segunda-feira, 31 de julho de 2017

EXERCÍCIOS - LIGAÇÕES QUÍMICAS - 9º E 1º ANOS!



1.      (FEI-SP- Adaptada). Explicar por que o íon sódio (Na+1) é muito mais estável que o átomo de sódio (NaO).


2.      (UFF-RJ). Para que um átomo neutro de cálcio se transforme no íon Ca2+, ele deve:
a)  receber dois elétrons;

b)  receber dois prótons;

c)  perder dois elétrons;

d)  perder dois prótons;

e)  perder um próton.

3.      (UFRGS-RS- Adaptada). Ao se compararem os íons K+1 e Br-1 com os respectivos átomos neutros de que se originaram, pode-se verificar que:

a)  houve manutenção da carga nuclear de ambos os íons.

b)  o número de elétrons permanece inalterado.

c)  o número de prótons sofreu alteração em sua quantidade.


d)  ambos os íons são provenientes de átomos que perderam elétrons.

e)  o cátion originou-se do átomo neutro a partir do recebimento de um elétron.

4.      (Mackenzie-SP). Para que os átomos de enxofre e potássio adquiram configuração eletrônica igual à dos gases nobres, é necessário que:
(Dados: número atômico S = 16; K = 19.)
a)  o enxofre receba 2 elétrons e que o potássio receba 7 elétrons.

b)  o enxofre ceda 6 elétrons e que o potássio receba 7 elétrons.

c)  o enxofre ceda 2 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.

d)  o enxofre receba 6 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.

e)  o enxofre receba 2 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.

5.      (U. Católica Dom Bosco-MS). Um elemento de configuração 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 possui forte tendência para:
a)  perder 5 elétrons.

b)  perder 1 elétron.

c)  perder 2 elétrons.

d)  ganhar 2 elétrons.

e)  ganhar 1 elétron.

6.      (Fuvest-SP). Considere os íons isoeletrônicos: Li+1, H+1, B+3 e Be+2 (números atômicos: Li = 3; H = 1; B = 5; Be = 4). Coloque-os em ordem crescente de raio iônico, justificando a resposta.




7.      (UFF-RJ). Dois ou mais íons ou, então, um átomo e um íon que apresentam o mesmo número de elétrons denominam-se espécies isoeletrônicas. Comparando-se as espécies isoeletrônicas F- 1, Na+1, Mg+2 e Al+3, conclui-se que:
a)  a espécie Mg+2 apresenta o menor raio iônico;

b)  a espécie Na+1 apresenta o menor raio iônico;

c)  a espécie F-1 apresenta o maior raio iônico;

d)  a espécie Al+3 apresenta o maior raio iônico;

e)  a espécie Na+1 apresenta o maior raio iônico.

08.(Esal-MG). Os íons Ca+2, Mg+2 e K+1 estão intimamente relacionados com as características químicas do solo agrícola, sendo importantes para a nutrição das plantas. (Números atômicos: Ca
= 20, Mg = 12, K = 19.) Das afirmativas abaixo, a correta é:
a)  Ca+2 e K+1 são isoeletrônicos.


  b)  Ca+2 e Mg+2 são isoeletrônicos.

c)  Mg+2 e K+1 são isoeletrônicos.

d)  Ca+2, Mg+2 e K+1 são isoeletrônicos.

e)  Ca+2, Mg+2 e K+1 apresentam o mesmo raio.

9.      (Acafe-SC). Num cristal de NaCl, a menor distância entre os núcleos dos íons Na+1 e Cl-1 é 2,76 Å, e a distância entre os dois íons cloreto que se encostam é 3,26 Å. Portanto, o raio do íon sódio é:


















10.  (PUC-RS). Responda a esta questão a partir da tabela a seguir, que apresenta os raios atômicos e iônicos de alguns elementos genéricos.


11.  (U. CatólicaDomBosco-MS). Para adquirir configuração eletrônica de gás nobre, o átomo de número atômico 16 deve:
a)  perder dois elétrons.

b)  receber seis elétrons.

c)  perder quatro elétrons.

d)  receber dois elétrons.

e)  perder seis elétrons.

12.  (UFRRJ). Os íons são formados a partir das propriedades dos elementos químicos. Observe as propriedades periódicas e as configurações eletrônicas dos elementos abaixo e indique o íon que será formado a partir de cada um deles.
a)  Cl


b)  Ca

c)  Zn

d)  K

e)  n.r.a

13.  (U. F. Santa Maria-RS). O elemento titânio (Z = 22) tem,na sua camada de valência,
a)  2 elétrons em orbitais d.

b)  6 elétrons em orbitais p.

c)  2 elétrons em orbitais p.

d)  2 elétrons em orbital s.

e)  4 elétrons em orbitais d.

14.  Em um composto, sendo A o cátion, B o ânion e A3B2 a fórmula, provavelmente os átomos A e B, no estado normal, tinham, respectivamente, os seguintes números de elétrons periféricos:
a)  3 e 2

b)  2 e 3

c)  2 e 5

d)  3 e 6

e)  5 e 6

15.  (UFPA). Sejam os elementos X, com 53 elétrons, e Y, com 38 elétrons. Depois de fazermos a sua distribuição eletrônica, podemos afirmar que o composto mais provável formado pelos elementos é:
a)  YX2

b)  Y3X2

c)  Y2X

d)  YX

e)  N.R.A

16 (Unicamp-SP). Mendeleyev, observando a periodicidade de propriedades macroscópicas dos elementos químicos e de alguns de seus compostos, elaborou a Tabela Periódica. O mesmo raciocínio pode ser aplicado às propriedades microscópicas. Na tabela a seguir, dos raios iônicos, dos íons dos metais alcalinos e acalino-terrosos, estão faltando os dados referentes ao Na+1 e ao Sr+2. Baseando-se nos valores da tabela, calcule, aproximadamente, os raios iônicos desses cátions.



17.   Um elemento X possui configuração eletrônica igual a 1s2 2s2 2p6 3s2 e um elemento Y possui configuração eletrônica igual a 1s2 2s2 2p4. Da ligação iônica entre esses dois elementos resulta o composto de fórmula molecular:
a)   XY

b)   X2Y

c)   XY2

d)   X2Y2

e)   N.R.A

18.    (FATEC-2009). Considere as seguintes informações sobre os elementos X e O.A combinação de X e O pode formar substâncias não iônicas e gasosas a temperatura e pressão ambientes.
a)   NO e CO.

b)   CO e CO2

c)   CO e SO2

d)   SOe SO2

e)   NO2 e SO2

19.    (UFC-1999). Os dentes humanos são compostos essencialmente de carbonato de cálcio, CaCO3, e hidroxiapatita, [Ca10(PO4)6(OH)2]. Apesar de serem a composição do corpo humano de maior dureza, os dentes são atacados por ácidos, originando as cáries. Quando regularmente utilizadas, as pastas de dentes contendo íons fluoretos (F-
1)       ocasionam  a  substituição  dos  íons  hidroxilas  da  hidroxiapatita,  formando       a
fluoroapatita [Ca10(PO4)6F2]. Essa substância apresenta maior dureza e é menos susceptível ao ataque ácido, tornando os dentes mais resistentes às cáries.
Assinale a alternativa que justifica corretamente os dados científicos relatados acima.


a)        dureza e acidez são consideradas, respectivamente, exemplos típicos de propriedades química e física das substâncias.

b)   os íons hidroxilas liberados da reação da hidroxiapatita com os íons fluoretos reagem com os íons carbonatos, formando o [CO3(OH)2].

c)     os íons fluoretos participam da molécula da fluoroapatita, através de ligações covalentes apolares com os átomos de cálcio.

d)     os íons fluoretos formam ligações iônicas mais fortes na estrutura cristalina da fluoroapatita, devido a sua elevada densidade de carga negativa. Dentre os halogênios, o flúor possui a menor eletronegatividade, sendo, portanto, o mais reativo.

e)   nenhuma resposta é correta.

20.     (UFC-2003). O cabelo humano é composto principalmente de queratina, cuja estrutura protéica varia em função das interações entre os resíduos aminoácidos terminais, conferindo diferentes formas ao cabelo (liso, ondulado, etc). As estruturas relacionadas abaixo ilustram algumas dessas interações específicas entre pares de resíduos aminoácidos da queratina. Assinale a alternativa que relaciona corretamente as interações específicas entre os resíduos 1–2, 3–4 e 5–6, respectivamente.
a)   Ligação iônica, ligação covalente e ligação de hidrogênio.

b)   Ligação iônica, interação dipolo-dipolo e ligação covalente.

c)   Ligação covalente, interação íon-dipolo e ligação de hidrogênio.

d)   Interação dipolo-dipolo induzido, ligação covalente e ligação iônica.

e)   Ligação de hidrogênio, interação dipolo induzido-dipolo e ligação covalente.

21.      (UFC-2003). Quando átomos são ionizados, suas propriedades são alteradas drasticamente. Como exemplos, podemos relacionar: um agregado de moléculas de bromo (Br2) possui coloração vermelha. Já os íons brometos (Br–1), presentes nos cristais de brometo de sódio, NaBr, são incolores; o sódio metálico (Na) reage violentamente com água (H2O), enquanto os íons Na+1 são estáveis em meio aquoso [Na+ (H2O)n]; moléculas de cloro (Cl2) constituem um gás venenoso de coloração verde claro. Já os íons cloretos (Cl–1), presentes no sal de cozinha (NaCl), são incolores e de baixíssima toxicidade. Assinale a alternativa correta.
a)    os raios iônicos dos ânions são menores do que os dos respectivos átomos neutros que os originam.

b)    as propriedades dos átomos e de seus íons de origem são fortemente dependentes dos elétrons de valência.

c)     as energias de ionizações dos íons são idênticas às dos respectivos átomos de origem.


d)    os íons sódio hidratados [Na+ (H2O)n] constituem um exemplo típico de interações dipolo-dipolo.

e)   a energia de ionização do bromo é maior do que a do cloro, posto que seu raio atômico é maior.

22.    (UFC-2003). A água apresenta-se no estado líquido, à temperatura ambiente e à pressão atmosférica, e entra em ebulição a uma temperatura que é cerca de 200oC mais elevada do que a do ponto de ebulição previsto teoricamente, na ausência das ligações de hidrogênio.Com relação às ligações de hidrogênio, assinale a alternativa correta.
a) ocorrem entre moléculas, onde o átomo de hidrogênio é ligado covalentemente aos átomos mais eletropositivos, pelos seus pares de elétrons ligantes.

b) Originam-se da atração entre os átomos de hidrogênio de uma molécula de água, que têm carga parcial negativa, e o átomo de oxigênio de uma outra unidade molecular, que tem carga parcial positiva.

c) no estado sólido, as ligações de hidrogênio presentes na água são mais efetivas, resultando em efeitos estruturais que conferem menor densidade ao estado sólido do que ao líquido.

d)  quanto maior for a eletronegatividade do átomo ligado ao hidrogênio na molécula, maior será a densidade de carga negativa no hidrogênio, e mais fraca será a interação com a extremidade positiva da outra molécula.

e) são interações muito mais fortes do que as ligações covalentes polares convencionais, e desempenham papel fundamental na química dos seres vivos.

23.   (UFC-2003). Compostos de zinco são largamente utilizados na indústria cosmética. O óxido de zinco (ZnO), um adstringente típico, é comumente adicionado aos cosméticos para contrair tecidos e reduzir a camada oleosa da pele. O peróxido de zinco (ZnO2), utilizado em desodorantes, tem a capacidade de remover odores, através da oxidação de aminas e ácidos graxos expelidos na sudorese. Assinale a alternativa correta.
a)  as fórmulas empíricas corretas do óxido de zinco e do peróxido de zinco são ZnO e Zn1/2O, respectivamente.

b)  o óxido de zinco e o peróxido de zinco são espécies químicas alotrópicas e isoeletrônicas.

c)  nos compostos ZnO e ZnO2, os respectivos estados de oxidação do zinco e do oxigênio são idênticos. 

d) o óxido de zinco e o peróxido de zinco constituem exemplos de isômeros geométricos.

e) a configuração eletrônica do zinco, tal como se apresenta nos compostos ZnO e ZnO2, é [Ar]3d10.


24.     (UFMG-2001). Este quadro apresenta os valores das temperaturas de fusão e ebulição dos cloretos de sódio, magnésio e alumínio, todos a uma pressão de 1 atmosfera:

      
Considerando-se essas propriedades e os modelos de ligação química aplicáveis às três substâncias, é CORRETO afirmar que:


a)    a ligação iônica no cloreto de alumínio é mais fraca que as dos demais compostos, pois, nela, o cátion divide a sua força de atração entre três ânions.

b)    as ligações químicas do cloreto de sódio, em estado sólido, se quebram com maior facilidade que as dos demais compostos, também em estado sólido.

c)   o cloreto de alumínio tem um forte caráter molecular, não sendo puramente iônico.

d)   os três compostos têm fórmulas correspondentes à estequiometria de um cátion para um ânion.

e)   nenhuma resposta é correta.

25.    (UFMG-2005). Nas figuras I e II, estão representados dois sólidos cristalinos, sem defeitos, que exibem dois tipos diferentes de ligação química:



26.   (UFPB-2006). É importante ressaltar que, em alguns casos, uma mesma fórmula molecular pode corresponder a dois compostos diferentes. Por exemplo, na fórmula molecular [ Pt(NH3)2Cl2], representada abaixo pelos compostos A e B, apenas o composto A possui atividade anti-cancerígena.


Os elementos químicos constituintes dos compostos A e B e os valores de
eletronegatividade desses elementos são apresentados na tabela a seguir:


A partir das informações apresentadas, considere as afirmativas abaixo sobre os compostos A e B.
I.   A ligação Pt - NH3 resulta da doação do par de elétrons do nitrogênio para a platina.
II.   Todas as ligações em A e B são, predominantemente, iônicas.
III.   Todas as ligações em A e B são, predominantemente, covalentes.
IV.   A ligação Pt - Cl é, exclusivamente, covalente. Dessas afirmativas, são verdadeiras apenas:
a)   I e III

b)   I e II

c)   I e IV

d)   II e IV

e)   III e IV


PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

O gabarito se encontra no site:
                                               www.universodaquimica.com

Sem comentários:

Enviar um comentário