sexta-feira, 13 de outubro de 2017

PROTEÍNAS E AMINOÁCIDOS (BIOQUÍMICA - 3)

PROTEÍNAS E AMINOÁCIDOS

PROTEÍNAS

São macromoléculas formadas por pequenas moléculas (menor parte divisível de uma substância) de aminoácidos, elas são formadas por no mínimo três aminoácidos.


Uma visão espacial da proteína
A molécula da proteína tem, o formato de um colar de contas. O fio fundamental da proteína, formado como uma seqüência de aminoácidos (cuja seqüência é determinada geneticamente), constitui a chamada estrutura primária da proteína.
Funções das proteínas

Elas desempenham um papel muito importante em nosso organismo, pois fornecem material tanto para a construção como para a manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos.(transporte , armazenamento, movimento, sustentação mecânica , proteção imunológica...

As proteínas podem ser de origem vegetal ou animal. No caso das primeiras, elas são consideradas incompletas por serem pobres em variedade de aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo não é capaz de produzir). Já a proteína de origem animal, é considerada completa por conter todos os aminoácidos essenciais.

Importância

Como já foi citado anteriormente, as proteínas são de extrema importância para o nosso organismo por sua função construtora e reparadora. Elas também participam da formação de hormônios, enzimas e anticorpos. Com estes poucos exemplos, já se pode ter uma idéia do quanto elas são indispensáveis ao nosso organismo.

Quando ingerimos proteínas, elas são quebradas durante o processo de digestão, e posteriormente, absorvidas pelas nossas células, que novamente as quebram, transformando-as em aminoácidos. Estes aminoácidos serão utilizados pelo nosso corpo onde eles forem mais necessários.

Por exemplo, se a pele de uma pessoa estiver em desequilíbrio pela falta de aminoácidos, os alimentos ricos em proteínas e a ingestão devida de água serão benéficos para a sua recuperação. Isso vale não somente para a pele, mas para todo o corpo, pois, como veremos, os aminoácidos são construtores e reparadores.

AMINOÁCIDOS

São moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N). Alguns podem conter enxofre em sua composição. Esses compostos se ligam, formando a molécula de aminoácido da seguinte forma:

Todas as moléculas de aminoácidos contêm um grupo carboxílico (COOH), um grupo amina (NH2) e uma molécula de hidrogênio (H), ligados a um átomo de carbono, chamado de carbono alfa. A esse mesmo carbono também é ligado um radical, genericamente chamado de R. esse radical varia de acordo com o aminoácido, ou seja, cada um dos 20 aminoácidos existentes contém seu próprio radical, que pode variar de um simples átomo de hidrogênio (H), como é o caso da glicina, para grupos bem mais complexos.
Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, formando as proteínas. Para que as células possam produzir sua proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.

Com relação às funções desses vinte aa no organismo, abaixo apresenta-se algumas dessas, de forma resumida:
  • ÁCIDO ASPÁRTICO: Auxilia o organismo na eliminação da amônia, assim como na proteção do sistema nervoso central.
  • ÁCIDO GLUTÂMICO: Trata-se do principal combustível cerebral. Considera-se esse aa como o grande responsável pelo bom funcionamento do cérebro.
  • ALANINA: É utilizado como fonte precursora do ácido pantatênico.
  • ARGININA: Auxilia no funcionamento normal da glândula pituitária. É também empregado na desintoxicação geral do organismo. Forma o colágeno em uma grande proporção.
  • BCAA: Trata-se de um complexo que envolve três aminoácidos, são eles a leucina, a isoleucina e valina. São essenciais para a produção da massa corporal, sendo constantemente utilizado como suprimento para atletas de alta performance.
  • CISTEÍNA: Representa uma importante fonte de enxofre para o organismo. Auxilia na desintoxicação do organismo e atua no sistema imunológico. Está também envolvido no crescimento dos cabelos, unhas e na regeneração cutânea.
  • FENILALANINA: Atua na tireóide e no funcionamento dos vasos sanguíneos. Apresenta importante efeito antidepressivo, assim como no humor e na atenção.
  • GLICINA: É o aminoácido mais simples, estruturalmente. Atua no funcionamento do sistema nervoso e nos tecidos musculares.
  • ISOLEUCINA: É importante para o funcionamento do sistema imunológico.
  • LEUCINA: Está diretamente envolvido no ganho e na perda de peso.
  • LISINA: Está envolvido no sistema imunológico do organismo; é importante para a produção de células brancas.
  • METIONINA: Auxilia na manutenção do fígado e dos rins, assim como no controle do colesterol. Também está envolvido na coloração cutânea.
  • TREONINA: Atua na prevenção de diversas disfunções intestinais.
  • TRIPTOFANO: Cerebralmente, é utilizado na produção da serotonina, em co-participação de vitaminas do complexo B.
Fonte: FELTRE, Ricardo, Química Orgânica, Ed. Moderna, 6ª Edição, São Paulo, 2004.
LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando, Biologia, Ed.Ática, 1ª Edição, São Paulo, 2007.
                            Fórmulas estruturais


Aminoácidos Apolares

Aminoácidos Polares Neutros

Aminoácidos Polares Ácidos

Aminoácidos Polares Básicos

OBSERVAÇÃO: É INTERESSANTE DESTACARMOS 3 PROTEÍNAS

1 -  O COLÁGENO - principal componente fibroso de pele, osso, tendão, cartilagem e dentes, sendo a molécula mais abundante dos vertebrados. Esse tipo de proteína possui um tipo especial de hélice, ou seja, contêm três cadeias peptídicas helicoidais, cada uma com aproximadamente 1000 aminoácidos de comprimento.


2- A HEMOGLOBINA - É uma proteína globular eficiente transportadora de oxigênio, além de exercer um poderoso tampão no sangue evitando que os valores de pH sofram alterações abruptas. A deficiência dessa proteína no sangue causa a anemia. As hemoglobinas de vertebrados são constituídas de quatro subunidades (cadeias) polipeptídicas. As quatro cadeias da estrutura quaternária são mantidas juntas por atrações não covalentes. Cada cadeia contém um grupamento heme com um centro de ligação ao oxigênio.


É ATRAVÉS DO GRUPO HEME QUE OCORRE O TRANSPORTE DO OXIGÊNIO

A molécula de hemoglobina é praticamente esférica e suas quatro cadeias estão empacotadas juntas, num arranjo tetraédrico. Os grupamentos heme estão localizados em fendas perto do exterior da molécula, um em cada subunidade. Como o O2 é pouco solúvel em água, o organismo tem uma proteína que faz o transporte de O2 (hemoglobina) através do grupo heme.


3 – ALBUMINA - são encontradas no plasma e diferem das outras proteínas plasmáticas porque não são glicosiladas. Essa classe de proteínas é solúvel em água e sofre desnaturação na presença de calor, estando presente no sangue, na clara do ovo e no leite. Esta proteína é a principal classe de proteínas presente no plasma sanguíneo e é sintetizada pelo fígado.


As albuminas são classificadas em: soro albumina (presente no plasma sanguíneo), ovo albumina (presente na clara do ovo), lacto albumina (presente no leite). A albumina é uma proteína de fundamental importância para os seres humanos devido a várias funções importantes que exerce no organismo, como mostraremos a seguir.

FONTE DOS TEXTOS

Prof. Abel Scupeliti Artilheiro
Prof. Eudo Robson
Ricardo feltre
Wikipédia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário