sexta-feira, 31 de julho de 2020

REVISÃO PARA OLIMPÍADA DE CIÊNCIAS - PARTE 1

01. Os principais movimentos que a Terra executa são a rotação e a translação, representados, fora de escala, no desenho abaixo.

Se a Terra girasse em torno do seu eixo com o dobro da sua velocidade, mas mantivesse a mesma velocidade de translação em torno do Sol:

a) as noites teriam o dobro da sua duração atual, assim como o ano.

b) as noites teriam a metade da sua duração atual, mas o ano permaneceria o mesmo.

c) a duração do dia ficaria inalterada e a do ano também.

d) o ano teria a metade da sua duração atual, mas a duração da noite ficaria inalterada.

02. Atualmente podemos presenciar diversos tipos de eclipses solares: Total (quando o disco da Lua cobre completamente o disco do Sol), Anular (ou anelar ou em anel, quando o disco da Lua, mesmo na frente do disco do Sol não o cobre totalmente), Parcial (quando o disco da Lua cobre apenas uma parte do disco do Sol e Híbrido (quando a curvatura da Terra faz com que o eclipse seja observado como anular em alguns locais e total em outros).

Se a Lua estivesse orbitando a Terra um pouco mais afastada do que está agora, os eclipses solares:

a) seriam sempre parciais e anulares.

b) não mais aconteceriam.

c) seriam mais frequentes.

d) seriam sempre totais.

03. A astrobiologia, na visão atual, é definida como um campo de pesquisa dedicado a entender a origem, a evolução, a distribuição e o futuro da vida, na Terra ou fora dela. Dessa forma, uma das principais perguntas que os astrobiólogos tentam responder vêm sendo feita pela humanidade há milênios: “como a vida se originou e evoluiu na Terra?”

São os primeiros compostos, essenciais para o surgimento da vida na Terra, devem ter sido:

a) os polissacarídeos. (Têm a função de armazenar energia).

b) os pigmentos fotossintetizantes.

c) os aminoácidos. (Dá estrutura a célula).

d) as proteínas. (Constituídas por aminoácidos - defesa do organismo).

04. Uma cena bastante presenciada nos jogos olímpicos é utilização de um pó branco por ginastas e levantadores de peso. Essa substância auxilia a eliminar o suor das mãos e segurar melhor os objetos. A substância em questão

a) gelo seco (CO2).

b) cloreto de sódio (NaCl).

c) sacarose (açúcar comum).

d) carbonato de magnésio (MgCO3).

05. A imagem abaixo ilustra um aparato para extração do óleo essencial (essência) das folhas de um vegetal. Que processos de separação são importantes para o adequado funcionamento desse sistema?

a) Destilação, filtração e sifonação

b) Evaporação, liquefação e filtração

c) Evaporação, condensação e filtração

d) Destilação, condensação e decantação

06. Observe as figuras abaixo.


Aonde está ocorrendo fenômenos químicos e físicos simultaneamente?

a) apenas na figura A.

b) apenas na figura B.

c) apenas nas figuras A e B.

d) em todas as figuras.

07. Na foto em anexo, vemos um dirigível se movimentando pelo ar. O dirigível é composto por uma cabine, um enorme balão e motores a hélices para se movimentar em todas as direções. Dentro desse enorme balão é geralmente colocado o gás hélio (He) ou o gás hidrogênio (H2). O segundo é um gás altamente inflamável em contato com o oxigênio. Sabemos que o ar que é composto por nitrogênio (78%), oxigênio (21%) e outros gases (1%).

Podemos afirmar que:

a) o ar é uma mistura enquanto o gás usado no dirigível é uma substância simples.

b) o dirigível flutua porque ele é mais denso que o ar.

c) o gás hidrogênio é o mais seguro a ser utilizado nos dirigíveis.

d) as moléculas que constituem os gases usados em dirigíveis são diatômicas.

08. Uma bola de vidro tem o mesmo tamanho de uma bola de aço. Após introduzi-las na água que se encontra em um grande recipiente, elas foram abandonadas na mesma profundidade, em t = 0 s. O comportamento da profundidade de cada esfera no decorrer do tempo foi registrado na tabela abaixo. 

Dados: hvidro = profundidade da esfera de vidro haço = profundidade da esfera de vidro. O aço é três vezes mais denso que o vidro.

Analise as proposições abaixo:

I. Após o abandono, a bola mais pesada era a mais rápida.

II. Durante todo o movimento, essas esferas desenvolveram movimentos uniformes.

III. Se elas estivessem caindo envolvidas pelo ar, elas desenvolveriam velocidades maiores.

É correto afirmar:

a) apenas a proposição I é verdadeira.

b) apenas a proposição III é verdadeira.

c) apenas as proposições I e III são verdadeiras.

d) todas as proposições são verdadeiras.

09. A Lua é um corpo opaco, logo, impede que a luz solar a atravesse. Na figura, vemos uma região da superfície da Terra escurecida em virtude da posição da Lua que se encontra entre o Sol e a Terra. Vemos também a trajetória que o centro desta região escurecida fará em relação à superfície da Terra, bem como três cidades, A, B e C, localizadas nesta superfície.

Qual das três cidades apresentadas possui a maior probabilidade dos seus habitantes observarem o fenômeno do eclipse parcial do Sol?

a) nenhum habitante dessas cidades poderá observar o eclipse parcial do Sol.

b) cidade A.

c) cidade B.

d) cidade C.

10. O gráfico mostrado abaixo foi construído a partir dos dados de medições realizadas na parte reta do percurso cumprido por uma esquiadora. 

Ao ser indagada sobre o seu desempenho naquele trecho específico, a atleta afirmou que o resultado teve a influência positiva de uma mistura colocada legalmente na parte inferior dos seus esquis. Sobre o tipo de movimento desempenhado pelaesquiadora no trecho indicado, estão corretas as considerações feitas abaixo exceto a contida na seguinte afirmativa:

a) a mistura utilizada deve ter tido baixa afinidade com água.

b) a atleta percorreu distâncias iguais em intervalos de tempos iguais.

c) a mistura de NaCl e açúcar teria efeito similar ao da mistura usada.

d) a velocidade média é idêntica a velocidade instantânea em qualquer tempo.

11. Na figura, vemos o ciclo da água. Destacamos a subida da água após se tornar vapor e a descida da água após condensação. 

Sobre as transformações de energia nesses processos, podemos afirmar:

a) na evaporação, a energia da radiação solar é transformada em energia cinética que faz o vapor subir.

b) na condensação, a energia cinética do vapor de água é transformada em energia térmica para o ambiente.

c) na descida, toda a energia potencial gravitacional que a água perde é transformada em cinética para a própria água.

d) na subida, o vapor de água ganha energia potencial gravitacional, trocando de posição com o ar mais denso que perde energia potencial gravitacional.

12. Um aluno do nono ano estava estudando uma lâmina de microscopia durante a aula prática de ciências. Este material foi produzido após a coleta de água de um rio contaminado, havendo então uma grande variabilidade de microrganismos. O aluno perguntou aos colegas se aquelas células visualizadas eram de bactérias? Um dos colegas, então, explicou que aquelas células eram de eucariontes, não podendo ser classificadas como bactérias. Qual das alternativas a seguir contém características que são exclusivas dos eucariontes e que, portanto, corroboram a afirmativa do colega?

a) presença de ribossomos, parede celular, e DNA.

b) presença de mitocôndria, envelope nuclear, e complexo golgiense.

c) presença de DNA, complexo golgiense, e retículo endoplasmático.

d) presença de membrana plasmática, ribossomos, e proteínas.

13. Uma parte importante da compreensão das ciências em geral é a adoção de modelos que possam ajudar a explicar fenômenos e estruturas que normalmente não podem ser vistas a olho nú. Nesta perspectiva, vários modelos diferentes foram apresentados para se explicar a estrutura do átomo, que foi se modificando ao longo do tempo. Quais das partículas sub- atômicas fazem parte da estrutura atômica pelo modelo de Rutherford - Bhor

a) Planks, quarks e prótons

b) Nêutrons, prótons e elétrons

c) neutrino, elétrons e nêutrons

d) Prótons, elétrons e massa atômica

14. O treinamento de dublê é rigoroso, pois tal profissional deve estar preparado para executar com perfeição diversas situações de perigo. Uma parte deste treinamento é saber pular de grandes alturas em colchões de ar, como mostrado na figura. 

Nesta situação, o dublê parte do repouso de uma plataforma. Durante a queda, a gravidade faz o dublê aumentar a velocidade até encontrar o colchão de ar, onde sua velocidade é reduzida até zero novamente. Sobre as energias e suas transformações nesta situação, podemos afirmar:

a) quanto mais alto, maior a energia cinética inicial.

b) quando atinge o colchão, a energia potencial gravitacional do dublê é transferida para o ar no interior do colchão.

c) durante a queda, o ar externo ao colchão não interfere no movimento da dublê.

d) durante a descida, a energia potencial gravitacional é transformada em energia cinética.

15. Separar uma substância da outra nem sempre é fácil. Existem várias técnicas (processos) laboratoriais que são adotadas a depender do que está sendo separado. Uma delas é a centrifugação, tão usada em exames médicos. Sobre a centrifugação, determine a proposição verdadeira.

a) é uma decantação acelerada pelo aumento da gravidade.

b) os constituintes da mistura são separados em função de suas densidades.

c) é empregado para separar líquidos miscíveis.

d) a força centrífuga altera a composição química da mistura, separando-os em fases distintas.

16. Carlos geralmente dorme no início da noite e acorda com a luminosidade do Sol. É uma pessoa que prefere assistir a filmes e séries de televisão do que a telejornais, logo não acompanha as notícias diárias. Certo dia, acordou meia-noite, foi ao banheiro e, antes de voltar a dormir, observou a Lua pela janela. Passado uma semana, aconteceu o mesmo evento que voltou a se repetir após mais uma semana. Nesses três eventos, apesar de levar menos de um minuto observando a Lua e não ser detalhista, Carlos notou que a aparência da Lua era de um semicírculo. Uma semana após o terceiro evento, Carlos voltou a acordar à meia-noite e a olhar pela janela. Quando olhou para o céu:

a) não viu a Lua em nenhum lugar.

b) a Lua tinha a mesma aparência que nas outras vezes.

c) a Lua apareceu como um disco.

d) a descrição das observações está incoerente com a realidade.

Gabarito

1 – B

2 – A

3 – C

4 -  D

5 – D

6 – D

7 – A

8 – A

9 – C

10 – A

11 – D

12 – B

13 – B

14 – D

15 – B

16 – A

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

 

 


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