sexta-feira, 20 de outubro de 2017

BIOQUÍMICA - 4ª PARTE

AULÃO DE BIOQUÍMICA - 4ª PARTE


Carboidratos são polihidroxialdeídos ou polihidroxicetonas ou substâncias que liberam tais compostos por hidrólise.



O termo sacarídeo é derivado do grego sakcharon que significa açúcar.
Por isso, são assim denominados, embora nem todos apresentem sabor adocicado.
O termo carboidratos denota hidratos de carbono, designação oriunda da fórmula geral (CH2O)n apresentada pela maioria dessas moléculas.



a) fonte energética: o primeiro composto orgânico a ser oxidado pelos organismos vivos para produzir energia é a glicose, ou seja, os carboidratos em geral são compostos que fornecem energia imediata para o metabolismo;

b) reserva energética: parte dos carboidratos que não são consumidos são armazenados nos organismos vivos na forma de glicogênio (nos animais) ou amido (nas plantas). Quando os níveis de glicose estão baixos no sangue, o corpo promove a quebra das moléculas do glicogênio (polímero formado pela união de várias moléculas de glicose) em glicose para geração de energia;

c) estrutural: os carboidratos fazem parte de estruturas de sustentação importantes na natureza como, por exemplo, a celulose que contribui para a conformação da parede celular vegetal e a pectina que oferece rigidez às cascas das frutas;

d) integrar outras biomoléculas: os açúcares estão presentes na estrutura de outras biomoléculas como, por exemplo, na estrutura dos ácidos nucléicos (DNA e RNA);

e) interação célula-célula: as unidades glicídicas nas superfícies das células são participantes importantes nos processos de reconhecimento de célula a célula. A fertilização começa com a ligação de um espermatozoide a um sacarídeo específico na superfície do óvulo.


I - Monossacarídeos - Os monossacarídeos consistem de uma única unidade de açúcar que não pode ser convertido em outro açúcar pela hidrólise com ácido.
Na tabela abaixo, os nomes em azul, são de moléculas em destaque na Bioquímica.

Existem 2 famílias de monossacarídeos.

Se o açúcar contém um grupo aldeído, o monossacarídeo é chamado de aldose, se ele contém um grupo cetona, o monossacarídeo é chamado de cetose. Dentre os principais monossacarídeos pode-se destacar: glicose, frutose, galactose e a ribose.


Os monossacarídeos com 5 ou mais átomos de carbono ciclizam-se formando anéis pela reação entre uma extremidade que contém a hidroxila e a outra que contém o grupo carbonílico, dando origem a hemiacetais ou hemicetais.


A reação de ciclização intermolecular torna os monossacarídeos produtos mais estáveis para serem armazenados nos organismos vivos devido à sua forma mais compacta.

OBS: A glicose é um dos principais produtos da fotossíntese e inicia a respiração celular em procariontes e eucariontes

VALE A PENA DESTACARMOS TAMBÉM OS DISSACARÍDEOS - Que são carboidratos formados pela união de 2 monossacarídeos, ou seja, consistem de uma estrutura pequena de unidades de açúcar.
Dois ou mais monossacarídeos podem se unir através da ligação glicosídica em uma reação que há liberação de água.
A ligação glicosídica é formada pela união do átomo de carbono anomérico de um açúcar com um grupamento hidroxila do outro açúcar.

Lactose é um dissacarídeo presente no leite e seus derivados apresentando sabor fracamente doce. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose.


A sacarose (C12H22O11), também conhecida como açúcar de mesa, é um tipo de glicídio formado por uma molécula de glicose e uma de frutose, produzida pela planta ao realizar o processo de fotossíntese.


II - Oligossacarídeos - São açucares, formados pela união de dois a seis monossacarídeos, geralmente hexoses. O prefixo oligo deriva do grego e quer dizer pouco. Os oligossacarídeos mais importantes são os dissacarídeos. Açucares formados pela união de duas unidades de monossacarídeos, como, por exemplo, sacarose, lactose e maltose.


São solúveis em água e possuem sabor adocicado. Para a formação de um dissacarídeo , ocorre reação entre dois monossacarídeos, havendo liberação de uma molécula de água. É comum utilizar o termo de desidratação intermolecular para esse tipo de reação, em que resulta uma molécula de água durante a formação de um composto originado a partir de dois outros.

III – Polissacarídeos- Como o nome sugere (poli é um termo derivado do grego e quer dizer muitos), os polissacarídeos são compostos macromoleculares (moléculas gigantes), formadas pela união de muitos (centenas) monossacarídeos, cuja função principal é armazenar energia.

Os três polissacarídeos mais conhecidos dos seres vivos são amido, glicogênio e celulose. Ao contrário da glicose, os polissacarídeos dela derivados não possuem sabor doce, nem são solúveis em água.

FONTE DOS TEXTOS

//www.fcfar.unesp.br/
http://www.sobiologia.com.br/

Professor Eudo Robson

Sem comentários:

Enviar um comentário