segunda-feira, 30 de abril de 2018

EXERCÍCIO SOBRE HISTÓRICO DO ÁTOMO - PARTE 2

01- (UNICENTRO-2007). Um cientista propôs o seguinte modelo atômico: “O átomo deve ter duas regiões: um núcleo denso, muito pequeno, com prótons e uma eletrosfera, uma região de volume muito grande, ocupada pelos elétrons. ” Essa proposta está de acordo com o modelo de 
a) Chadwick.              
b) Dalton. 
c) Faraday. 
d) Rutherford. 
e) Thomson. 

02- (UEPG-2007) A palavra átomo é originária do grego e significa indivisível, ou seja, segundo os filósofos gregos, o átomo seria a menor partícula da matéria que não poderia ser mais dividida. Atualmente esse conceito não é mais aceito. A respeito dos átomos, assinale o que for correto. 
(01) não podem ser desintegrados. 
(02) o número de elétrons presentes no átomo é sempre maior que o número de prótons. 
(04) a perda de um elétron do átomo leva à formação de um íon de carga negativa. 
(08) apresentam duas regiões distintas, o núcleo e a eletrosfera. 
(16) no átomo, todas as cargas positivas e quase toda a massa está concentrada no núcleo, enquanto que os elétrons carregados negativamente, circundam o núcleo e ocupam a maior parte do espaço do átomo. 

03- (UFMG-2006). No fim do século XIX, Thomson realizou experimentos em tubos de vidro que continham gases a baixas pressões, em que aplicava uma grande diferença de potencial. Isso provocava a emissão de raios catódicos. Esses raios, produzidos num cátodo metálico, deslocavam-se em direção à extremidade do tubo (E). (Na figura, essa trajetória é representada pela linha tracejada X.) 


Nesses experimentos, Thomson observou que: 
I. a razão entre a carga e a massa dos raios catódicos era independente da natureza do metal constituinte do cátodo ou do gás existente no tubo; 
II. os raios catódicos, ao passarem entre duas placas carregadas, com cargas de sinal contrário, se desviavam na direção da placa positiva. 
III. (na figura, esse desvio é representado pela linha tracejada Y.) Considerando-se essas observações, é CORRETO afirmar que os raios catódicos são constituídos de: 
a) elétrons.                
b) ânions. 
c) prótons.         
d) cátions. 

04- (PUC-MG-2006). Assinale a afirmativa abaixo que NÃO é uma idéia que provém do modelo atômico de Dalton. 
a) átomos de um elemento podem ser transformados em átomos de outros elementos por reações químicas. 
b) todos os átomos de um dado elemento têm propriedades idênticas, as quais diferem das propriedades dos átomos de outros elementos. 
c) um elemento é composto de partículas indivisíveis e diminutas chamadas átomos. 
d) compostos são formados quando átomos de diferentes elementos se combinam em razões bem determinadas. 

05- (UNICAP-2003). Na época em que J. J. Thomsom conduziu seu experimento de raios catódicos, a natureza do elétron era uma dúvida. Alguns o consideravam uma forma de radiação; outros acreditavam que era uma partícula. 
Algumas observações feitas sobre os raios catódicos foram usadas para avançar em uma ou outra visão: 
0.0 - eles passam através de folhas metálicas. Esta observação sustenta o modelo de partícula; 
1.1 - viajam a velocidades mais baixas que a luz. Esta observação sustenta o modelo de partícula; 
2.2 - se um objeto for colocado em seu caminho, eles apresentam uma sombra. Esta observação sustenta o modelo de radiação; 
3.3 - seu caminho é defletido quando passam através de placas eletricamente carregadas. Esta observação sustenta o modelo de radiação; 
4.4 - campo magnético é uma região de influência que afeta o movimento de partículas carregadas. 

06- (UFPE-2004). Ao longo da história da ciência, diversos modelos atômicos foram propostos até chegarmos ao modelo atual. Com relação ao modelo atômico de Rutherford, podemos afirmar que: 
0-0) foi baseado em experimentos com eletrólise de soluções de sais de ouro. 
1-1) é um modelo nuclear que mostra o fato de a matéria ter sua massa concentrada em um  pequeno núcleo. 
2-2) é um modelo que apresenta a matéria como sendo constituída por elétrons (partículas de carga negativa) em contato direto com prótons (partículas de carga positiva). 
3-3) não dá qualquer informação sobre a existência de nêutrons. 
4-4) foi deduzido a partir de experimentos de bombardeio de finas lâminas de um metal por partículas alfa. 

07- (PUC-RS-2007). Um experimento conduzido pela equipe de Rutherford consistiu no bombardeamento de finas lâminas de ouro, para estudo de desvios de partículas alfa. Rutherford pôde observar que a maioria das partículas alfa atravessava a fina lâmina de ouro, uma pequena parcela era desviada de sua trajetória e uma outra pequena parcela era refletida. Rutherford então idealizou um outro modelo atômico, que explicava os resultados obtidos no experimento. Em relação ao modelo de Rutherford, afirma-se que: 
I.  o átomo é constituído por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera. 
II. o núcleo atômico é extremamente pequeno em relação ao tamanho do átomo. 
III.os elétrons estão situados na superfície de uma esfera de carga positiva. 
IV. os elétrons movimentam-se ao redor do núcleo em trajetórias circulares, denominados níveis, com valores determinados de energia. As afirmativas corretas são, apenas: 
a) I e II. 
b) I e III. 
c) II e IV. 
d) III e IV. 
e) I, II e III. 

08- (UEPB-2007) Com base nas concepções científicas mais atuais sobre a estrutura do átomo, é correto afirmar: 
a) O átomo apresenta duas regiões distintas: uma região central, muito pequena, onde se concentra praticamente toda a sua massa; e um espaço bem maior, no qual os elétrons se movimentam. Portanto, os elétrons, que ocupam a maior parte do volume do átomo, têm o papel mais relevante nas reações químicas. 
b) O átomo é uma pequena partícula indivisível e indestrutível. 
c) O átomo é formado por três pequenas partículas indivisíveis e indestrutíveis denominadas elétrons, prótons e nêutrons. 
d) Os elétrons estão em movimento circular uniforme a uma distância fixa do núcleo. 
e) Todos os átomos da tabela periódica apresentam, necessariamente, elétrons, prótons e nêutrons; sendo que estas três partículas possuem massas semelhantes. 

09- (PUC-MG-2007). Assinale a afirmativa que descreve ADEQUADAMENTE a teoria atômica de Dalton. Toda matéria é constituída de átomos: 
a) os quais são formados por partículas positivas e negativas. 
b) os quais são formados por um núcleo positivo e por elétrons que gravitam livremente em torno desse núcleo. 
c) os quais são formados por um núcleo positivo e por elétrons que gravitam em diferentes camadas eletrônicas. 
d) e todos os átomos de um mesmo elemento são idênticos. 

10- (UFAM-2007). Sobre o modelo atômico atual podemos afirmar verdadeiramente que: 
a) os prótons só apresentam características ondulatórias. 
b) o núcleo é uma região eletricamente neutra. 
c) os nêutrons, por não terem carga, neutralizam a carga do núcleo. 
d) os elétrons apresentam característica de onda e de partícula. 
e) a maior parte da massa atômica é preenchida pela eletrosfera. 

11- (PUC-PR-2007). Alguns modelos atômicos que conhecemos foram propostos por Dalton, Rutherford e Bohr no século XIX. Algumas das características de cada um desses modelos estão apresentadas no quadro abaixo: 

Selecione a alternativa abaixo que apresenta a associação correta modelo/cientista: 
a)     I / Rutherford; II / Dalton; III / Bohr. 
b)     I / Bohr; II / Dalton; III / Rutherford. 
c)     I / Dalton; II / Bohr; III / Rutherford. 
d)     I / Dalton; II / Rutherford; III / Bohr. 
e)     I / Rutherford; II / Bohr; III / Dalton. 

12- (UESPI-2007) Qual das descrições dos modelos atômicos descritos está incorreta? 
a) o Modelo atômico de Dalton: Dalton descrevia a matéria a partir de algumas hipóteses: tudo que existe na natureza é composto por diminutas partículas denominadas átomos; os átomos são indivisíveis e indestrutíveis; existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na natureza; reunindo átomos iguais ou diferentes nas variadas proporções, podemos formar todas as matérias do universo conhecido. 
b) o Modelo de Thomson: O modelo proposto por J. J. Thomson, em 1898, baseavase na idéia de que o átomo era uma esfera de eletricidade positiva, onde estavam submersas partículas negativas denominadas elétrons. Foi Thomson que lançou a idéia de que o átomo era um sistema descontínuo, portanto, divisível. 
c) o Modelo atômico de Rutherford: No final do século XIX, o físico neozolandês Ernest Rutherford começou a trabalhar com a radioatividade. Os experimentos realizados por Rutherford, com o fenômeno da radioatividade, permitiram a elaboração de um novo modelo atômico. Neste novo modelo, o átomo ocuparia um volume esférico e possuiria um núcleo, ressaltando que o núcleo possuía a maior parte da massa do átomo, bem como teria uma carga positiva. A região externa ao núcleo estaria ocupada pelos elétrons numa região denominada eletrosfera. Os elétrons estariam em movimento em torno do núcleo, na eletrosfera. 
d) o Modelo atômico de Bohr: Em 1913, Niels Bohr propôs um novo modelo atômico. Para Bohr, os elétrons giram em torno do núcleo de forma circular e com diferentes níveis de energia, salientando que os átomos possuíam um núcleo positivo que está rodeado por cargas negativas; a eletrosfera estaria dividida em níveis eletrônicos, também chamados por Bohr de orbital atômico (OA). Nestes OA, os elétrons apresentariam energias constantes. Estes elétrons poderiam saltar para orbitais de mais alta energia, retornando ao seu estado fundamental, após a devolução da energia que havia sido ganha para o salto, emitindo um fóton de luz equivalente. 
e) o Modelo atômico de Bohr: O modelo atômico atual é um modelo matemático probabilístico embasado, fundamentalmente, nos princípios da Incerteza de Heinsenberg e no da Dualidade partícula-onda de Louis de Broglie. Além disso, Erwin Schröndinger (1887-1961), a partir desses dois princípios, criou o conceito de Orbital (regiões de probabilidade). 

13- (UECG-2006). Trabalhando com as informações até então conhecidas, Bohr foi capaz de explicar as raias do espectro do átomo de hidrogênio. Ele propôs um modelo para o átomo que mantinha o núcleo do modelo atômico de Rutherford. O modelo atômico de Böhr tem como base o seguinte princípio: 
a) o elétron pode girar nas órbitas de qualquer raio. 
b) o elétron pode girar somente nas órbitas de raios específicos. 
c) a diferença de energia entre as órbitas aumenta à medida que eles se afastam do núcleo. 
d) enquanto o elétron estiver girando na mesma órbita, ele não emite fóton, mas pode absorver a radiação eletromagnética. 
e) quando o elétron transita para órbita mais afastada do núcleo, ocorre emissão de luz. 

14- (UFPI-2006) “ Se a luz pode ser vista em termos de onda e partícula, porque as partículas também não podem ter a mesma visão? ” Esta frase foi dita por Louis de Broglie em 1924. A mesma está relacionada com: 
a) princípio da incerteza. 
b) teoria atômica de Dalton. 
c) lei das proporções múltiplas. 
d) teoria atômica de Rutherford. 
e) dualidade de partícula-onda. 

15- (UFS-2002) Para explicar as propriedades dos materiais, os cientistas criaram modelos da estrutura da matéria. Dalton, por exemplo, considerava a matéria formada por átomos indivisíveis e com massas características. 

Analise as afirmações que seguem. 

0-0) O modelo de Dalton pode explicar a condutibilidade elétrica dos metais. 
1-1) Numa transformação química, com o modelo de Dalton, pode-se explicar a conservação da massa. 
2-2) Thomson, ao determinar a razão entre a massa e a carga do elétron, confirmou a indivisibilidade do átomo. 
3-3) A emissão de luz que se observa quando certos átomos são aquecidos pode ser explicada pelo modelo atômico de Bohr e não de Dalton. 
4-4) A não condutibilidade elétrica do NaCℓ sólido e a condutibilidade elétrica quando fundido são explicadas pelo modelo atômico de Dalton. 

16 (PUC-MG) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em: 

a) A formação dos materiais dá-se através de diferentes associações entre átomos iguais ou não. 
b) O átomo possui um núcleo positivo envolto por órbitas eletrônicas. 
c) O número de átomos diferentes existente na natureza é pequeno. 
d) Os átomos são partículas que não se podem dividir. 
e) Toda matéria é formada por partículas extremamente pequenas. 

17- (UFPA) A realização de experiências com descargas elétricas, em tubo de vidro fechado que contém gás a baixa pressão, produz os raios catódicos. Esses raios são constituídos por um feixe de:   
a) nêutrons. 
b) partículas alfa. 
c) raios X. 
d) prótons. 
e) elétrons. 

18- (ITA-SP) Considerando a experiência de Rutherford, assinale a alternativa falsa: 

a) A experiência consistiu em bombardear películas metálicas delgadas com partículas alfa. 
b) Algumas partículas alfa foram desviadas de seu trajeto devido à repulsão exercida pelo núcleo positivo do metal. 
c) Observando o aspecto de difração das partículas alfa, Rutherford concluiu que o átomo tem densidade uniforme. 
d) Essa experiência permitiu descobrir o núcleo atômico e seu tamanho relativo. e) Rutherford sabia antecipadamente que as partículas alfa eram carregadas positivamente. 

19- (SSA – 2008) Em relação ao modelo atômico proposto em 1911, por Rutherford, é CORRETO afirmar que 
a) os elétrons giram em torno do núcleo, em órbitas elípticas, sem perderem nem ganharem energia. 
b) o átomo é uma esfera maciça formada por partículas positivas, muitas vezes mais pesadas que o elétron. 
c) o modelo confirma as idéias de Thomson sobre o átomo e justifica experimentalmente suas propriedades. 
d) embora os prótons fossem os responsáveis por toda a carga do núcleo, sozinhos, eles não correspondiam à totalidade da massa do núcleo. 
e) a massa do núcleo é estável, sendo constituída, sempre, de quantidades iguais de prótons e nêutrons. 

20- (Covest-2004) Ao longo da história da ciência, diversos modelos atômicos foram propostos até chegarmos ao modelo atual. Com relação ao modelo atômico de Rutherford, podemos afirmar que: 

0 0- Foi baseado em experimentos com eletrólise de solução de sais de ouro. 
1 1- É um modelo nuclear que mostra o fato de a matéria ter sua massa concentrada em um pequeno núcleo. 
2 2- É um modelo que apresenta a matéria como sendo constituída por elétrons (partículas de carga negativa) em contato direto com prótons (partículas com carga positiva). 
3 3- Não dá qualquer informação sobre a existência de nêutrons. 
4 4- Foi deduzido a partir de experimentos de bombardeamento de finas lâminas de um metal por partículas α. 

21- As idéias de diferentes cientistas tiveram uma grande contribuição para a moderna teoria atômica. As figuras indicadas abaixo (I, II, e III) indicam respectivamente os modelos atômicos propostos por: 

a) Thompson, Dalton e Rutherford 
b) Rutherford, Dalton e Thompson 
c) Thompson, Rutherford e Dalton 
d) Rutherford, Thompson e Dalton 
e) Dalton, Rutherford e Thompson 

22) (UFRGS) Uma moda atual entre as crianças é colecionar figurinhas que brilham no escuro. Essas figuras apresentam em sua constituição a substância sulfeto de zinco. O fenômeno ocorre porque alguns elétrons que compõem os átomos dessa substância absorvem energia luminosa e saltam para níveis de energia mais externos. No escuro, esses elétrons retornam aos seus níveis originais, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Essa característica pode ser explicada considerando-se o modelo atômico proposto por: 

a) Dalton. 
b) Thomson. 
c) Lavoisier. 
d) Rutherford. 
e) Bohr. 

23- (Covest-2009) No decorrer do tempo, diferentes modelos foram propostos e aplicados ao estudo da estrutura do átomo. Interpretações consistentes com as idéias básicas desses modelos, permitem afirmar que: 

0 0- a experiência de Rutherford sugere que prótons e elétrons estão distribuídos uniformemente no interior do átomo 
1 1- o modelo proposto por Bohr introduziu o conceito de orbital atômico. 
2 2- energia é liberada quando um elétron migra do estado fundamental para um estado excitado. 
3 3- o modelo mecânico-quântico do átomo define órbitas circulares, nas quais o elétron se movimenta ao redor do núcleo. 
4 4- um dos sucessos do modelo de Bohr para o átomo foi a explicação das raias no espectro atômico do hidrogênio. 

24 (Covest – 2010) Em 1913, Niels Bohr propôs um modelo para o átomo de hidrogênio que era consistente com o modelo de Rutherford e explicava o espectro do átomo daquele elemento. A teoria de Bohr já não é a última palavra para a compreensão da estrutura do átomo, mas permanece como o marco do advento da teoria atômicoquântica. Em relação aos postulados e aplicações dessa teoria, podemos afirmar que: 

0 0- o elétron movimenta-se ao redor do núcleo em órbitas circulares. 
1 1- somente um número limitado de órbitas com determinadas energias é permitido. 
2 2- ocorre necessariamente emissão de luz quando o elétron salta de uma órbita para outra. 
3 3- a teoria de Bohr explica com precisão, exclusivamente, o espectro do átomo de hidrogênio. 
4 4- a teoria de Bohr pode ser aplicada com sucesso na interpretação do espectro de íons como He+ e Li2+, que contêm um único elétron. 

25- (Pucrs 2003) No modelo atômico atual, os elétrons 

a) são partículas que estão mergulhadas em uma massa homogênea de carga positiva. 
b) ocupam níveis definidos de energia. 
c) giram ao redor do núcleo em órbitas circulares ou elípticas. 
d) têm caráter corpuscular e de onda, simultaneamente. 
e) podem ter a sua posição e velocidade determinadas em um dado instante. 

26- (UFU-MG) O átomo é a menor partícula que identifica um elemento químico. Ele possui duas partes, a saber: uma delas é o núcleo, constituído por prótons e nêutrons, e a outra é uma região externa – a eletrosfera –, por onde circulam os elétrons. Alguns experimentos permitiram a descoberta das partículas constituintes do átomo.Em relação a essas características, indique a alternativa correta. 

a) Prótons e elétrons possuem massas iguais e cargas elétricas de sinais opostos. 
b) Entre as partículas atômicas, os elétrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo. 
c) Entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo. 
d) Entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm mais massa, mas ocupam um volume muito pequeno em relação ao volume total do átomo. 
e) Entre as partículas atômicas, os elétrons são as de maiores massas. 

27- O sal de cozinha (NaCl) emite luz de coloração amarela quando colocado numa chama. Baseando-se na teoria atômica, é correto afirmar que: 

a) Os elétrons do cátion Na+, ao receberem energia da chama, saltam de uma camada mais externa para uma mais interna, emitindo luz amarela. 
b) A luz amarela emitida nada tem a ver com o sal de cozinha, pois ele não é amarelo. 
c) A emissão da luz amarela se deve a átomos de oxigênio. 
d) Os elétrons do cátion Na+, ao receberem energia da chama, saltam de uma camada mais interna para uma camada mais externa e, ao perderem a energia ganha, emitem-na sob a forma de luz amarela. 
e) Qualquer outro sal também produziria a mesma coloração. 

28 - (Unimontes MG) A figura abaixo mostra o experimento de Rutherford com o uso de uma lâmina de ouro e partículas α. 



Supondo que esse experimento fosse realizado com átomos que tivessem a estrutura proposta pelo modelo de Thomson, pode-se afirmar que 

a) as partículas α atravessariam a lâmina de ouro, sendo observados poucos desvios. 
b) o anteparo apresentaria manchas luminosas dispersas de forma homogênea. c) os átomos da folha de ouro impediriam totalmente a passagem das partículas alfa. 
d) os núcleos e elétrons dos átomos da lâmina de ouro absorveriam as partículas. 

29 - (UFG GO) O esquema a seguir representa de modo simplificado o experimento de J. J. Thomson. Um feixe de partículas sai do cátodo, passa através de um orifício no ânodo e sofre a influência das placas metálicas A e B.  De acordo com esse esquema, o feixe se aproxima de A quando 
  

a) as placas A e B forem negativas. 
b) a placa A for negativa e a B, positiva. 
c) a placa A for positiva e a B negativa. 
d) as placas A e B forem positivas. 
e) as placas A e B forem neutras.  


Sem comentários:

Enviar um comentário