segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CONHECENDO OS TENSOATIVOS ( KNOW THE SURFACTANTS )

APRENDENDO A TRABALHAR LIGAÇÕES QUÍMICAS E BRINCAR COM O PRODUTO!
O professor Eudo Robson ministra a aula.

INGREDIENTES 

- MEL ( de preferência o conhecido mel KARO )
- DETERGENTE ( de preferência incolor )
- BICARBONATO DE SÓDIO ( ou fermento de bolo )
- GLICERINA
- ÁGUA DESTILADA ( a comum tem íons que afetam a operação )

MAERIAL NECESSÁRIO:

1 Proveta de 500 mL.
 2 Provetas de 50 mL.
1 Béquer de 500 mL. 
1 Bastão de vidro.
1 Espátula.

ATENÇÃO : O ideal é realizar esta experiência em ambiente pouco ventilado, e com temperatura amena, pois evitará vibrações nas ligações recentemente formadas, e , que ainda estão em estado de apuração.

 PASSOS DA PRÁTICA :

1º PASSO : Medir 240 mL de água destilada.
Fonte: darcylainemartins.blogspot.com

2º PASSO : Medir 30 mL de mel.
Com o auxílio de uma proveta a aluna mede 30 mL de mel.

3º PASSO : Medir 30 mL de detergente.
lembre-se do cuidado de não espumar o detergente.

4º Passo : Coloque a a água da proveta no béquer.
A água deve ser destilada, pois a água comum tem vários íons , dentre eles os íons cálcio que vão reduzir o efeito da experiência.

5º Passo : adicione todo o mel  e enxágue o resíduo do mel na proveta com um pouco da solução água + mel, e deixe tudo no béquer.
Tenha um pouco de paciência pois o mel é muito viscoso .
 O enxágue é para aproveitar o mel residual.
Atenção : pessoa que têm alergia a mel, deve evitat esse contato.

6º Passo: adicione o detergente a mistura do béquer sem provocar espuma.
Cuidado na adição pois deve ser evitado a espumação.

7º Passo: Homogenize a mistura. ( aqui começa a reação , que é bastante lenta)
Evite a formação de espuma neste momento pois a reação começou.

8º PASSO : Coloque 2 colheres de fermento em pó ou bicarbonato de sódio.
Adicione e mexa lentamente até que a espuma do bicarbonato abaixe.
Neste passo tome o cuidado de mexer a mistura lentamente, e de forma a espumar o mínimo possível, pois só a presença do bicarbonato ( no caso o fermento químico ) já provoca espuma.
Note a formação da espuma mesmo sem a agitação.

9º PASSO : Mexer a mistura até homogenizar, isto acontece com a diminuição da camada de espuma que a adição do bicarbonato provocou.
10º PASSO : Após 5 minutos a mistura está pronta. E pode ser colocada em qualquer recipiente para ser utilizada.
Dê preferência a recipientes plásticos para evitar acidentes .

No começo as bolhas ainda não são tão grandes devido ao pouco tempo de formação da solução.
Aqui já notamos a elasticidade adquirida pela bolha .
É interessante tentar a fusão das bolhas , pois ela cresce mais.
Aqui vemos a bolha bem maior, neste momento as tensões ...
...superficiais estão , numa linguagem coloquial, bem esticadas.
Aqui percebemos bem a elasticidade adquirida pela película da bolha.
Agora a adição da glicerina que é outro tensoativo, isto fará com que as bolhas cresçam ainda mais.
Quanto mais o tempo passa notamos o aprimoramento das ligações.
Aqui percebemos a decomposição da luz, através da variação das cores.

Esta experiência ( brincadeira ) nos faz pensar como cientistas mexem nas estruturas das moléculas para dá-las propriedades que desejam.
 No caso mexemos nas pontes de hidrogênio ( ligação de hidrogênio ) , usando  o mel, o detergente e a glicerina !
1- O detergente ( um surfactante ) foi responsável por qual efeito nas bolhas?
2 - Depois de adicionarmos a glicerina observamos o aumento das bolhas. o que justifica o fato?
3 - O mel alterou a estrutura das ligações de hidrogênio ( pontes )?
4 - Qual o papel da glicerina neste processo ?
5- As pontes de hidrogênio foram eliminadas ou aprimoradas ? O que houve com elas?
Comentem !

FONTES DOS TEXTOS 

Professor Eudo Robson

FONTES DAS IMAGENS 

Arquivo do Professor Eudo Robson

darcylainemartins.blogspot.com

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