis-lazúli, a nefrite e a jadeíte são rochas, ou seja, são agregados de um ou mais minerais.

Temos também como fonte de pedras preciosas algumas plantas e animais, denominadas de «orgânicas». São mais frágeis e temos como exemplo o azeviche e o âmbar, que são constituídos por madeira e resina fossilizadas de árvores mortas. 
Temos as pérolas, as conchas e alguns corais que são estruturas de carbonato de cálcio formadas por animais aquáticos. Os marfins são presas e dentes de mamíferos terrestres e marinhos.
As pedras preciosas apresentam-se numa gama praticamente ilimitada em relação à sua beleza. Qualidades tão diversas como o esplendor ígneo do diamante e a iridescência suave da pérola, ou os padrões nítidos da ágata e a pálida translucidez do jade, inspiram a nossa admiração e o nosso fascínio. 
Se é a beleza que provoca o impacto inicial das pedras preciosas, é a raridade que lhes confere a aura da exclusividade e valor que estimula o nosso desejo de as possuir. 
A raridade determina os fabulosos montantes aplicados nas principais gemas do mundo e é o factor fundamental no cálculo do preço das pedras exibidas nas montras pelo mundo inteiro.
O que torna um mineral valioso como adorno pessoal são basicamente duas características, a beleza e a raridade. Mas, isso não significa que a gema mais rara é sempre a mais valiosa. 
O citrino e a ametista, por exemplo, ambos variedades de quartzo, têm preços diferentes; a ametista, embora mais comum, é mais valiosa. Por outro lado, podem ocorrer alguns paradoxos. 
A andaluzita, por exemplo, é uma gema relativamente rara e, por isso, é pouco conhecida. Sendo pouco conhecida, é pouco procurada e, com pouca procura, acaba sendo relativamente barata.
E há enfim, a questão da abundância ou escassez local: a Ametista e a Ágata são muito mais baratas no Brasil, que é o maior produtor mundial, do que lá, na Europa.

O valor de uma pedra preciosa em particular depende de quatro factores:
- Tamanho: uma gema de 1 quilate (200 mg), por exemplo, sempre valerá mais que duas de meio quilate com mesma qualidade.
Convém lembrar também que as gemas têm diferentes densidades (a opala é bem mais leve que o topázio) e, assim, gemas do mesmo tamanho podem ter pesos diferentes.
- Cor: em princípio, quanto mais escura a cor, mais valiosa a gema. A turmalina verde é uma excepção e o diamante, a menos que tenha cor bem definida, é tanto mais valioso quanto mais incolor for. 
É importante também que a cor seja uniforme.
- Pureza: a ausência de inclusões (impurezas e fracturas) é sempre desejável. Esmeraldas, porém, só se mostram puras em gemas muito pequenas, pois é normal que estejam cheias de fracturas, preenchidas por impurezas.

 - Lapidação: Uma gema de boa cor e de boa pureza pode ter o seu preço diminuído se não for bem lapidada. Isto é particularmente importante no caso do diamante, pois, sendo na grande maioria das vezes, incolor, tem no brilho uma característica importante. E um bom brilho depende muito de uma boa lapidação.

O que e um gemologo?

É um profissional que estuda, testa e identifica gemas é o gemólogo. Este profissional deve ter bons conhecimentos de Mineralogia, Petrologia e Geologia, além de Física e Química para poder desempenhar este papel.
O gemólogo estuda as propriedades, identifica a natureza da gema, classifica-as em função do peso, lapidação, cor, dureza e pureza e opina ainda sobre o valor econômico destes materiais naturais.
Portanto, este profissional controla a qualidade das gemas, o que é fundamental para vendedores, compradores e colecionadores, atuando no controle das necessidades de avaliar muitas variedades de material existente no comércio, no descobrimento de novas gemas e assessorando tecnicamente no tratamento de gemas naturais. 

Lista de algumas Gemas

Ágata 
é um termo aplicado não a uma espécie mineral distinta, mas a um conjunto de várias formas de sílica, principalmente Calcedônia. A ágata negra e chamada também de Onix

Ametista
A ametista é uma variedade violeta ou púrpura do quartzo, muito usada como ornamento.

Água-marinha [e outras variedades de berilo]
é uma gema da família do berilo azul, relativamente próxima à esmeralda. 
Cassiterita ou cassiterite (óxido de estanho, SnO2) é um mineral de estanho. Geralmente opaca, sendo translúcida quando em pequenos cristais, com cor púrpura, preta, castanha-avermelhada ou amarela. Cristaliza no sistema tetragonal com hábito prismático ou piramidal. O seu traço é branco ou acastanhado. Brilho adamantino ou gorduroso e fractura sub-concoidal ou desigual.

PEDRA CORAL
Sua composição química é de Carbonato de Cálcio (87%), Carbonato de magnésio (7%) e outras substancias em pequenas porcentagens. 
Imitações
Feldspato (pedra da lua)
Feldspato é o nome de uma importante família de minerais, do grupo dos tectossilicatos, constituintes de rochas que formam cerca de 60% da crosta terrestre. Cristalizam nos sistemas triclínico ou monoclínico.

Granada
A Granada é o nome geral dos membros de um grupo de minerais com habitus cristalino constituído por dodecaedros e trapezoedros. São nesosilicatos de fórmula geral, A3B2(SiO4)3. As diversas variedades de granada podem incorporar diversos elementos químicos na sua estrutura, principalmente cálcio, magnésio, alumínio, ferro2+, ferro3+, cromo, manganês e titânio. As granadas não apresentam clivagem, mas mostram partição dodecaédrica. A fratura é concoidal a desigual; algumas variedades são muito resistentes e são valiosas para finalidades abrasivas. 

Hematita

Hematite ou hematita é um mineral de fórmula óxido de ferro III, (Fe2O3), um dos diversos óxidos de ferro. 

O minério contém, às vezes, quantidades ligeiras de titânio. Quando dado forma em ornamentos é frequente chamado de diamante preto.

Jade - jadeíte e nefrite
Jade é uma pedra ornamental muito dura e compacta, variando, na cor, de esbranquiçada a verde-escura. É geralmente empregada em objetos de adorno, em estatuetas, etc.

Jaspe é uma opaca, impura variação do quartzo isto é vermelho, amarelo ou outras cores. Este mineral quebra com uma superfície lisa que seja usada para a ornamentação ou como uma Gema.

Lápis-lazuli
Conhecido também como lápis, é uma rocha metamórfica de cor azul utilizada como gema ou como rocha ornamental .Trata-se de uma rocha e não de um mineral porque é composto de vários minerais.

Malaquita

Malaquita é um mineral do grupo dos carbonatos (carbonato de cobre (II)) com dureza entre 3,5 e 4 na Escala de Mohs. Seu sistema cristalino é monoclínico, e frequentemente forma massas botrioidais, fibrosas ou estalagmíticas.

Opala 

O mineralóide Opala é sílica amorfa hidratada, o percentual de água pode chegar a 20%. Por ser amorfo, ele não tem formato de cristal, ocorrendo em veios irregulares, massas, e nódulos. Tem a fratura conchoidal, brilho vítreo, dureza na escala de Mohs de 5,5-6,6, gravidade específica 2,1-2,3, e uma cor altamente variável. Saiba mais

Pirita 

O mineral pirita (português brasileiro) ou pirite (português europeu), ou pirita de ferro, é o nome comum do dissulfeto de ferro, FeS2. Tem os cristais isométricos que aparecem geralmente como cubos, mas também frequentemente como octaedros ou piritoedros (dodecaedros com faces pentagonais). Tem uma fratura ligeiramente desigual e conchoidal, uma dureza de 6-6.5 na escala de Mohs, e uma densidade de 4.95-5.10.

Perola

Uma pérola (também designada por margarita) é um material orgânico duro e geralmente esférico produzido por alguns moluscos, as ostras, em reação a corpos estranhos que invadem o seu organismo, como vermes ou grãos de areia. É valorizada como gema e trabalhada em joalharia.
Rubi 

É um Trióxido de Alumínio. 52,9% de Al, 47,1% de O, cristalizado no sistema hexagonal, que possui dureza de valor 9 na escala de Mohs. Naturalmente transparente, pode ter diferentes cores que variam de acordo com as impurezas que podem lhe ocorrer. Os espécimes translúcidos são usados como jóias, é o caso do Rubi, que possui coloração vermelha devido à presença do cromo

Safira também e da família do corindon mas a cor e azul

O topázio é um mineral nesossilicato de flúor e alumínio de fórmula química      
Al2[(F,OH)2SiO4]

Topázio Imperial

Cor:
Amarelo, laranja, salmão, rosa e cereja.

Tom: Variáveis, mas nunca muito escuros. Os tons mais escuros e as cores mais tendentes ao vermelho (cereja) são mais raros e, consequentemente, mais valiosos.

Transparência: Cristalina e normalmente sem inclusões visíveis nas gemas mais valiosas.

Turquesa

Turquesa é uma gema geralmente de cor ciano opaca. A turquesa que se desvanece na cor é também inferior. A turquesa é um fosfato de alumínio com pequenas quantidades de cobre e ferro. A gema é apenas ligeiramente mais dura do que o vidro. 

Turmalina

Trata-se de um conjunto de minerais de silicato de boro e alumínio, cuja composição é muito variável devido às substituições isomórficas (em solução sólida) que podem ocorrer na sua estrutura.

Pelo Prof. Eudo robson

FONTE DAS IMAGENS

Arquivo pessoal do professor Eudo Robson

                      FONTE DOS TEXTOS

http://www.joiasdeverdade.com.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário