quinta-feira, 4 de abril de 2019

ESTUDO DOA ALDEÍDOS E DAS CETONAS


ESTUDO DOS ALDEÍDOS E CETONAS


Definição:

- Aldeídos são compostos orgânicos que possuem o grupo funcional aldoxila, metanoila ou formila na extremidade da cadeia, ligado a um átomo de hidrogênio e a um de oxigênio.

FÓRMULAS GERAIS


Exemplos:



Nomenclaturas de aldeídos

A nomenclatura IUPAC dos aldeídos é feita com a terminação AL. A cadeia principal é a mais longa que inclui o grupo — CHO, e a numeração é feita a partir desse grupo.
A nomenclatura usual é feita com a palavra aldeído e o nome do hidrocarboneto correspondente.

Exemplos:


Há casos particulares com nomes próprios:

       Benzaldeído

Principais Aldeídos

Aldeído fórmico (formaldeído) que é um gás incolor, de cheiro característico e irritante e bastante solúvel em água. Sua solução aquosa, a 40%, é conhecida no comércio como “formol” ou “formalina”.


É usado como desinfetante, conservante de cadáveres, na fabricação de plásticos, de de desinfetantes, de remédios (urotropina), de explosivos RDX (ciclonite), alisantes capilares, é irritante para os olhos, nariz, garganta e pulmões.

Aldeído Acético está presente na “ressaca” devido a ingestão de bebidas alcoólicas e no cheiro irritante que escapa dos automóveis movidos a álcool ao lhe darmos a partida sendo usado na produção de ácido acético (vinagre).

CETONAS
Definição:

É todo composto que apresenta o grupo carbonila ligado a duas cadeias ou radicais orgânicos.

FÓRMULA GERAL


Nomenclaturas das cetonas

A nomenclatura IUPAC das cetonas contém a terminação ONA. A cadeia principal é a mais longa que inclui a carbonila, e a numeração é feita a partir da extremidade mais próxima da carbonila.
A nomenclatura usual das cetonas contém a palavra cetona, seguida dos nomes dos grupos ligados à carbonila, em ordem alfabética, e com a terminação ílica.

Exemplos:



Casos particulares com nomes próprios: as cetonas cíclicas



Principais Cetonas

Acetona - A acetona comum ou propanona é um líquido incolor, inflamável, de cheiro agradável e solúvel em água e em solventes orgânicos.
É usada como solvente (de esmaltes, tintas, vernizes), na extração de óleos de sementes vegetais, de medicamentos etc.

O grupo CO característico dos aldeídos e cetonas, aparece também em muitos compostos naturais, como essências, perfumes e fixadores, extraídos de vegetais e de animais. Exemplos: Jasmona (óleo essencial de jasmim), Muscona (óleo do veado almiscareiro)...

                Jasmim                Essência     Veado Almiscareiro      Muscona 


Agora é só exercitar, vem aí os exercícios!


PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

Sem comentários:

Enviar um comentário