segunda-feira, 30 de outubro de 2017

REVISÃO PARA O ENEM - RETA FINAL 2


01. (Upf 2013). O fosfato de magnésio Mg3(PO4)2(s) é encontrado na forma de um pó branco, denso, inodoro e insípido. É utilizado como agente polidor em cremes dentais, como antiácido, como estabilizador para plásticos, como aditivo em alimentos e suplementos dietéticos. Considerando a substância fosfato de magnésio, qual será a massa necessária para preparar uma solução com concentração em quantidade de matéria igual a 0,25 mol L–1 para um volume de solução de 250 mL? Assinale a alternativa que contém o valor correto para a massa de fosfato de magnésio a ser medida.
Dados: Mg = 24,3; P = 31; O = 16.
a) 14,95 g.
b) 12,70 g.
c) 16,43 g.
d) 16,00 g.
e) 18,15 g.

02. A varfarina é um fármaco que diminui a agregação plaquetária, e por isso é utilizada como anticoagulante, desde que esteja presente no plasma, com uma concentração superior a 1,0 mg/L . Entretanto, concentrações plasmáticas superiores a 4,0 mg/L podem desencadear hemorragias. As moléculas desse fármaco ficam retidas no espaço intravascular e dissolvidas exclusivamente no plasma, que representa aproximadamente 60% do sangue em volume. Em um medicamento, a varfarina é administrada por via intravenosa na forma de solução aquosa, com concentração de 3,0 mg/mL. Um indivíduo adulto, com volume sanguíneo total de 5,0 L, será submetido a um tratamento com solução injetável desse medicamento.
Qual é o máximo volume da solução do medicamento que pode ser administrado a esse indivíduo, pela via intravenosa, de maneira que não ocorram hemorragias causadas pelo anticoagulante?
a) 1,0 mL
b) 1,7 mL
c)  2,7 mL
d) 4,0 mL
e) 6,7 mL

03. O Mar Morto corresponde a uma grande extensão de águas localizadas entre Israel e a Jordânia e apresenta alto teor salino, em torno de 300 g de sal por litro de água, inviabilizando a vida marinha. Essa característica é responsável pelo fato de suas propriedades serem distintas daquelas pertencentes à água pura, como, por exemplo,
a) maior pressão de vapor.
) menor pressão osmótica.
c) maior temperatura de fusão.
d) menor condutibilidade elétrica.
e) maior temperatura de ebulição.

04 – (PUC – 2015). O sabão é um dos produtos químicos de maior importância no cotidiano. É produzido a partir de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal e, na maioria das vezes, constitui-se dos sais de sódio ou potássio derivados de ácidos graxos. A estrutura abaixo é típica de sabões:


Embora o sabão seja muito solúvel em meio aquoso, é possível diminuir sua 
solubilidade.

Uma forma efetiva de diminuir a quantidade de sabão dissolvido é adicionar certos compostos à solução. Dois exemplos são:

a) açúcar e sal de cozinha.b) sal de cozinha e ácido de bateria.
c) ácido de bateria e amoníaco.
d) amoníaco e água.
e) água e açúcar.

05. (Ufrgs 2015). Dois hidrocarbonetos I e II reagem com bromo, conforme mostrado abaixo.


É correto afirmar que I e II são, respectivamente,
a) aromático e alcano.
b) aromático e alceno.
c) alcino e alcano.
d) alcino e alceno.
e) alceno e alcino.

06. O 1,4-pentanodiol pode sofrer reação de oxidação em condições controladas, com formação de um aldeído A, mantendo o número de átomos de carbono da cadeia. O composto A formado pode, em certas condições, sofrer reação de descarbonilação, isto é, cada uma de suas moléculas perde CO, formando o composto B. O esquema a seguir representa essa sequência de reações:

Os produtos A e B dessas reações são:



07. (PUC SP/2016). O ânion bromato reage com o ânion brometo em meio ácido gerando a substância simples bromo segundo a equação:
BrO3 (aq) + 5 Br (aq) + 6 H+ (aq)  3 Br2(aq) + 3 H2O(l)
A cinética dessa reação foi estudada a partir do acompanhamento dessa reação a partir de diferentes concentrações iniciais das espécies
BrO3 (aq), Br(aq) e H+ (aq).


Ao analisar esse processo foram feitas as seguintes observações:

I.   Trata-se de uma reação de oxidorredução.
II.  O ânion brometo (Br) é o agente oxidante do processo.
III. A lei cinética dessa reação é v = k[BrO3][Br][H+]2.

Pode-se afirmar que estão corretas

a) I e II, somente.
b) I e III, somente.
c) II e III, somente.
d) I, II e III.

08. (FCM PB/2015). Conhecer os fundamentos teóricos da cinética química é de grande importância, principalmente para as indústrias químicas. Afinal, acelerando-se as reações, reduz-se o tempo gasto com a produção, tornando os processos químicos mais econômicos e os produtos finais mais competitivos no mercado. Com relação à cinética das reações, considere o mecanismo abaixo da reação de decomposição do peróxido de hidrogênio em presença de íons iodeto.

Etapa 1: H2O2(aq)+ I(aq)  H2O(l) + IO(aq)                             (lenta)
Etapa 2: H2O2(aq) + IO(aq)  H2O(l) + O2(g) + I(aq)               (rápida)

Com base no mecanismo, assinale a alternativa correta.

a) O íon IO(aq) é o intermediário da reação.
b) O íon I(aq) atua aumentando a energia de ativação.
c) A água é o complexo ativado da reação.
d) A lei de velocidade do processo é v = k [H2O2]2.
e) A segunda etapa é a determinante da velocidade.

09. (FGV SP/2014). Para otimizar as condições de um processo industrial que depende de uma reação de soluções aquosas de três diferentes reagentes para a formação de um produto, um engenheiro químico realizou um experimento que consistiu em uma série de reações nas mesmas condições de temperatura e agitação. Os resultados são apresentados na tabela:


Após a realização dos experimentos, o engenheiro pode concluir corretamente que a ordem global da reação estudada é igual a

a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.

10. (FUVEST – 2014).  Em um laboratório químico, um estudante encontrou quatro frascos (1, 2, 3 e 4) contendo soluções aquosas incolores de sacarose, KCl, HCl e NaOH, não necessariamente nessa ordem. Para identificar essas soluções, fez alguns experimentos simples, cujos resultados
são apresentados na tabela a seguir:



Dado: Soluções aquosas contendo o indicador fenolftaleína são incolores em pH menor do que 8,5 e têm coloração rosa em pH igual a ou maior do que 8,5.
As soluções aquosas contidas nos frascos 1, 2, 3 e 4 são, respectivamente, de
a) HCl, NaOH, KCl e sacarose.

b) KCl, NaOH, HCl e sacarose.
c)  HCl, sacarose, NaOH e KCl.
d)  KCl, sacarose, HCl e NaOH.
e) NaOH, HCl, sacarose e KCl.

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON 

GABARITO


01 – C

02 – A

03 – B

04 – B

05 – A

06 – C

07 – B

08 – A

09 – C

10 – B


ESTA REVISÃO TAMBÉM ESTÁ DISPONÍVEL NO

SITE :

              www.universodaquimica.com

              

Sem comentários:

Enviar um comentário