segunda-feira, 5 de junho de 2017

PROVA DA UFBA - 2010 - 2ª FASE


Vestibular – 2010 – 2ª Fase
Questão 01 (Valor: 10 pontos)


A tabela mostra propriedades físicas de alguns sólidos cristalinos e a natureza das partículas que os constituem.
As propriedades físicas dos sólidos estão relacionadas com suas estruturas e ligações químicas. Sólidos cristalinos, classificados como metálicos, iônicos, moleculares e covalentes, apresentam átomos, íons ou moléculas ordenados em arranjos tridimensionais totalmente regulares, denominados de retículos cristalinos.

Esses sólidos geralmente têm superfícies planas ou faces que formam ângulos definidos entre si, como consequência de distribuições uniformes dessas partículas. 

As propriedades físicas, a exemplo do ponto de fusão e da dureza, dependem tanto dos arranjos de partículas quanto das forças de interação.
Considerando as informações contidas no texto e na tabela,

• classifique os sólidos cristalinos apresentados nessa tabela de acordo com suas propriedades físicas e com seus retículos cristalinos;




• justifique, com base na intensidade das interações interpartículas, a diferença entre as temperaturas de fusão dos sólidos cristalinos MgO e I2.




Questão 02 (Valor: 15 pontos)


Uma fita adesiva é colocada sobre a escrita a lápis e, em seguida, removida cuidadosamente. Aderido a ela está um material muito valioso que contém grafeno e que poderá revolucionar toda a eletrônica.

O grafeno é o mais novo membro de uma família que inclui o grafite, os nanotubos de carbono, os fulerenos e o diamante. O silício transformou o mundo digital, mas os pesquisadores continuam ansiosos para descobrir novos materiais que tornarão os circuitos integrados ainda menores, bem mais rápidos e muito mais econômicos. 

Na ilustração, está o grafeno — isolado há quatro anos — constituído por lâminas planas formadas por anéis aromáticos condensados com apenas um átomo de carbono de espessura,154pm, e comprimento de ligação carbono-carbono de 141pm.

A estrutura laminar do grafeno, no sentido longitudinal da lâmina, é uma boa condutora da corrente elétrica, o que o torna promissor para monitores flexíveis e para dispositivos eletrônicos mais rápidos. Quando as lâminas de grafeno se unem, por meio de interações intermoleculares e apresentam distância entre elas de 340pm, formam o grafite que, além de ser utilizado na escrita, é também empregado como lubrificante de equipamentos.

As ligações π da estrutura do grafite não estão representadas na ilustração.
Com base nas informações do texto e na ilustração,

• justifique as diferenças entre os valores de massa específica e entre os valores de dureza do diamante e do grafite e fundamente a utilização do grafite como lubrificante;



• apresente um argumento que justifique a condutividade elétrica no grafeno.




PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

Demais questões com o gabarito estão disponíveis no site:


                 

Sem comentários:

Enviar um comentário