domingo, 1 de novembro de 2015

V REVISÃO DA UNIT

Questão 31
I. CaCl2(s) --------- CaCl2(aq)                ΔHo = –82,7kJmol–1
II. NH4NO3(s) ---------- NH4NO3(aq)       ΔHo = +26,3kJmol–1
As compressas de emergência, vendidas em vários países, são usadas como primeiros-socorros nas contusões sofridas, principalmente por atletas em práticas esportivas. São de sacos plásticos, contendo uma ampola com água suficiente para dissolver, por completo, um sal anidro, como cloreto de cálcio, CaCl2(s), ou nitrato de amônio, NH4NO3(s). Podem ser frias ou quentes, a depender do tipo de dissolução, que ocorre no interior do utensílio, quando a ampola é rompida por um leve impacto.
Considerando-se essas informações e as equações termoquímicas I e II, que representam o fenômeno de dissolução do cloreto de cálcio e do nitrato de amônio, é correto afirmar:

01) A compressa de cloreto de cálcio é fria porque a variação de entalpia, ΔHo, durante a dissolução do sal em água, é negativa.
02) O nitrato de amônio é apropriado para compressas quentes porque, ao se dissolver em água, libera energia.
03) A quantidade de energia absorvida na dissolução de cloreto de cálcio em água independe do estado físico do sal.
04) O coeficiente de solubilidade do nitrato de amônio, em água, aumenta com o aquecimento da solução aquosa.
05) O processo de dissolução do cloreto de cálcio é facilitado pelo aquecimento da solução aquosa.


Questões 32 e 33


A nafazolina é um vaso constritor usado na diminuição de inchaço de membranas mucosas, no descongestionamento nasal e em soluções oftálmicas, no tratamento da conjuntivite. Atua em alguns minutos e os efeitos perduram por várias horas. Já o 4-hidroxibenzenossulfonato de zinco Octa Hidratado é um antisséptico que promove o alivio na irritação ocular por corpos estranhos e inibe o crescimento e a reprodução de micro-organismos. Além do uso em colírios, a substância química é utilizada em produtos cosméticos e de higiene pessoal, como desodorantes, loções pós-barba e cremes adstringentes, que reduzem vasos sanguíneos por meio da constrição, ao deter pequenos sangramentos de mucosas e de pele.

Questão 32

Uma análise das informações do texto e da estrutura química da nafazolina, associadas às propriedades dessa substância química, é correto afirmar:

01) A nafazolina possui 6 pares de elétrons não ligantes nos átomos centrais da estrutura química.
02) A constrição promovida pela nafazolina é uma propriedade geral das aminas aromáticas.
03) As soluções aquosas da nafazolina reduzem o pH da lágrima no tratamento da conjuntivite.
04) A cadeia carbônica de núcleos condensados possui 10 átomos de hidrogênio ligados a átomos de carbono.
05) A massa de cloreto de nafazolina existente em 0,05mL de solução aquosa dessa substância química, a 0,05%(m/v), é 25μg.

Questão 33

Considerando-se as informações do texto e a estrutura química do 4-hidroxibenzenossulfonato de zinco octaidratado, relacionadas às propriedades desse sal, é correto afirmar:

01) A massa molar do sal é 411gmol–1.
02) O ânion 4-hidroxibenzenossulfonato é anfótero.
03) O sal de zinco, ao aumentar o pH da pele, inibe o crescimento e a reprodução de bactérias existentes na epiderme.
04) A adstringência é uma propriedade extensiva da matéria usada na identificação de sais derivados de ácidos sulfônicos.
05) O sal é classificado como duplo em relação ao ânion, e o cátion Zn2+ é representado pela configuração eletrônica, no estado fundamental, [Ar]3d104s2.

Questões 34 e 35

O sangue humano tem vários nutrientes dissolvidos, sais minerais, carboidratos e proteínas, que lhe conferem pressão osmótica da ordem de 7,8atm. As hemácias no plasma estão adaptadas a essa pressão e, caso sejam colocados na água pura ou em soluções aquosas de maior concentração salina, não resistirão e perderão as funções. Por esse motivo, o soro fisiológico, solução de cloreto de sódio, NaCl, completamente dissociado, em água destilada estéril, a 0,93%(m/v), usado para infusão intravenosa na reidratação, possui isotonicidade em relação ao sangue. O soro glicosado, também isotônico, é uma solução de glicose, C6H12O6, a 5,7%(m/v), em água destilada estéril, facilmente absorvido pelas células, usado sob prescrição médica como energético e no tratamento de pacientes, alcoolizados, via endovenosa. No fenômeno biológico da desidratação infantil, em que ocorre perda de água e alterações da pressão osmótica do sangue, em caso de emergência, pode-se preparar um soro caseiro, dissolvendo-se em 1,0 litro de água filtrada e fervida, uma colher de cloreto de sódio e duas colheres de sacarose, C12H22O11, para restaurar o equilíbrio osmótico do sangue

Questão 34

A partir dessas informações, associadas aos conhecimentos das Ciências da Natureza e admitindo-se que o sangue e as demais soluções estão a 27oC, é pertinente considerar:
01) A solução caseira que contém 9,3g de cloreto de sódio e 18,6g de sacarose dissolvidos em 1,0 litro de água filtrada e fervida é inadequada para reidratação, porque não é isotônica ao sangue.
02) A solução resultante da mistura de 500,0mL de soro fisiológico com 500,0mL de soro glicosado isotônicos é administrada sem risco de morte, porque apresenta a mesma isotonicidade do sangue.
03) Volumes iguais de soluções aquosas isotônicas de solutos moleculares diferentes possuem números desiguais de partículas dissolvidas.
04) A concentração de glicose no soro glicosado corresponde a 0,15molL–1.
05) As soluções isotônicas possuem concentrações molares iguais.

Questão 35
Levando-se em consideração as informações sobre osmose referidas no texto, é correto afirmar:

01) O número de partículas dissolvidas não altera a pressão osmótica do sangue.
02) Os glóbulos vermelhos do sangue são envolvidos por membrana impermeável para protegê-los da perda de nutrientes essenciais às hemácias.
03) A pressão osmótica de soluções diluídas de solutos não iônicos é diretamente proporcional à temperatura absoluta, quando a molaridade é constante.
04) Os glóbulos vermelhos aumentam de tamanho, ao serem colocados em uma solução salina de concentração maior que à da solução no interior da célula.
05) As concentrações molares de cloreto de sódio e de sacarose no soro caseiro são maiores do que as da solução preparada, dissolvendo-se essas substâncias químicas em água e completando-se o volume para 1,0 litro, nas mesmas condições de temperatura.

Questões 36 e 37

A malária ou paludismo é uma doença infecciosa causada pelo Plasmodium falciparum, um protozoário, cujo vetor é o mosquito anofelino, Anopheles, de hábitos parecidos aos de pernilongos. Na África e na Amazônia, a enfermidade é responsável pela maioria dos casos fatais. Os principais sintomas são febre alta e calafrios alternados com ondas de calor e sudorese, além de dores de cabeça e no corpo. No tratamento da enfermidade, são utilizados derivados da quinina e antibióticos, no entanto a quinina é ainda bastante eficiente. O alcaloide, de fórmula molecular C20H24O2N2, é da classe dos quinolínicos, de sabor amargo e propriedades antitérmica, analgésica e antimalária. Ao reagir com solução de ácido sulfúrico, H2SO4, a quinina é transformada no respectivo sulfato, denominado de quinino, que é usado no refrigerante água tônica, como flavorizante.

Questão 36

Considerando-se essas informações sobre a malária e o quinino usado no tratamento da doença, além de outros aspectos, é correto afirmar:

01) Após a reação química com uma solução aquosa de ácido sulfúrico, surge, na estrutura molecular do alcaloide, uma carga positiva em cada átomo de nitrogênio, aceptor de próton.
02) Os grupos funcionais das classes das aminas e dos álcoois estão situados no mesmo plano da representação espacial da estrutura da quinina.
03) O sabor amargo da quinina e do quinino são propriedades organolépticas utilizados na identificação de substâncias químicas.
04) A redução significativa da densidade populacional humana e de mosquito e da elevada taxa de transmissão entre estes é irrelevante no desaparecimento do parasita. 05) A hidrólise do sulfato de quinina produz íons HO−(aq), porque o alcaloide é uma base forte.

Questão 37

Considerando-se as informações do texto e a estrutura química da quinina, é correto afirmar:

01) As aminas terciárias são bases mais fracas que as aminas primárias, porque estas possuem menor número de pares não ligantes no átomo de nitrogênio.
02) O sulfato de quinina é um éster que atua de forma eficiente ao exterminar o protozoário causador do paludismo.
03) A letra X na estrutura química da quinina representa um átomo de hidrogênio ligado ao oxigênio.
04) O fragmento de cadeia carbônica, completado com hidrogênio e representado porcorresponde à  fórmula compacta CH3CH=CH2.
05) O ânion sulfato SO4-, tem arranjo geométrico quadrado planar.

Questão 38


O equilíbrio químico é muito importante em várias funções desempenhadas pelo organismo, como o processo respiratório. Nos pulmões, o oxigênio forma um complexo com a hemoglobina, Hb, existente nos glóbulos vermelhos do sangue, a oxi-hemoglobina, HbO2, como é mostrado, de forma sumária, pelo sistema em equilíbrio químico representado pela equação química. O oxigênio do ar inspirado é transportado pelo sangue até as células do corpo. Ao retornar aos pulmões, a corrente sanguínea leva dióxido de carbono, CO2, unido à hemoglobina, posteriormente eliminado pelo ar expirado dos pulmões. A tabela apresenta as percentagens em volume dos gases inspirados e expirados no processo respiratório.
Admitindo-se que o ar é formado apenas pelos gases ideais, N2, O2 e CO2, uma análise dessas informações sobre o equilíbrio químico no sistema respiratório humano permite corretamente afirmar:

01) A fração em quantidade de matéria de CO2 no ar expirado é, aproximadamente, 0,05.
02) O volume parcial de nitrogênio no ar inspirado é menor que o volume desse gás no ar expirado.
03) A pressão parcial de CO2 no ar expirado é 18,6 vezes maior que a desse gás no ar inspirado.
04) O aumento da concentração de oxigênio no ar não causa alterações no estado estacionário de equilíbrio químico.
05) A velocidade de formação do complexo de oxi-hemoglobina permanece inalterada com a variação de pressão parcial do oxigênio nos pulmões, durante a inspiração.

Questões 39 e 40


Em situações de grande esforço físico, de perigo eminente e no momento de stress, as glândulas adrenais secretam quantidades significativas de adrenalina, hormônio estimulante do coração, capaz de elevar a tensão arterial e promover a contração de alguns músculos. O tratamento da hipertensão arterial, do infarto do miocárdio, além do tremor essencial, pode ser feito por prescrição e acompanhamento médico, por meio do propranolol, um fármaco disponível em forma genérica de cloridrato. O atirador norte coreano Kun Jong Su, ganhador de duas medalhas nos Jogos Olímpicos de 2008, foi desclassificado pelo uso desse medicamento, que é proibido no meio esportivo pelo fato de evitar tremores.

Questão 39

Considerando-se essas informações sobre os efeitos do hormônio no organismo, relacionados à estrutura química da substância, é correto afirmar:

01) Os elétrons do par não ligante do átomo de nitrogênio na molécula de adrenalina são doados aos íons Na+(aq), no interior das sinapses, durante a transmissão do impulso nervoso.
02) A hipertensão arterial é decorrência das ações dos grupos funcionais dos álcoois presentes na estrutura química da adrenalina.
03) O hormônio possui ligações pi, deslocalizadas no anel aromático da estrutura química.
04) A adrenalina é uma diamina, porque possui átomo de nitrogênio ligado a dois grupos alquílicos.
05) O hormônio eleva o pH do sangue, porque é uma polibase.

Questão 40

Uma análise das informações sobre o propranolol e da estrutura química que representa a molécula do medicamento permite inferir.

01) O tratamento da hipertensão com o fármaco promove a redução do diâmetro das artérias ao curar a doença.
02) A massa molecular do propranolol, após reagir completamente com solução aquosa de HCl(aq), aumenta 36u.
03) O propranolol reage com a adrenalina e inibe o tremor essencial, permitindo o controle total do atirador durante a competição.
04) A estrutura química do propranolol evidencia a presença dos grupos funcionais da classe dos éteres, dos álcoois e das aminas.
05) A quantidade de matéria de propranolol em um comprimido de 40,0mg da substância química é calculada multiplicando-se esse valor pela massa molar do medicamento.

GABARITO




Sem comentários:

Enviar um comentário