sábado, 5 de novembro de 2011

COMO FAZER GELO INSTANTÂNEO ( HOW TO MAKE INSTANT ICE )

Sucesso na internet, o vídeo sobre o gelo em 1 segundo, ( inclusive usam até um chiclete para a transformação ) na verdade não é gelo, e, sim precipitação do excesso de um sal chamado Acetato de Sódio (  123,5 g / 100g de água a 20oC ), que é muito solúvel na água.

MATERIAL NECESSÁRIO


- Acetato de sódio.
- Béquer
- bastão de Vidro.
- Aquecedor elétrico.
- Tela de Amianto.
- Luva de Procedimentos.
- Espátula.
- Cuba de Vidro ou outro recipiente para formar o " GELO "
- local onde refrigerar.

PASSOS DO EXPERIMENTO

1º PASSO

- Adicione com a espátula o sal ( equivalente a uma colher de açúcar ) num béquer com água.
 ( Neste experimento foi usado 50ml ), e mexa até homogenizar.


Você vai perceber o resfriamento do recipiente, processo endotérmico.
                                            
2º PASSO

- Vá adicionando até sentir dificuldade de dissolução. Explicação : De início temos uma substância pura que é a água, depois temos uma mistura homogênea ( S+L ) diluída que vai ser concentrada até atingir a saturação.


3º PASSO:

- Depois de atingir a saturação ( quando o solvente esgota a capacidade de dissolver ), coloque o recipiente no aquecimento, e continue adicionando sal e mexendo até homogenizar.


ATENÇÃO : Cuidado para não se queimar pois a temperatura vai ficar elevada, a atenção deve ser redobrada para que a solução não caia sobre o operador , alem disso , segure o recipiente pela borda que é o lugar mais seguro.


4º PASSO:

- Coloque sal até que o volume tenha pelo menos triplicado. A solução agora é do tipo supersaturada, pois ultrapassou a capacidade do solvente de dissolver. Explicação : o aquecimento serviu para aumentar a energia cinética das moléculas, que , com esse movimento abriu espaço entre elas, permitindo assim a entrada de mais moléculas de sal.

5º PASSO:

- Retire o recipiente do aquecedor e despeje sobre a cuba, levando-a para o refrigerador durante 15  minutos aproximadamente.



Explicação : O resfriamento serviu para dimunuir a energia cinética das moléculas, que , com esse fato, fecha espaço entre elas, ( e  as moléculas do sal que entraram nesses espaços estão , digamos assim, soltas )  formando uma solução instável.

5º PASSO:

- Mele a ponta do dedo com o acetato ( no caso do vídeo , ele usa o chiclete ), e toque na solução. Veremos aparecer todo o sal dissolvido durante o aquecimento. ( portanto não há gelo ).



Explicação : Esta pequena quantidade de sal do dedo é chamada GÉRMEN DE CRISTALIZAÇÃO que é menor quantidade de soluto , que faz precipitar todo soluto dissolvido acima do coeficiente de solubilidade da água.


Sem comentários:

Enviar um comentário