terça-feira, 15 de novembro de 2011

BRINCANDO COM COLÓIDES ( PLAYING WITH COLLOIDS )

A EXPERIÊNCIA ABAIXO DEVE SER ACOMPANHADA POR UM PROFISSIONAL HABILITADO , E EM AMBIENTE ADEQUADO.

" CUIDADO , NÃO PROVE O IODETO DE POTÁSSIO , NEM A ÁGUA OXIGENADA "


MATERIAL NECESSÁRIO
- Uma proveta de 100 ml.
- Um béquer.
- Uma espátula.
- Iodeto de Potássio
- Peróxido de Hidrogênio ( P.A ) ( água oxigenada pura )
- Detergente líquido.
- Corante.
- Luva de Procedimento
PASSOS
1º PASSO :
- Coloque as luvas de procedimento, pois o peróxido causar lesões na pele. Não cheire nem prove este produto, cuidado com os olhos e o resto do corpo que está desprotegido.
2º PASSO:
Meça 20 ml ( ou qualquer outro pequeno volume ) de peróxido de hidrogênio na proveta e coloque-a próximo ao lugar onde será feita a experiência. ( No caso foi próximo a uma pia )


     A supervisão do professor Eudo Robson em todas as etapas.
3º PASSO:
Adicione 3 ml ( ou qualquer outra pequena quantidade ) de detergente, e agite levemente a mistura até homogenizar a mistura com cuidado para não espumar e derramar.
O detergente colorido é mais indicado pois aumenta o efeito visual.
4º PASSO:
Coloque 5 gotas de corante para dar um efeito colorido a experiência.
Aqui usamos o corante azul pra que misturado ao amarelo do detergente , forme uma espuma verde.


5º PASSO:
Agora com a espátula coloque uma porção de iodeto de potássio sobre a mistura e se afaste.

6º PASSO:
Observe a formação da espuma formada pela liberação do oxigênio em excesso no peróxido, e note o aquecimento da proveta, o que mostra qu o processo foi exotérmico.
 
Observe o começo da reação.

EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA

A espuma líquida é uma dispersão coloidal  na qual o dispersante é um líquido e o disperso é
um gás.A reação de decomposição da Água Oxigenada (H2O2) é acelerada por um catalisador, ( no caso o Iodeto de Potássio ). Mistura-se o detergente (agente tensoativo, ou surfactante ) a água oxigenada para diminuir a tensão superficial ,isto faz  aumentar a área da interface das bolhas. Quando o catalisador é acrescentado, o oxigênio liberado forma espuma que sai do recipiente com uma velocidade grande. Coloca-se corante para ter-se um efeito visual mais acentuado !
A satisfação pelo sucesso no experimento.

As soluções de peróxido de hidrogênio são instáveis, apresentando uma decomposição lenta à temperatura ambiente, com formação de água e oxigênio.

2 H2O2(aq) --> 2 H2O(l) + O2(g)

A reação de decomposição pode ser acelerada por aquecimento ou ainda à temperatura ambiente na presença de um catalisador.
A cinética da reação é dada pelas seguintes equações:

H2O2 (aq) + I-(a q)--> H2O (l)+ IO- (aq)
H2O2 (aq)+ IO- (aq)--> H2O (l)+ O2 (g)+ I- (l)

A água oxigenada é melhor  solvente protônico do que a água, porém seu forte poder oxidante limita seu uso. Mesmo tendo um potencial mais alto para solução ácida, muitas oxidações ocorrem mais rapidamente em solução básica.Quando o Peróxido é reduzido, recebe dois elétrons por molécula e os átomos de oxigênio vão para o estado de oxidação –2.

O peróxido de hidrogênio também pode ser oxidado; nesse caso, os átomos de oxigênio ganham um elétron cada um e vão para o estado zero.Para o peróxido ser oxidado em solução ácida , o agente oxidante deve ser suficientemente forte para inverter as reações anteriores, ou seja seu potencial deve ser maior que 0,68V . Como o potencial de redução do peróxido é próximo de 1,78V, ele pode oxidar ou reduzir a si mesmo.

REFERÊNCIA : Russel, John B. Química Geral. 2 ed. São Paulo


Sem comentários:

Enviar um comentário