segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Dr. Química – Vestibular 1



O QUE MAIS CAI NO ENEM?



01). Em Bangladesh, mais da metade dos poços artesianos cuja água serve à população local está contaminada com arsênio proveniente de minerais naturais e de pesticidas. O arsênio apresenta efeitos tóxicos cumulativos. A ONU desenvolveu um kit para tratamento dessa água a fim de torná-la segura para o consumo humano. O princípio desse kit é a remoção do arsênio por meio de uma reação de precipitação com sais de ferro (III) que origina um sólido volumoso de textura gelatinosa.
                 Disponível em: http://tc.iaea.org. Acesso em: 11 dez. 2012 (adaptado).
Com o uso desse kit, a população local pode remover o elemento tóxico por meio de
a) fervura.
b) filtração.
c) destilação.
d) calcinação.
e) evaporação

02). Em visita a uma usina sucroalcooleira, um grupo de alunos pôde observar a série de processos de beneficiamento da cana-de-açúcar, entre os quais se destacam:
1. A cana chega cortada da lavoura por meio de caminhões e é despejada em mesas alimentadoras que a conduzem para as moendas. Antes de ser esmagada
para a retirada do caldo açucarado, toda a cana é transportada por esteiras e passada por um eletroímã para a retirada de materiais metálicos.
2. Após se esmagar a cana, o bagaço segue para as caldeiras, que geram vapor e energia para toda a usina.
3. O caldo primário, resultante do esmagamento, é passado por filtros e sofre tratamento para transformar-se em açúcar refinado e etanol.
Com base nos destaques da observação dos alunos, quais operações físicas de separação de materiais foram realizadas nas etapas de beneficiamento da cana-de-açúcar?
a) Separação mecânica, extração, decantação.
b) Separação magnética, combustão, filtração.
c) Separação magnética, extração, filtração.
d) Imantação, combustão, peneiração
e) Imantação, destilação, filtração.

03). Belém é cercada por 39 ilhas, e suas populações convivem com ameaças de doenças. O motivo, apontado por especialistas, é a poluição da água do rio, principal fonte de sobrevivência dos ribeirinhos. A diarreia é frequente nas crianças e ocorre como consequência da falta de saneamento básico, já que a população não tem acesso à água de boa qualidade. Como não há água potável, a alternativa é consumir a do rio.
O Liberal. 8 jul. 2008. Disponível em: http://www.oliberal.com.br.
O procedimento adequado para tratar a água dos rios, a fim de atenuar os problemas de saúde causados por microrganismos a essas populações ribeirinhas é a
a) filtração.
b) cloração.
c) coagulação.
d) fluoretação.
e) decantação.

04). Entre as substâncias usadas para o tratamento de água está o sulfato de alumínio que, em meio alcalino, forma partículas em suspensão na água, às quais as impurezas presentes no meio se aderem.
O método de separação comumente usado para retirar o sulfato de alumínio com as impurezas aderidas é a
a) flotação.
b) levigação.
c) ventilação.
d) peneiração.
e) centrifugação.

05).  O principal processo industrial utilizado na produção de fenol é a oxidação do cumeno (isopropilbenzeno). A equação mostra que esse processo envolve a formação do hidroperóxido de cumila, que em seguida é decomposto em fenol e acetona, ambos usados na indústria química como precursores de moléculas mais complexas. Após o processo de síntese, esses dois insumos devem ser separados para comercialização individual.



Considerando as características físico-químicas dos dois insumos formados, o método utilizado para a separação da mistura, em escala industrial, é a
a) filtração.
b) ventilação.
c) decantação.
d) evaporação.
e) destilação fracionada.

06). O fato de um sólido, nas condições ambientais, apresentar um único valor de massa especifica em toda sua extensão é suficiente para afirmar que ele: 
1- é homogêneo. 
2- é monofásico. 
3- é uma substancia solida. 
4- funde a uma temperatura constante. 
5 – funde a temperatura constante.
das afirmações acima estão corretas: 
a) apenas 1 e 2. 
b) apenas 1, 2 e 3. 
c) apenas 2,3 e 4. 
d) apenas 4 e 5. 
e) todas. 

07). (ITA). Para separar uma mistura de açúcar comum e sal de cozinha, recomenda-se empregar: a) destilação fracionada.
b) sublimação.
c) água e filtração.
d) solvente que não seja a água.
e) decantação.

08). (IFPE/13). Sabe-se que a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar é o principal meio adotado pelo Brasil para a produção desse combustível. Trata-se de um processo que tem sua origem no plantio do vegetal, passando pela colheita, separação magnética, prensagem, filtração do caldo, fermentação da sacarose e destilação do mosto fermentado. A etapa fermentativa consiste em complexas reações de produção do etanol, equacionadas em duas reações mais simples a seguir explicitadas:

Etapa 1: C12H22O11 + H2O ------ 2 C6H12O6
Etapa 2: C6H12O6 ------ 2CO2 + 2 C2H5OH

Produz-se etanol para diversos fins: combustível, bebidas, medicamentos, cosméticos, dentre outros. Sabe-se também que o etanol hidratado a 4% constitui um azeótropo. Mostram-se a seguir duas fotos, tiradas em zonas da Destilaria Tabu, localizada próximo à divisa da Paraíba e de Pernambuco.


Em correlação ao exposto, julgue os itens em verdadeiros ou falsos.
I. Separação magnética, filtração e destilação constituem métodos de separação de misturas.
II. A figura 1 descreve a queimada, ato praticado antes da colheita como forma de “abençoar” a produção do álcool.
III. A figura 2 mostra a destilaria, onde através do simples processo de destilação obtém-se o álcool anidro, isento de água.
IV. O etanol anidro é miscível tanto na gasolina quanto na água.
V. A equação química descrita como etapa 1 trata-se de uma oxirredução.
Assinale a alternativa que contém exclusivamente os itens corretos.
a) I e IV
b) I, IV e V
c) I, II e III
d) II, III e V
e) I, III, IV e V

09). (ENEM/10). Em visita a uma usina sucroalcooleira, um grupo de alunos pôde observar a série de processos de beneficiamento da cana-de-açúcar, entre os quais se destacam:
1. A cana chega cortada da lavoura por meio de caminhões e é despejada em mesas alimentadoras que a conduzem para as moendas. Antes de ser esmagada para a retirada do caldo açucarado, toda a cana é transportada por esteiras e passada por um eletroimã para a retirada de materiais metálicos.
2. Após se esmagar a cana, o bagaço segue para as caldeiras, que geram vapor e energia para toda a usina.
3. O caldo primário, resultante do esmagamento, é passado por filtros e sofre tratamento para transformar em açúcar refinado e etanol.
Com base nos destaques da observação dos alunos, quais as operações físicas de separação de materiais foram realizadas nas etapas de beneficiamento da cana-de-açúcar?
a) Separação mecânica, extração, decantação.
b) Separação magnética, combustão, filtração.
c) Separação magnética, extração, filtração.
d) Imantação, combustão, peneiração.
e) Imantação, destilação, filtração.

10). (UPE/SSA). Realizou-se a seguinte atividade experimental no laboratório de uma escola: Em uma cápsula de porcelana, colocada sobre uma chapa de aquecimento, adicionou-se determinada quantidade de um sólido, o ácido benzoico (C7H6O2). Depois, essa cápsula foi coberta com um pedaço de papel de filtro todo perfurado e colocou-se um funil de vidro em cima dele, cobrindo-o. Em seguida, vedou-se a saída do funil (a parte de menor diâmetro). Após a chapa ser ligada, percebeu-se uma névoa no interior do funil e, depois, a presença de cristais no formato de agulhas. Quais processos estão envolvidos nessa atividade experimental?
a) Destilação e solidificação
b) Filtração e decantação
c) Fusão e evaporação
d) Sublimação e cristalização
e) Vaporização e condensação

11) (COVEST/ 06). Uma mistura é constituída de areia, óleo, açúcar e sal de cozinha. A melhor sequência experimental para separar essa mistura em seus constituintes puros é:
a) destilação do óleo, filtração da areia, dissolução do sal e do açúcar em água.
b) dissolução do açúcar e do sal em água, filtração da areia, decantação do óleo, recristalização fracionada da fase aquosa.
c) filtração, dissolução do açúcar e do sal em água, decantação do óleo e destilação da fase aquosa.
d) destilação do óleo, dissolução do sal e do açúcar em água e separação da areia por filtração.

e) filtração do óleo e simples catação dos componentes da fase sólida.

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

Sem comentários:

Enviar um comentário