- Colágeno – É uma proteína produzida pelo organismo que corresponde a aproximadamente a 30% das proteínas do nosso corpo 70% da proteína da pele.
- Tem a função de sustentar as células das peles, dos ossos, das cartilagens dos ligamentos e tendões.
- Após os 30 anos de idade, a produção dessa proteína pelo corpo passa a cair 1% ao ano. A perda de colágeno é mais acentuada nas mulheres que já têm menor quantidade de proteínas no corpo.
- Na menopausa essa perda ainda é maior, pois ao invés de cair 1%, cai 2% ao ano.
- Aos 50 anos de idade, nosso corpo passa a produzir em média 35% do colágeno necessário. Esta é uma das principais causas do envelhecimento e provoca:
- I – Diminuição da elasticidade da pele.
- II – Aparecimento de rugas, flacidez, estrias e celulites.
- III – Fragilidade nos ossos, nas cartilagens e articulações.
- IV – Diminuição da grossura dos fios dos cabelos.
Sabiam?
Por isso é
necessário repor o colágeno no nosso corpo.
- Mas como repor?
- Há três maneiras muito simples de fazer a reposição.
- Uma das maneiras seria ter uma dieta equilibrada (para isso consulte um nutricionista, médico ou dermatologista).
- Mas daremos alguns exemplos: Comer carnes, principalmente as vermelhas que são fontes de proteínas. Tomar como suplemento colágeno Hidrolisado disponível em cápsulas, gelatinas ou em pó.
- O colágeno suplementar é extraído da cartilagem do boi, passando em seguida por uma reação de hidrólise (que é a quebra das moléculas das proteínas) para que o organismo consiga absorvê-lo.
- Mas sobretudo mantenha sua pele hidratada, beba sempre a quantidade ideal de água ou use hidratante para manter sua pele sempre saudável. Se for maquiar-se, aí sim que a hidratação e a limpeza têm que ser ideais.
- Sobre o Colágeno ainda não há um consenso, há especialistas seu uso, assim como também, há especialistas que desaprovam por não haver provas sobre os benefícios do produto.
- Evite a exposição solar no horário de pico de raios UV (Das 10 às 16 horas). Essa radiação queimará tato a pele que está morrendo, quanto a que está nascendo, provocando a má distribuição do colágeno.
- Nunca durma com maquiagens pois a pele se renova todo dia e isto dificulta a queda da morta e o eflorescer da nova, que por tabela dificulta o colágeno de se distribuir.
- O Ministério da Saúde o reconhece como ingrediente alimentício.
- Agora façamos um balanço sobre os possíveis benefícios e os efeitos colaterais.
- Benefícios – tratamento de osteoporoses, osteoartrites, doenças degenerativas, manutenção da estética por combater o aparecimento das rugas e aliado a um dieta e exercícios melhora a tonificação muscular.
- Efeitos Colaterais – sensação de estômago cheio, gosto ruim na boca e se tomado em excesso, pode prejudicar os sistemas renal, hepático e retenção de líquidos.
FATORES DE RISCO
PARA A PERDA DE COLÁGENO NO ORGANISMO
- I – Tabagismo (aumenta 3 vezes o número de rugas).
- II – Exposição em excesso ao sol.
- III – má alimentação.
- No setor alimentício, ele é usado na fabricação de iogurtes, embutidos (salsichas, presunto, rosbife) e para sobremesas de fácil preparação (sobremesas de gelatinas, pudins, maria-mole, baianús e Pint), sendo também muito utilizado na área de cosméticos e produtos fármacos (cápsulas moles e duras são de gelatina obtida do processo de hidrólise parcial do colágeno, por exemplo).
TIPOS DE COLÁGENO
- Colágeno Tipo I
- É o mais comum; aparece nos tendões, na cartilagem fibrosa, no tecido conjuntivo frouxo comum, ou seja, está presente nos ossos, tendões e pele.
- Colágeno Tipo II
- É produzido por condrócitos, aparece na cartilagem hialina e na cartilagem elástica. É indicado para tratamento de artrose, por ajudar a recompor a cartilagem das articulações.
- Colágeno Tipo III
- Presentes em músculo liso (baço, nódulos linfáticos, medula óssea vermelha), artérias, fígado, útero e camadas musculares do intestino.
- Colágeno Tipo IV
- Aparece na lâmina basal, um dos componentes da membrana basal dos epitélios. Presente nas lentes da cápsula ocular, glomérulos.
- Colágeno Tipo V
- Está presente nos ossos, tendões e sangue.
- Colágeno Tipo VI
- Está presente no sangue, camada íntima da placenta.
- Colágeno Tipo VII
- Está presente nas membranas corioaminióticas e na placenta.
- Colágeno Tipo VIII
- É endotélio.
- Colágeno Tipo IX
- Ele tem a função de manter as células unidas e é o principal componente proteico de órgãos
- Colágeno Tipo X, XI e XII
- Está presente na cartilagem.
Sprays, cápsulas, gelatinas, comprimidos e pó.
Pelo Professor Eudo Robson
- Técnico em Química
- Manipulador de Medicamentos
- Esteticista
- Cosmologista
- Dermo-Farmacêutico
- Químico Industrial
- Mestre em Química
- Doutorando em Cosmetologia
Fonte
dos textos adaptados: megaarquivo.com.
Sem comentários:
Enviar um comentário