quinta-feira, 27 de abril de 2017

PROJETO MEDICINA 5

PARTE 5

01. (ERSHC – 2017). Observando o esquema de separação de misturas abaixo, assinale a alternativa correta.


NOTA: Considere o frasco coletor mergulhado numa cápsula de porcelana com água e bastante pedras de gelo.

a) é ideal para misturas homogêneas entre líquidos. O líquido que sai do balão e entra no condensador é transformado naquilo que denominamos água destilada ou deionizada.

b) o vapor refrigerado pelo condensador cai no erlenmayer, que está em equilíbrio térmico com o líquido no qual está mergulhado. Isto faz com que as moléculas do líquido destilado diminuam sua energia cinética, evitando assim perdas por evaporação.

c) o líquido refrigerado pelo condensador cai no erlenmayer, que está em equilíbrio térmico com o líquido no qual está mergulhado. Isto faz com que as moléculas do líquido destilado diminuam sua energia cinética, evitando assim perdas por condensação.

d) o vapor refrigerado pelo condensador cai no erlenmayer, que está em equilíbrio térmico com o líquido no qual está mergulhado. Isto faz com que as moléculas do líquido decantado diminuam sua energia cinética, evitando assim perdas por aquecimento.

e) o líquido refrigerado pelo condensador cai no erlenmayer, que está em equilíbrio térmico com o líquido no qual está mergulhado. Isto faz com que as moléculas do líquido destilado diminuam sua energia cinética, provocando o equilíbrio térmico deste com a água gelada.

02. (ERSHC – 2017). Sobre a operação, a aplicação e o funcionamento do equipamento abaixo, assinale a única alternativa correta. Suponha que o sistema seja perfeito, sem vazamento de vapores ou perda de calor.

Atenção: Adote Balão A, o primeiro da esquerda para a direita e Balão B o que está no centro da imagem. O triângulo significa aquecimento. No recipiente da extrema direita há pedras de gelo. No balão A está o solvente e no balão B encontram-se as cascas de uma fruta (laranjas) das quais desejamos extrair o óleo essencial de Limoneno.


a) este processo é muito utilizado para extrair compostos de baixo ponto de ebulição numa mistura, que não pode receber aquecimento direto, pois isto alteraria as propriedades físicas de tais compostos.

b) este processo é muito utilizado para extrair compostos de alto ponto de ebulição numa mistura, que não pode receber aquecimento direto, pois isto alteraria as propriedades físicas de tais compostos.

c) a mistura encontra-se no balão B, onde recebe fluidos quentes provenientes do balão A, estes agitarão as moléculas da mistura, provocando a volatização dos compostos mais voláteis.

d) a mistura encontra-se no balão B, onde recebe vapores quentes provenientes do balão A, estes agitarão as moléculas da mistura provocando a volatização dos compostos menos voláteis.


e) O termômetro é de fundamental importância, pois evita que o solvente entre em ebulição, deteriorando assim o produto final que se quer extrair das cascas das laranjas.

03. Considerando-se a reação química de obtenção do AAS e as estruturas químicas dos reagentes e dos produtos representados na equação química, é correto afirmar: 
a) A reação química representada é classificada como de síntese do AAS.

b) O ácido salicílico possui um grupo funcional da classe dos álcoois aromáticos.

c) O sal obtido na reação química entre AAS e solução de hidróxido de potássio é o salicilato de potássio.

d) A equação química representa uma reação química de esterificação com eliminação de cloreto de hidrogênio.

e) As propriedades analgésicas e antipiréticas do AAS são decorrentes da presença do grupo funcional da classe dos éteres.

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

AS DEMAIS QUESTÕES COM O GABARITO, ESTÃO DISPONÍVEIS PARA DOWNLOALD GRATUITO NO SITE:


Sem comentários:

Enviar um comentário