segunda-feira, 23 de outubro de 2017

DICAS FINASI PARA O ENEM


     NÃO HÁ SEGREDOS PARA O ENEM !


O Professor Eudo Robson dá suas dicas pessoais para quem vai fazer o ENEM.

O QUE FAZER NOS DIAS QUE ANTECEDEM À PROVA?

Já estudou? 
Fez o que tinha que fazer, agora é hora de relaxar. Não se preocupe, não vai se esquecer do que aprendeu. Não vá arranjar dúvidas!

Não estudou?

Então, qual o problema? Tá fora!  Vá à praia ou você acha que vai colocar na mente 3 anos de conhecimento em 5 dias? Agora, se você é do tipo confiante, tranquilo e destemido, faça a prova. Tudo pode acontecer e acredite, que Acontece! 

Vai ficar revisando até horas antes da prova?

De forma nenhuma, você só vai arranjar dúvidas e desenvolver inseguranças, o que aprendeu, aprendeu. O que entendeu, entendeu e pronto, confie em você! Não vai aprender mais nada!

Não canse sua mente!

Tudo que você estudou virá à sua memória no tempo certo. Desenvolva seu controle e sua segurança.


Na véspera da prova, procure desligar seu "computador" (Cérebro), pois no dia da prova ele vai ser muito exigido.

Vá a uma praia, no horário conveniente, a um cinema, a um restaurante, tudo o que possa lhe distrair, porém sem excessos...

No dia da prova, não observe concorrentes que estão com papéis de revisão, se eles fazem isso é porque estão inseguros ainda. Você NÃO! Você não precisa disto!

                Fonte:http://vestibular.uol.com.br/

Não se impressione com grandes tendas, camisas bonitas, número grande de professores, sorrisos, copinhos de água, chocolates, etc... É TUDO MARKETING! 

Lembre-se de que, quem vai lhe passar, será você mesmo, será tudo aquilo que você fez ao longo do ano! Tudo o que está ali não entra para fazer a prova, Concorda? É você e Você e pronto! Mantenha seu Foco !

Lembre-se de que você tem 3 minutos para cada questão, e precisa saber administrá-los , então como você vai fazer? Começar pelas questões que você tem mais certeza. Isto lhe dará uma reserva de tempo para as demais.

Durante a prova fique atento no seguinte sentido: Está demorando demais numa questão, pule-a, deixando-a para  o fim, se não está entendendo mesmo, deixe-a para a fase do vale tudo, concorda?  

                   Fonte:http://www.jornalnh.com.br/

Não é obrigado a fazer as questões pela ordem em que se apresentam! 

Também não é obrigado a fazer toda a prova de História para depois fazer toda a prova de Matemática, fique à vontade. 

Não canse sua mente com as questões que possuem textos longos. Deixe-as para depois de uma merenda.

Leve sua merenda, água, uma barra de cereal (o que você gostar). Este momento, é o de relaxamento, uns 10 minutos, não se preocupe, este tempo não fará diferença! Depois da merenda, volte com força e se concentre.

DESLIGUE O CELULAR, ELE É ELIMINATÓRIO! 

Se ele tocar você será eliminado, lembre-se de que você está num concurso público federal, portanto fiscal, professor, painho, coordenador e diretor algum, vai dar um jeitinho.

Já fez o percurso até o local da prova? Seria interessante fazê-lo, principalmente se não conhecer o local. Procure estabelecer um trajeto e especule um tempo maior para ele. Lembre-se de que, no dia, pode haver algum atraso ou fato alheio á sua vontade. 

Se você toma medicação não a esqueça! É sempre bom levar um remédio para dor de cabeça(caso você tenha propensão a isto) ou enjoos.

Use logo o sanitário para se despreocupar.

Atente bem para as questões que dizem de acordo com o texto. Fica óbvio que a resposta não é o que você acha, é o que o texto afirma. Concorda? 

Questões com gráficos também seguem o raciocínio anterior.

Não entre nesta onda de Revisão Final, Super Revisão, últimas Dicas e Extra Revisão no Cinema.  Isto fica para quem está inseguro ou para quem não estudou. É tudo Propaganda !
Pois o que vai ser dado lá é o que você já viu, ou estou errado? Tem muito oba oba! pouco a acrescentar!


Então não perca seu tempo, utilize-o em algo útil para você.

Vá dormir cedo, comece a entrar no horário da prova!


Faça seus exercícios e revisões no horário da prova. (EXCETO NA VÉSPERA).

Acorde sempre no mesmo horário, seu organismo vai ajudá-lo.

Se na véspera da prova estiver nervoso, pegue sua namorada(o), ou sua família e vá dar um caminhada pela praia, pelo calçadão, jogar uma bela conversa fora, vá ao Shopping, enfim se divertir.

Não tome calmantes, nem ansiolíticos, a adrenalina é necessária durante a prova, é ela que será seu estimulante. 

Alimente-se bem antes da prova, mas não coma comidas carregadas, pesadas, pois elas dão sono! Dê preferência a alimentos leves, como leites, frutas, cereais, sucos...

NÃO TOME ENERGÉTICO DURANTE ESTA SEMANA! 
                 Fonte: Saúde – iG

Ele aumenta a ansiedade. Se quer energia, coma alimentos calóricos! Não para as gorduras!

Mas se você é do tipo que não vai se sentir bem sem um energético (já está que está dependente ou inseguro), o pó de Guaraná Natural adicionado ao suco de laranja, tira o sono e deixa você alerta. Mas, SÓ TOME NO DIA DA PROVA, e lembre-se que esta é uma decisão sua.

Quando for marcar o cartão de respostas, preencha com atenção todo o quadradinho com a caneta preta, outra cor elimina! Confira todos os dados antes de entregar.


Veja bem, estas orientações são de cunho pessoal, baseadas em 32 anos de experiência como professor, corretor de provas, fiscal e também como aluno. 

Concordar ou não é um direito seu! 

VOCÊ QUE ESTUDOU, VOCÊ É UM VENCEDOR !



BOA PROVA !

Sem comentários:

Enviar um comentário