segunda-feira, 12 de setembro de 2011

AURORA BOREAL E AURORA AUSTRAL ( AURORA BOREALIS AND AURORA AUSTRALIS )

AS AURORAS BOREAL E AUSTRAL

As auroras boreal e austral são Fenômenos  visuais (óticos) comuns  nas regiões próximas aos pólos de nosso planeta. Podem ser visualizadas, no período noturno ou final de tarde, a olho nu nas regiões onde ocorrem.
O brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, é devido ao impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea, com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.


No hemisfério norte é conhecida como aurora boreal ( batizado por Galileu Galilei  homenagem à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas) Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. No hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome dado  por James Cook, uma referência direta ao fato de estar ao Sul. O fenômeno não ocorre apenas na terra, foi provado existir em planetas do sistema solar tais como Júpiter, Saturno, Marte e VênusHoje sabemos que , o fenômeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório.


A aurora aparece tipicamente tanto como um brilho difuso quanto como uma cortina estendida em sentido horizontal e algumas vezes são formam arcos que mudam de forma constantemente.
Cada cortina consiste de vários raios paralelos e alinhados na direção das linhas do campo magnético, o que nos leva crer o fenômeno está alinhado com o campo magnético da terra.


Da mesma forma a junção de diversos fatores pode levar à formação de linhas aurorais de tonalidades de cor específicas.


DETALHANDO A FORMAÇÃO DA AURORA BOREAL

A Terra é constantemente atingida por ventos solares, um fluxo rarefeito de plasma quente (gás de elétrons livres cheios de energia e de prótons e partículas alfa ) ,sendo que a luz é produzida quando eles colidem com átomos da atmosfera do planeta, predominantemente oxigênio e nitrogênio,e dependa das altitudes em que ocorrem os choques.
A cor da aurora depende do átomo que colide com o elétron e da altitude em que se dá essa colisão.
·   Oxigênio - verde, em torno de até 240 Km para cima.
·   Oxigênio - vermelha, em torno de até 240 Km para baixo.
·   Nitrogênio - azul, em torno de até 96 Km de altitude
·   Nitrogênio - púrpura/violeta, acima de 96 Km de altitude

Durante tempestades magnéticas os fluxos podem ser bem mais fortes,causando distúrbios pela ionosfera em resposta às tempestades. A fonte de energia da aurora é obtida pelos ventos solares fluindo pela Terra.

Cada colisão emite parte da energia da partícula para o átomo que é atingido, um processo de ionização, dissociação e excitação de partículas. Todas forças elétricas e magnéticas reagem entre si, em combinações constantemente mutáveis. Essas mudanças e fluxos se apresentam como a "dança" das auroras, movendo-se ao longo de correntes atmosféricas e podendo alcançar 20.000.000 amperes a 50.000 volts
Enquanto a estabilização do oxigênio leva até um segundo para acontecer, nitrogênio estabiliza-se e emite luz instantaneamente. Tal processo, que é essencial para a formação da ionosfera terrestre.

De modo geral, o efeito luminoso é dominado pela emissão de átomos de oxigênio em altas camadas atmosféricas (em torno de 200 km de altitude), o que produz a tonalidade verde. Quando a tempestade é forte, camadas mais baixas da atmosfera são atingidas pelo vento solar (em torno de 100 km de altitude), produzindo a tonalidade vermelho escura pela emissão de átomos de nitrogênio (predominante) e oxigênio. Átomos de oxigênio emitem tonalidades de cores bastante variadas, mas as predominantes são o vermelho e o verde.
O fenômeno também pode ser observado com uma iluminação ultravioleta, violeta ou azul, originada de átomos de nitrogênio, sendo que a primeira é um bom meio para observá-lo do espaço (mas não em terra firme, pois a atmosfera absorve os raios UV).
A interação entre moléculas de oxigênio e nitrogênio, ambas gerando tonalidades na faixa do verde, cria o efeito da "linha verde auroral. Da mesma forma a interação entre tais átomos pode produzir o efeito da "linha vermelha auroral", ainda que mais raro e presente em altitudes mais altas.

As auroras geralmente ocorrem ao longo dos centros nos pólos magnéticos e não nos pólos geográficos. Como os pólos magnético e geográfico do nosso planeta não estão alinhados, da mesma forma as regiões aurorais não estão alinhadas com o pólo geográfico. Os melhores lugares para a observação de auroras ficam no Canadá para auroras boreais e na ilha da Tasmânia ou sul da Nova Zelândia para auroras austrais.

De vez em quando, as luzes ficam ao Sul, mais distantes, geralmente quando ocorrem muitas manchas solares. A atividade das manchas solares segue um ciclo de 11 anos. O próximo pico ocorrerá em 2012 e 2013, com boa chance de ocorrer auroras fora da faixa normal.
Sobre os sons , cientistas  ainda não chegaram a  um acordo sobre eles durante a aurora.
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1º) (ERSHC-2014) As auroras boreal e austral são Fenômenos:
a) Físicos
b) Químicos
c) Biológicos
d) Alômanos
e) Hipotéticos

2º) (ERSHC-2014) Se esses fenômenos forem verdadeiros são vistos:
a) Ao microscópio Comum
b) Ao microscópio eletrônico
c) Com binóculos que aumentam até 3 vezes o tamanho real.
d) Apenas com óculos escuros para evitar pertubações na córnea.
e) a olho nu

3º) (ERSHC-2014) As auroras ocorrem:
a) Apenas na Europa.
b) Apenas no Polo Norte.
c) Apenas em regiões tropicais.
d) Apenas no polo Sul.
e) Nenhuma resposta é Correta.

4º) (ERSHC-2014) A cor da aurora depende do átomo que colide com o elétron e da altitude em que se dá essa colisão.
a) Por isso é um fenômeno físico.
b) Por isso é um fenômeno químico.
c) Tal afirmação é errada.
d) Tal afirmação é correta.
e) Oxigênio - azul, em torno de até 96 Km de altitude

5º) (ERSHC-2014) Qual a alternativa Incorreta?
a) Durante tempestades magnéticas os fluxos podem ser bem mais fortes,causando distúrbios pela ionosfera em resposta às tempestades.
b) A fonte de energia da aurora é obtida pelos ventos solares fluindo pela Terra. 
c) Todas forças elétricas e magnéticas reagem entre si, em combinações constantemente e imutáveis mutáveis. Essas mudanças e fluxos se apresentam como a "dança" das auroras, movendo-se ao longo de correntes atmosféricas atingindo baixas voltagens.
d) A magnetosfera terrestre é uma região do espaço dominada por seu campo magnético. Ela forma um obstáculo no caminho do vento solar, causando sua dispersão em sua volta.
e) Cada colisão emite parte da energia da partícula para o átomo que é atingido, um processo de ionizaçãodissociação e excitação de partículas.

6º) (ERSHC-2014) Das afirmações qual é verdeira?
a) Enquanto a estabilização do oxigênio leva até 1 hora para acontecer. 
b) Nitrogênio estabiliza-se e emite luz instantaneamente. Tal processo, que é essencial para a formação da ionosfera terrestre.
c) Nitrogênio estabiliza-se e emite luz demoradamente. Tal processo, que é essencial para a formação da ionosfera terrestre.
d) De modo geral, o efeito luminoso é dominado pela emissão de átomos de oxigênio em altas camadas atmosféricas (em torno de 200 km de altitude), o que produz a tonalidade verde.

7º) (ERSHC-2014) Sobre a afirmaçãoAs auroras geralmente ocorrem ao longo dos centros nos pólos magnéticos e não nos pólos geográficos." É correto afirmar que isto ocorre por que:
a) Os pólos magnético e geográfico do nosso planeta não estão alinhados.
b) As regiões aurorais estão alinhadas com o pólo geográfico.
c) Sobre os sons,emitidos pelas auroras cientistas alegam que é devido ao fenômeno da ionização dos átomos.
d) A atividade das manchas solares segue um ciclo de uma década.
e) Os melhores lugares para a observação de auroras ficam nos EUA, para auroras boreais e na ilha da Groelândia ou Sul de Nova York para auroras austrais.

8º) (ERSHC-2014) Detalhando a formação da AURORA BOREAL, temos as sentenças:
I - Terra é constantemente atingida por ventos solares, um fluxo rarefeito de plasma quente.
II - A luz é produzida quando os ventos colidem com íons da ionosfera do planeta, predominantemente oxigênio e nitrogênio
III - Este plasma é formado por gás com elétrons livres cheios de energia de prótons e partículas alfa.
IV -  A luz produzida não depende das altitudes em que ocorrem os choques e nem dos gases nelas contidos. 
São corretas as afirmações:
a) I e II
b) II e III
c) I e III
d) II e IV
e) III e IV

9º) (ERSHC-2014) Mesmo sendo um fenômeno físico, pois como o texto afirma, que ele é ótico, a Aurora Boreal tem Luz. Certo? Daí podemos concluir que:
a) A presença da Luz se encaixa na teoria de Rutherford- Bohr.
b) A presença da luz não se explica na área da química.
c) A presença da luz se deve ao aquecimento das colisões dos ventos com as partículas gasosas..
d) A presença de luz é explicada pelo Fóton dos elétrons das partículas gasosas que foram ionizadas.
e) Apresença da luz se deve a ionosfera funcionar como uma lente, o que dá a idéia de luminosidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário