quinta-feira, 6 de abril de 2017

INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA

INTRODUÇÃO À FARMACOLOGIA

Um Breve Histórico

Farmacologia vem do grego (φάρμακον) pharmacon (“droga”) e se define como uma ciência que estuda a produção, a composição e os efeitos de substâncias químicas, como remédios, por exemplo, no organismo dos seres vivos.

Desde os primórdios, muitos medicamentos eram produzidos a partir de ervas, plantas, minerais e animais. Misturavam-se por exemplo, fezes de animais com vermes. Com o advento do método científico, que explorava o conceito da observação e experimento, é que a ciência farmacológica se desenvolveu concomitante com a Medicina.         



Desde os primórdios, muitos medicamentos eram produzidos a partir de ervas, plantas, minerais e animais. Misturavam-se por exemplo, fezes de animais com vermes. Com o advento do método científico, que explorava o conceito da observação e experimento, é que a ciência farmacológica se desenvolveu concomitante com a Medicina.
Rudolf Virchow considerado o Pai da Patologia moderna, criando as técnicas da necropsia e as disciplinas Patologia Comparativa e Patologia Celular. Foi ele quem motivou condutas, com a posição de que o tratamento deveria ser feito por meio de uma combinação entre prática clínica e fisiologia animal. Afinal, o conhecimento, à época, era muito pequeno, bastante místico, onde doença e morte eram vistas através de doutrinas religiosas e nada científicas.
Ao final do século 18, a ciência evolui e forma a base para o entendimento entre o que acontecia no organismo e o funcionamento das drogas.
O entendimento científico da ação farmacológica começou a prever quais os efeitos farmacológicos que uma nova substância química (droga=remédio) tendia a produzir.
A química que produzirá um efeito terapêutico específico, ainda é relativamente restrita.
Há meio século, iniciaram-se os esforços, no campo de pesquisa, por parte da indústria Farmacêutica, foi quando os remédios mais confiáveis começaram a surgir, com novos conhecimentos e novas tecnologias.
O sucesso do tratamento de doenças em humanos depende de bases farmacológicas que permitem a escolha do medicamento correto, de forma científica e racional.
O Médico, ao prescrever um fármaco, precisa selecionar o mais adequado às características fisiopatológicas do indivíduo como, por exemplo: a idade, o sexo, a massa corporal e até a raça do paciente.
Vale destacar que, mais importante do que escolher o fármaco correto, o fármaco que vai prevenir, o fármaco que vai reverter, aquele que vai amenizar um determinado processo patológico, é garantir que o medicamento escolhido esteja na concentração adequada e que ele atue na área desejada (chamada de sítio).
É a concentração do fármaco quem vai dar o efeito terapêutico ou tóxico no órgão ou sítio em que ele atuará.
Hoje por exemplo, em qualquer Hospital, observamos placas que servem para lembrar os técnicos, enfermeiros e médicos, sobre a medicação:
Por isso, é imprecindível escolher doses que garantam que o fármaco chegue ao sítio correto (chamado sítio receptor) e que ele mantenha a ação terapêutica desejada. A dose errada pode ser ineficaz ou tóxica. Isto provocará a eliminação (descarte) do fármaco de forma errônea, pois o sucesso de uma terapia (tratamento), depende da dose e da posologia.

Conceitos fundamentais em Farmacologia


I - Droga:
- É toda e qualquer espécie química capaz de produzir efeitos ou alterações num sistema biológico. É importante resaltar que os alimentos não se inserem neste conceito.
II - Fármaco:
- É o mesmo que droga. São sinônimos, só que aquele nome é usado quando o efeito produzido no organismo é benéfico.            
III - Forma Farmacêutica:
- É a maneira pela qual o medicamento é vendido ao paciente. exemplos: forma de comprimidos, forma de drágea, forma de pílula, forma de xarope (solução ou suspenção), forma de colírio (solução ou suspenção), entre outros.

IV - Remédio:
- É um sinônimo de medicamento e especialidade farmacêutica. Remédio é o procedimento que vai ser usado no tratamento de doenças (patologias).
V - Medicamento:
- Droga (fármaco) ou preparação com drogas usadas terapeuticamente.

VI - Nome químico:  
- Refere-se à constituição da droga.
VII - Farmacopeia:
- Livro que oficializa as drogas/medicamentos de uso corrente e consagrados como eficazes.

VIII - Dose:
- É a quantidade a ser administrada de uma só vez, a fim de produzir efeitos terapêuticos esperados.
IX - Dose letal:
- É aquela que leva o organismo a falência (morte) generalizada. Depende de alguns fatores tais como concentração da droga, massa do indivíduo presença ou não de álcool no organism entre outros. 

A CONTINUAÇÃO DESTA AULA ENCONTRA-SE DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD 

GRATUITO E EM PDF NO SITE  : www.universodaquimica.com

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

Sem comentários:

Enviar um comentário