sexta-feira, 18 de março de 2022

SIMULADO I - MARÇO 2022

 01. (ERSHC-2022). Durante a Segunda Guerra Mundial, visando suprir sua escassez de fontes de petróleo, os alemães que eram grandes produtores de carvão, utilizaram o processo de Fischer-Tropsch para a produção de hidrocarbonetos líquidos tais como gasolina, querosene, gasóleo e lubrificantes para manter sua máquina de guerra funcionando.

Esses processos alternativos oriundos do Petróleo Sintético representaram 9% da produção de combustíveis estimada na guerra alemã e 25% de combustível para automóvel naquela época.

Dos ramos da Química, tem maior destaque nesse tipo de produção, a

a) Química Analítica.

b) Química Inorgânica.

c) Química Mineral.

d) Físico- Química.

e)  Química Orgânica.

02. (ERSHC-2022). É sabido qualquer fato (acontecimento) que ocorre na natureza denomina-se fenômeno. Portanto, fenômeno não precisa ser uma coisa extraordinária como muitos pensam. Fatos simples, tais como: uma pessoa andando, uma folha caindo, um automóvel parando, uma explosão, são típicos fenômenos do nosso cotidiano. Com base nessa tese, pode-se afirmar que é verdadeiramente um fenômeno químico e não biológico:

a) a produção de gasolina e gás de cozinha a partir do petróleo.

b) a fotossíntese realizada pelas plantas para transformar a clorofila.

c) a fabricação de fios e lâminas de alumínio a partir de uma barra de alumínio.

d) a fabricação da coalhada e doces a partir do leite in natura das vacas e cabritas.

e) o sumiço do açúcar e do sal quando colocados e agitados, em pequena quantidade de água.

03. (ERSHC - 2022). Ah, a poesia. O que seria dela sem um casal apaixonado, sem um casal que divide suas conquistas e pelejas juntos. Quando apaixonados, casais viajam em visões e versos que os transportam para mundos virtuais e desconexos. A mesma coisa quando atingem a maturidade juntos. Seus pensamentos e frases vagam a ponto de fenômenos químicos serem encontrados. Não? Então vejamos:

Frase 1: Amor, quando vejo o reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos, lembro-me de seus cabelos.

Frase 2: Princesa, quando olho para a chama dessa vela, vejo o brilho que emana de seus olhos.

Frase 3: Anjo, não deixes que seu coração seja como essa pedra de gelo derretendo em seu copo. Assim o nosso amor sublima!

Frase 4: Querida, com o passar dos tempos começo a me sentir como essa tesoura velha enferrujando no fundo da gaveta.

Nota-se presença de fenômenos químicos nas frases:

a) 1 e 2

b) 2 e 4

c) 3 e 4

d) 2 e 3

e) 1 e 3

04. (UNESP – SP). A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos. Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite: 

I. a evaporação de um ou mais de seus componentes; 

II. a decomposição e consequente diminuição da quantidade de composto que constitui o princípio ativo; 

III. a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde. 

Cada um desses processos – I, II, III – corresponde a um tipo de transformação classificada, respectivamente, como: 

a) física, física e química 

b) física, química e química 

c) química, física e física 

d) química, física e química 

e) química, química e física

05. (UFMG 2019 - adaptada). Considere a charge a seguir para responder a esta questão.

Ao pesquisar sobre o assunto, Calvin descobre que o gelo flutua na água, porque as partículas do gelo

a) possuem mais movimento do que as partículas da água líquida.

b) são neutras e as partículas da água possuem pontes de hidrogênio.

c) possuem mais espaços vazios entre elas do que as partículas da água líquida.

d) são constituídas por partículas de ar e as partículas da água líquida não o são.

e) são construídas por partículas com forças de coesão maiores do que as de repulsão. 

06. (ENEM). O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase, e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera. A transformação mencionada no texto é a:

a) fusão.

b) liquefação.

c) evaporação.

d) solidificação.

e) condensação.

07. (ERSHC-2015 - Adaptada). Nas imagens abaixo são verificadas as variantes dos estados físicos da matéria, tais como o estado sólido, o estado líquido, o estado gasoso e o estado de plasma. Nota-se a ausência dos condensados de Bose-Einstein e de Fermi-Dirac que serão melhor estudados num futuro próximo. Sobre essas mudanças é verdadeiro afirmar que: 

             Fonte: explorando-la-quimica.blogspot.coma

a) No estado líquido as forças de coesão são menores do que as de repulsão.

b) Na passagem do gás para o sólido há liberação de calor, daí a solidificação.

c) Na passagem do sólido para o gás há absorção de calor, pois o processo é exotérmico.

d) Nos dois últimos estados (esquerda para direita) temos a presença de cargas elétricas.

e) Para atingirmos o estado gasoso é necessário que o vapor passe da temperatura crítica.

08. (ERSHC-2022). Num centro de pesquisas na cidade de Aracaju, um cientista colocou água num recipiente adequado para aquecer. Nesse mesmo instante, na cidade de Potosí a 4090m de altitude, outro cientista realizou o mesmo procedimento. Vale ressaltar que Aracaju está ao nível do mar, onde a pressão atmosférica é de 1 atm e que sob essa condição água ferve a uma temperatura de 100 °C.

No experimento realizado em Potosí, foi observado que:

a) a água entrou em ebulição numa temperatura maior que 100°C, devido a pressão ser maior.

b) o líquido ferveu numa temperatura superior a 100°C, pois seu calor específico aumentou.

c) a água ferveu numa temperatura menor que 100°C, pois a pressão atmosférica é menor.

d) o líquido não conseguiu entrar em ebulição nessa altitude devido a falta de pressão.

e) o líquido ferveu na mesma temperatura de Aracaju, pois a pressão não influi.

09. (ERSHC - 2022). Durante um inverno no Canadá, Katy andava descalça em sua casa. Ela trocou de ambiente ao passar do quarto com piso de madeira para a sala com piso de cerâmica. Nesse momento, ela teve a sensação (de calor) de que o piso da sala estava mais frio do que o piso do quarto.

Essa sensação de frio que a garota sentiu, é explicada pelo fato do piso da sala:

a) estar em uma temperatura menor que a madeira.       

b) aquecer os pés dela, mais lentamente que a madeira.

c) armazenar menor quantidade de calor que a madeira.

d) transmitir, mais rapidamente o calor dos pés para o chão.

e) estar numa região mais fria da casa, onde as portas ficam abertas.

 

10. (ERSHC – 2022). Quando trabalhamos, pesquisamos ou estudamos num laboratório de química, devemos observar vários procedimentos e aprender o uso de diversas vidrarias e vários equipamentos.

Depois de um certo domínio sobre esses temas, podemos afirmar que é correta a afirmativa:

a) a pipeta volumétrica mede com precisão uma variada gama de volumes.

b) a bureta que é usada na titulação, mede, porém não transporta volumes.

c) o fato de líquidos incolores dificultar sua identificação, nos obriga a cheirá-los.

d) o erlenmeyer não pode ser usado como um substituto do béquer numa filtração.

e) ao trabalharmos com líquidos voláteis, devemos usar o béquer para evitar perdas.


GABARITO:

1-E, 2- D, 3 - B, 4 - B, 5 - C, 6 - C, 7 - E, 8 - C, 9 - A, 10 -B.


PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

Sem comentários:

Enviar um comentário