terça-feira, 10 de maio de 2016

SÓ TABELA PERIÓDICA.

1. (UFPR 2008). Considera-se que quatorze elementos químicos metálicos são essenciais para o correto funcionamento do organismo, portanto indispensáveis para manter a saúde. Os referidos elementos estão listados na tabela a seguir:


Com base na distribuição eletrônica dos átomos desses metais no estado fundamental, assinale a alternativa correta.
a) K, Ca, V, Cr, Mn, Fe, Co e Ni são elementos que apresentam o elétron mais energético em orbitais d e são por isso conhecidos como metais de transição.
b) Mg e Ca pertencem ao mesmo grupo ou família da Tabela Periódica.
c) A camada de valência de K possui a configuração 3s2 3p6 3d1 .
d) Mo e Sn possuem elétrons em subnível f.

e) Todos os elementos citados possuem subníveis preenchidos parcialmente.
2. (UFSC 2008) A cor de muitas pedras preciosas se deve à presença de íons em sua composição química. Assim, o rubi é vermelho devido à presença de Cr3+ e a cor da safira é atribuída aos íons de Co2+, Fe2+ ou Ti4+. A partir das informações do enunciado e com base nos seus conhecimentos, assinale a (s) proposição (ões) CORRETA (S).
01) os elementos químicos titânio, cromo, ferro e cobalto encontram-se no terceiro período da classificação periódica dos elementos.
02) o titânio recebe 4 elétrons e se transforma no cátion Ti4+.
04) o átomo de cromo apresenta 28 nêutrons em seu núcleo.
08) a configuração eletrônica do íon Fe2+ é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d8.
16) o íon Co2+ é isótopo do manganês.
32) o átomo de cromo, ao perder três elétrons, assume a configuração eletrônica do átomo de escândio.

3. (FUVEST 2010). Os elementos químicos se relacionam de diferentes maneiras com os organismos vivos. Alguns elementos são parte da estrutura das moléculas que constituem os organismos vivos. Outros formam íons essenciais à manutenção da vida. Outros, ainda, podem representar riscos para os seres vivos: alguns, por serem tóxicos; outros, por serem radioativos. Observe o esquema da Tabela Periódica, no qual estão destacados quatro elementos químicos, identificados pelas letras w, x, y e z.


Considerando suas posições na Tabela Periódica, assinale a alternativa que melhor associa esses quatro elementos químicos com as propriedades discutidas acima

4. (Uepg 2010). Com relação às propriedades periódicas dos elementos, assinale o que for correto.
01) em um mesmo período o raio atômico aumenta com o número atômico devido ao aumento da repulsão eletrostática ocasionada pelo aumento do número de elétrons. 02) os elementos de maior tamanho (volume) e menor densidade na Tabela Periódica são os metais alcalinos.
04) em um mesmo período, a energia de ionização aumenta dos metais alcalinos para os gases nobres, porque o raio atômico diminui neste sentido.
08) os não metais formam ânions com mais facilidade que os metais porque, em um mesmo período, estes apresentam uma afinidade eletrônica maior.
16) em um mesmo grupo (ou família) da Tabela Periódica, o raio atômico cresce com o aumento do número atômico. Isto ocorre porque o número de níveis de energia nos quais se distribuem os elétrons aumenta de cima para baixo no grupo.

5. (UFPR 2010). Com base nos elementos da tabela periódica e seus compostos, considere as seguintes afirmativas:
1. Elementos que apresentam baixos valores da primeira energia de ionização, mas altos valores de afinidade eletrônica são considerados bastante eletronegativos.
2. Os compostos gerados por elementos de baixa eletronegatividade possuem caráter metálico.
3. Os compostos gerados por elementos de alta eletronegatividade possuem caráter covalente.
4. Os elementos representativos que possuem valores mais altos da primeira energia de ionização são os mais eletronegativos. Assinale a alternativa correta.
a) somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
b) somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c) somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
d) somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e) somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

O GABARITO DESTAS E MAIS QUESTÕES, ESTÃO DISPONÍVEIS PARA DOWNLOAD GRATUITO E EM PDF NO SITE :

Sem comentários:

Enviar um comentário