segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A QUÍMICA NA HISTÓRIA - PARTE I ( CHEMISTRY IN HISTORY - PART I )

RELAÇÕES DA HISTÓRIA COM A QUÍMICA


Por  vezes alunos meus perguntam-me : 
Professor Eudo , por quê estudar química se eu vou fazer Direito ? Qual a necessidade de se saber química se vou ser Advogado?
Respondi:
- Não vamos entrar em investigação criminal ou forense, na análise de DNA, nem das impressões digitais . Se eu provar que a química influenciou a história ( que é a matéria de peso para Direito ) você se conforma?
- Sim, disse ele.
Pois bem, já ouviu falar em penicilina?

Antibiótico natural derivado de um fungo? Mais precisamente do bolor do pão Penicilliumchrysogenum? Que foi descoberta na década de 20 pelo médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming


pois bem, Fleming buscava  uma substância para combater a infecções bacterianas .Certa vez ao gozar  férias, ele esqueceu, em cima da mesa no laboratório, placas de cultura de uma bactéria responsável, na época, por graves infecções no corpo humano: a Staphylococcus aureus.Na volta, percebeu que algumas dessas placas estavam contaminadas com mofo, algo bastante comum. Fleming apanhou novamente as placas para explicar alguns detalhes e então percebeu que, em uma das placas, havia uma área transparente ao redor do mofo, indicando que não havia bactérias naquela região. Aparentemente, o fungo que tinha causado o mofo estava secretando uma substância que matava as bactérias. Fungo da penicilina.
Posteriormente, descobriu-se que a penicilina matava também outros tipos de bactérias, e o melhor: ela não era tóxica para o corpo humano, o que significava que poderia ser usada como medicamento.
 PRODUÇÃO EM LARGA ESCALA


Na época era difícil produzir penicilina em quantidade suficiente para ser usada no tratamento de pacientes, por isso, a descoberta de Fleming não despertou muito interesse . Mas com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939, que, retomaram as pesquisas e conseguiram produzir penicilina com fins terapêuticos em escala industrial, e virou remédio nos idos de 1941. Assim, estava inaugurada a era dos antibióticos.
- e o que tem isso a ver com a história ?.
- Respondi para ele:
-Você conhece a história da cidade que desapareceu literalmente do mapa?
- ele disse que não.
- Perguntei-lhe se já havia conhecido a cidade de LÍDICE na extinta Tchecoslováquia ?


- ele disse que não.
- Então continuiei
- Numa manhã de maio de 1942, na tchecoslováquia ocupada, o  SS-Obergruppenführer Reinhard Heydrich (  Reich-protektor  ) saiu no seu carro, para apanhar um avião até Berlim. Dois homens treinados na Inglaterra, o esperavam, onde o carro passaria devagar. Mas a arma de um deles encravou. Reagindo à falha da arma do parceiro o outro lançou uma bomba artesanal, atingindo o carro de Heydrich, e ferindo-o gravemente.
 A explosão provocou em, Heydrich  o perfuração do BAÇO  por estilhaços , o que provocou mais tarde, uma infecção, provocando septicemia. Mesmo socorrido imediatamente, morreu uma semana depois, em junho de 1942, num hospital (a sua morte foi causada pela falta de penicilina, cuja fórmula os alemães desconheciam naquela época).
Com fúria , Hitler ordenou a deportação de toda população apta para trabalhos forçados e aniquilação da  população restante, além da destruição total da cidade , até um rio foi desviado par que não sobrasse vestígios de que, uma cidade existiu ali.
A penicilina que viria salvar milhares de vidas durante a campanha do dia D, e do restante da segunda guerra mundial, e a falta dela provocaria a aniquilação de uma cidade. Talvez, se Heydrich tivesse sobrevivido, com o tratamento a base da penicilina , a cidade de LÍDICE tivesse sido poupada. 
- Então a penicilina foi decisiva em dois pontos, ajudou ao mundo a se livrar do julgo nazista, e infelizmente , devido a sua ausência , deu a desculpa (de forma indireta ) para um Hitler eliminar uma cidade.
LÍDICE foi escolhida por ser a cidade natal dos espiões ingleses.
- Concorda ? 
- Pôxa, não sabia!
E tem muito mais !  Mas disso falo depois.
Fontes : 

Wikpédia.org, História Ilustrada da segunda guerra mundial ( ED. Renes )

Imagens: 
  
rhodia90anos.com.br,   alemanhanazi.blogspot.com,      pt.wikipedia.org,  skoob.com.br.

Sem comentários:

Enviar um comentário