sábado, 30 de março de 2019

REVISÃO DE QUÍMICA BÁSICA - SEPARAÇÃO DE MISTURAS - 9º E 1º ANOS (PARTE 3)

REVISÃO DE QUÍMICA BÁSICA - SEPARAÇÃO DE

       MISTURAS - 9º E 1º ANOS  (PARTE 3)

01.(UFG- 2007). Em um recipiente contendo 100 mL (1,37 kg) de mercúrio líquido, são colocados dois cubos (A e B), com volumes de 2 cmcada, de um material inerte diante do mercúrio. Os cubos têm massas de 14 g e 20 g, respectivamente. Ao serem colocados no recipiente,

a) os cubos vão para o fundo.

b) o cubo A afunda e o B flutua.

c) o cubo B afunda e o A flutua.

d) os cubos flutuam a meio caminho do fundo.

e) os cubos ficam na superfície do líquido.

02.(UNICENTRO-2007). Considere os seguintes fenômenos:

I.   adição de álcool a gasolina.

II.  fusão de uma barra de ferro.

III. solidificação da água.

IV. evaporação de éter.

V.  queima da vela.

VI. explosão de dinamite.

O número de fenômenos químicos representados é

a) 2. 
         
b) 3. 
         
c) 4. 
         
d) 5. 
                
e) 6.

03. (UFPE- 2003). Em quais das passagens grifadas abaixo está ocorrendo transformação química?

1)“O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu    amado”.

2)“A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos”.

3)“desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração”.

4)“Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velhatesoura enferrujando no fundo da gaveta”.

Estão corretas apenas:

a) 1 e 2.
         
b) 2 e 3. 
        
c) 3 e 4. 
        
d) 2 e 4.
         
e) 1 e 3.

04. (UTFPR-2006). Na tabela abaixo estão apresentados os pontos de fusão e de ebulição de algumas substâncias. Qual das substâncias abaixo estariam em estados físicos diferentes em regiões de frio intenso (– 15ºC) e calor intenso (50ºC)?

a)   Água, álcool etílico e fenol.

b)   Água, éter etílico e pentano.

c)    Água, éter etílico, etanol e fenol.

d)   Água, éter etílico, fenol e pentano.

e)   Todas as substâncias.

05. (UEPB- 2007). Um aluno pegou quatro recipientes contendo água em temperaturas variadas. Em seguida mergulhou uma das mãos no recipiente com água fria (5 ºC) e a outra mão no recipiente com água morna (45 ºC). Após dois minutos, retirou-as e mergulhou imediatamente em outros dois recipientes com água a temperatura ambiente (25 ºC), conforme a ilustração abaixo. Lembre-se que a temperatura do corpo humano é de aproximadamente 36 ºC. Com base no exposto, julgue as afirmações a seguir.


I.     No recipiente com água fria ocorre transferência de energia na forma de frio da água fria para a mão; e no recipiente com água morna ocorre transferência de energia na forma de calor da água morna para a mão.

II.  No recipiente com água fria ocorre transferência de energia na forma de calor da mão para a água fria; e no recipiente com água morna ocorre transferência de energia na forma de calor da água morna para a mão.


III. No recipiente com água fria ocorre transferência de energia na forma de trabalho da água fria para a mão; e no recipiente com água morna ocorre transferência de energia na forma de calor da água morna para a mão.

IV. No passo B (ver ilustração), a mão que sente a maior diferença de temperatura é a mão imersa na água fria. No passo C, apesar da água dos recipientes estar a uma mesma temperatura (25 ºC), a mão oriunda da água fria passa uma sensação de ser colocada em uma água morna; e a outra mão, uma sensação de água fria.

Estão corretas:

a)   Apenas II, III e IV.

b)   Apenas I, II e III.  

c)   Apenas II e IV. 
    
d)   Apenas I e IV. 
     
e)   Todas as alternativas.

06. (UFAM- 2007). Três líquidos, com suas respectivas densidades: benzeno (0,87 g/cm3), tetracloreto de carbono (1,59 g/cm3) e metanol (0,79 g/cm3), foram misturados a água pura. Destas substâncias, as duas primeiras são apolares (não solubilizam na água). Considerando a densidade normal da água pura (1,0 g/cm3), qual das afirmativas, em relação ao esquema abaixo, é verdadeira?


a)   No tanque I o líquido 1 é o metanol e o líquido 4 o tetracloreto de carbono.

b)  No tanque II o líquido 1 é o benzeno, a região 2 é uma fase homogênea (água+metanol) e o líquido 3 é o tetracloreto de carbono.

c)    No esquema do tanque I cada região representa um dos líquidos, sendo o de cima de menor densidade e de baixo de maior densidade.

d)   No tanque II o líquido 1 é o tetracloreto de carbono, a região 2 é uma fase homogênea (água+metanol) e o líquido 3 é o benzeno.

e)   A região 2 do tanque 2 é bifásica homogênea, composta por água e metanol.

07. (ERSHC-2019)

Analisando o gráfico acima, podemos concluir:

a) é do aquecimento de uma solução.

b) é do aquecimento de uma suspensão.

c) é do resfriamento de uma espécie química.

d) é do resfriamento de uma mistura eutética.

e) é do resfriamento de uma mistura azeotrópica.

08. (UEPG-2006-Adaptada). Durante a preparação tradicional do cafezinho brasileiro, são utilizados alguns procedimentos de separação de misturas. Assinale o que for correto.

a)  No preparo do cafezinho, além da separação de compostos insolúveis em água, são liberados compostos voláteis.

b)  Utiliza-se o pó ao invés de grãos inteiros, devido ao aumento da superfície, facilitando a extração dos compostos de interesse.

c)  No processo ocorrem as etapas de destilação por arraste de vapor e filtração       simples.

d)  No preparo do cafezinho, a seqüência de operações utilizadas é dissolução e filtração.

e)  No preparo do cafezinho, utiliza-se água quente porque esta aumenta a solubilidade da mistura heterogênea.

09. (UEM-2006). Considere o fluxograma abaixo, relativo à separação dos componentes de uma mistura constituída de biodiesel e de frutose totalmente dissolvida em água.

Os processos I e II equivalem, respectivamente, a

a)   filtração simples e decantação.

b)   decantação e destilação.

c)    filtração simples e centrifugação.

d)   centrifugação e decantação.

e)   sublimação e filtração simples

10. (CEFET- 2006). Aquecendo-se o leite até ficar morno e acrescentando-se vinagre, formam-se grumos de um material sólido que é a caseína, uma das proteínas do leite. Coando-se em um pano, separa-se a caseína. Continuando-se a aquecer o líquido restante até a ebulição, forma-se outro material sólido, que é outra proteína do leite, a albumina. Coando-se novamente, separa-se a albumina. Deixando-se evaporar o líquido restante, forma-se um resíduo sólido de sabor adocicado, constituído principalmente pelos açúcares e sais minerais do leite. Os processos de separação de misturas que permitiram, nesse procedimento, a obtenção da caseína, da albumina e do resíduo adocicado são, respectivamente:

a)   filtração; filtração; cristalização.

b)   filtração; filtração; levigação.

c)    filtração; levigação; centrifugação.

d)   decantação; centrifugação; destilação.

e)   decantação; filtração; destilação.

As questões de números 11 e 12 referem-se ao seguinte esquema, que mostra etapas da obtenção de óleo de soja:

11. (CEFET-SP- 2007). Examinando-se esse esquema, pode-se concluir que o solvente empregado para separar o óleo da pasta

I.     pode ser a água;
II.  deve ter temperatura de ebulição inferior à do óleo;
III.       deve ser miscível com o óleo.

É correto o que se afirma apenas em
a)   I.

b)   II.

c)    III.

d)   I e II.

e)   II e III.

12. (CEFET-SP- 2007). Entre os processos de separação de misturas indicados nesse esquema, estão a
a)   extração com solvente e a centrifugação.

b)   extração com solvente e a filtração.

c)    filtração e a centrifugação.

d)   filtração e a levigação.

e)   levigação e a flotação.

13. (ERSHC-2013). Considere os aparelhos de laboratório estudados. São usados, respectivamente, usados para separação de líquidos imiscíveis e para medir e transportar volume fixo de líquidos: (As figuras não estão em sequência ) 

a) Bureta e Funil simples.

b) Funil simples e Pisseta. 
                                        
c) Proveta e Funil de Bromo. 
                                                 
d) Funil de Decantação e Bureta. 

e) Funil de Bromo e Pipeta volumétrica. 

14.(ERSHC -2013). Quando misturamos quantidades iguais de soro fisiológico, álcool , acetona, areia, granito e óleo, num recipiente adequado, o sistema obtido será formado por:

a) oito fases e dez componentes.

b) Cinco fases e seis componentes. 

c) Cinco fases e nove componentes.

d) Seis fases e dez componentes.

e) Seis fases e nove componentes.

15. Qual mistura apresenta este gráfico de aquecimento? 



a) azeotrópica.

b) homogênea.

c) eutética.

d) heterogênea.

e) n. r. a. 

16. (FUVEST). O vapor obtido pela ebulição das seguintes soluções: 

I. água e sal

II. água e açúcar

III. água e álcool

é constituído de água pura apenas:

a) no caso I.

b) no caso II.

c) no caso III.

d) nos casos I e II.

e) nos casos II e III 

17. (VUNESP - Adaptada). Na preparação do café, a água quente entra em contato com o pó e é separada o coador. As operações envolvidas nessa separação são, respectivamente:

 

a) destilação e decantação.

b) filtração e destilação.

c) destilação e coação.

d) extração e filtração.

e) extração e decantação.

18. A figura representa o esquema de um experimento para determinação do teor de álcool na gasolina. Com base no experimento e considerando que não há variação de volume, pode-se afirmar que o teor de álcool, em volume, na gasolina analisada e o processo de extração utilizado são, respectivamente,  

  
a) 11% e dissolução fracionada.

b) 22% e dissolução fracionada.

c) 11% e decantação fracionada.

d) 22% e decantação fracionada.

e) 11% e destilação fracionada.

19. Para se realizar uma destilação simples, são necessárias as seguintes vidrarias:

a) bureta, pipeta e balão.

b) vidro de relógio, pipeta e dessecador.

c) balão, condensador e erlenmeyer.

d) condensador, funil e béquer.

e) funil, béquer e erlenmeyer.

20.Uma das etapas do funcionamento de um aspirador de pó utilizado nas residências domésticas é:
 
a) Uma filtração.

b) Uma decantação.

c) Uma sedimentação.

d) Uma centrifugação.

e) Todas as alternativas estão corretas. 

21.Quantas fases estão presentes no sistema: areia + sal + açúcar + água + gasolina?
a) 1.
               
b) 3.
             
c) 5.
             
d) 2.
              
e) 4. 

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON






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