terça-feira, 12 de setembro de 2017

OVO, UM TESOURO EM NOSSAS MÃOS!

 OVO, UM TESOURO  EM NOSSAS MÃOS!


Muito se tem falado sobre o ovo seus prováveis malefícios e benefícios. Durante muito tempo o ovo foi tratado como o vilão das dietas, da saúde, das doenças cardiovasculares, devido ao colesterol presente neste alimento. 
No entanto, em recentes estudos o ovo começa a ganhar sua redenção, pois, já se sabe que o colesterol existente no ovo é benéfico para o organismo e o seu consumo não eleva os níveis plasmáticos do mesmo. 
No trabalho de Novello et. al. (2006) em que a autora faz uma revisão de literatura de diversos artigos afim de estabelecer uma relação ao conteúdo de colesterol do ovo, e possíveis malefícios sobre o seu consumo na saúde humana, pode-se observar que o aumento do colesterol plasmático não estava associado ao consumo diário de ovos.
FONTE: diariodeumadietista.com

Além de saber que o colesterol presente no ovo não é prejudicial à saúde das pessoas é importante destacar que o colesterol faz parte da estrutura das membranas celulares, participa da produção de hormônios esteroides, do ácido biliar e vitamina D e que a maior parte é produzida pelo fígado e o colesterol dietético é aquele ocasionalmente encontrado nos alimentos de origem animal. 
A mudança nos hábitos alimentares, com a ingestão cada vez maior de alimentos ricos em gorduras saturadas é que fazem aumentar os níveis de colesterol e por consequência aumentar a propensão para a aterosclerose e doenças do coração.
FONTE: telemedicinamorsch.com.br

O ovo é o alimento mais completo para o ser humano depois do leite materno. 
Apresenta em sua composição 12 vitaminas essenciais; A, D, E, K, B1, B2, B12, Niacina, Biotina, Ácido Pantotênico, Ácido Fólico, Colina e minerais; Cálcio, Ferro, Zinco, Selênio e Magnésio; proteínas de alta qualidade, gorduras insaturadas (saudáveis) e antioxidantes. 
FONTE: editorasanar-2c9c.kxcdn.com
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (2009) esses nutrientes se fazem necessários por regularem as funções celulares; envolvidas nas funções de proteção (imunológicas), necessários para crescimento, reprodução e manutenção do equilíbrio entre as células; fazem parte de tecidos; envolvidos na contração muscular e na transmissão dos impulsos nervosos. Os antioxidantes são importantes para combater os radicais livres e melhorar o sistema imune. 
E as proteínas participam ativamente no processo de síntese do tecido muscular.
Para consumir ovos com segurança
Para poder desfrutar de todos esses benefícios que o ovo nos dá é preciso ficar atento à alguns detalhes na compra e no preparo do mesmo. Preocupada com a segurança biológica dos alimentos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicou a “Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação”, que esclarece acerca dos cuidados que devem ser tomados durante a manipulação de alimentos.
*Como armazenar e manipular ovos?
  • compre sempre ovos de origem conhecida e inspecionados pelos serviços oficiais;
  • mantenha-os em local limpo, fresco e arejado, preferencialmente em geladeira, após comprá-los;
  • ao comprar ovos, certifique-se da data de validade e que não estejam com a casca suja, trincada ou quebrada;
  • lave com água e sabão as superfícies de trabalho, utensílios e mãos antes de manusear o produto cru;
  • lave os ovos somente antes de utilizá-los;
  • os ovos e os alimentos que os utilizam como ingrediente devem ser bem fritos e cozidos.
  • os alimentos preparados com ovos devem ser armazenados na geladeira para sua melhor conservação.
*Segurança biológica do ovo
“O risco de um ovo ser contaminado por salmonella é muito baixo, cerca de 1 em cada 20.000 ovos. Mas não existe razão para se correr o risco de contrair infecções alimentares. O manuseio apropriado e higiênico do ovo pode reduzir ou até eliminar esse risco.” (A LAVOURA, 2012)
REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS:

I - A Lavoura NO 689/2012. 
Acessado em: 23 de novembro de 2015, às 19:51.
II - NOVELLO, D. ,FRANCESCHINI, P.,  QUINTI, D. A. Ovo: Conceitos, análises e controvérsias na saúde humana. ARCHIVOS LATINOAMERICANOS DE NUTRICION Organo Oficial de la Sociedad Latinoamericana de Nutrición Vol. 56 Nº 4, 2006. 
Disponível em: http://www.alanrevista.org/ediciones/2006-4/pdf/ovo.pdf. Acessado em: 23 de novembro de 2015, às 19:45
III - O ovo – para saber mais. Associação Portuguesa dos Nutricionistas Comissão de Especialidade da Direcção da APN em Nutrição Clínica, Alimentação Colectiva e Hotelaria e Inovação Alimentar e Tecnologia. ISBN Abril de 2012. 
Acessado em: 23 de novembro de 2015 às 18:46
IV - SÃO PAULO . Manual de Nutrição Profissional da Saúde. Departamento de Nutrição e Metabologia da SBD. 2009. 
Acessado em: 23 de novembro de 2015, às 20:00.
Por Carolina Rezende
Nutricionista – Universidade Tiradentes
Pós Graduação Clínica e Esportiva – IPGS
Extensão em Nutrição e Suplementação Desportiva pelo Instituto Europeu de Formação Profissional – CEFAD/Braga
 
Maria Carolina Rezende CRN 58172
Nutrição Clínica e Esportiva

Sem comentários:

Enviar um comentário