sexta-feira, 3 de abril de 2015

ELETROMAGNETISMO ( FORÇA DE UM IMÃ )


A FORÇA DOS IMÃS !

Os ímãs são corpos de materiais ferromagnéticos  que têm a capacidade de atrair outros materiais ferromagnéticos e também, mas muito fracamente, materiais paramagnéticos, como platinapotássiopaládiosódiolítio, alúminio, cromo e algumas ligas de ferro. O imã, também conhecido como magneto, é uma substância que possui a capacidade de atrair substâncias magnéticas (ferro ou outros metais).
   Chamamos de substâncias ferromagnéticas as substâncias que se        imantam sob influência de um campo magnético externo.
Exemplo: o cobaltoníquel, ferro, etc., bem como outras ligas que os contém. Os corpos ferromagnéticos são sempre atraídos por ímãs, esses corpos normalmente são conhecidos como magnéticos.
   Os ímãs são dipólos, ou seja, tem dois pólos.
Quando um ímã é suspenso por um barbante verificamos que ele se direciona na direção norte-sul terrestre, aproximadamente. Assim suas extremidades passam a ser chamadas de pólo norte e pólo sul. O pólo norte do ímã se alinha em direção ao pólo norte geográfico e o o pólo sul do ímã se alinha com o pólo sul geográfico, devido o campo magnético da Terra ser o contrário.
Os pólos iguais se repelem e os pólos diferentes se atraem.
Os ímãs podem ser naturais ou artificiais.
1. Ímãs naturais: são minerais com propriedades magnéticas. Esses ímãs são constituídos de magnetita (Fe304 ,óxido de ferro)  
2. Ímãs artifíciais: esses ímãs são obtidos a partir de um processo denominado imantação, que ocorre com substâncias ferromagnéticas. O processo de imantação ocorre quando colocamos um corpo ferromagnético no interior de uma bobina elétrica ou de um solenóide onde passa uma corrente de grande intensidade, assim adquirindo um campo magnético, se tornando um ímã.
Sempre que dividimos um ímã ao meio, ou tiramos um pedaço dele, ele sempre continuará tendo o seu campo magnético, ou seja, sempre terá os seus dois pólos. Verificou-se experimentalmente que não se consegue obter um pólo magnético separado.
Aquecendo um ímã até uma temperatura denominada “temperatura Curie” ele perde suas propriedades magnéticas.
Cada imã possui uma determinada “temperatura curie” que dependerá das características de cada substância.
O campo magnético envolve totalmente os ímãs, de forma que qualquer ímã ou qualquer outro corpo ferromagnético seja submetido a uma força magnética.
Podemos construir as linhas do campo magnético ao redor do ímã, sabendo que elas saem do pólo norte em direção ao pólo sul.
* Ímã em forma de barra:
* Ímã em forma de ferradura:

Ao manusear dois ímãs percebemos claramente que existem duas formas de colocá-los para que estes sejam repelidos e duas formas para que sejam atraídos. Isto se deve ao fato de que polos com mesmo nome se repelem, mas polos com nomes diferentes se atraem, ou seja:

Esta propriedade nos leva a concluir que os polos norte e sul geográficos não coincidem com os polos norte e sul magnéticos. Na verdade eles se encontram em pontos praticamente opostos, como mostra a figura abaixo:

A inclinação dos eixos magnéticos em relação aos eixos geográficos é de aproximadamente 191°,  fazendo com os seus polos sejam praticamente invertidos em relação aos polos geográficos.
                                    Campo Magnético
É a região próxima a um ímã que influencia outros ímãs ou materiais ferromagnéticos e paramagnéticos, como cobalto e ferro.
Compare campo magnético com campo gravitacional ou campo elétrico e verá que todos estes têm as características equivalentes.

Os usos mais comuns.

  • Mídia de gravação magnética:  
    Unidades de disco rígido dados de registro em um revestimento magnético fino forma, em computadores, disquetes e discos rígidos gravar dados em uma camada magnética fina.
  • Crédito, de débito e de máquina de caixa automático cartões: Todos estes cartões têm uma fita magnética de um lado. Esta tira codifica a informação .
  • Comuns televisores e monitores de computador: telas de TV e de computador que contém um tubo de raios catódicos. Empregar um eletroímã para orientar os elétrons para a tela. As telas de plasma e LCDs usam tecnologias diferentes.
  • Alto-falantes e microfones: 
  • As guitarras elétricas usar magnéticos captadores de transdução de vibração das cordas de guitarra em corrente elétrica que pode ser amplificado. 
  • Medicina: Hospitais usar a ressonância magnética para detectar problemas em órgãos de um paciente sem necessidade de cirurgia invasiva.
  • Química: Os químicos utilizam ressonância magnética nuclear para caracterizar os compostos sintetizados.
  • Bússolas: Uma bússola (ou o compasso do navegador) é um ponteiro magnetizado livre para se alinhar com um campo magnético, mais comumente campo magnético da Terra.
  • Os ímãs do refrigerador são usados para adornar cozinhas.
  • Os ímãs podem ser usados para fazer joias. Colares e pulseiras podem ter um fecho magnético, ou podem ser construídos inteiramente a partir de uma série encadeada de ímãs e esferas ferrosos.
  • Os ímãs podem pegar itens magnéticos (pregos de ferro, grampos, tachas, grampos de papel) que são ou muito pequenas, muito difíceis de alcançar, ou muito fino para os dedos para segurar. Algumas chaves de parafusos são magnetizadas para esta finalidade.
  • Os ímãs podem ser utilizados em operações de sucata e de salvamento para separar metais magnéticos (ferro, cobalto e níquel) de metais não-magnéticos (alumínio, ligas não-ferrosos, etc.) 
  • Transporte de levitação magnética ou maglev  é uma forma de transporte que suspende, guias e impulsiona veículos (principalmente trens) através da força eletromagnética. A velocidade máxima registrada de um trem maglev é de 581 quilômetros por hora (361 mph).
Veja aqui a força de atração de um imã, ela resulta numa massa muito maior... 
... do que a do imã sozinho, a depender do imã, pode até atingir 1000 vezes sua massa (em alguns casos), e a unidade de força dos imãs é o Newton.

FONTE DOS TEXTOS

http://www.sofisica.com.br/
http://www.infoescola.com/
www.imaeneodimio.com.b
Professor Eudo Robson

FONTE DAS IMAGENS

http://www.sofisica.com.br/
http://www.infoescola.com/
www.imaeneodimio.com.b
Arquivo pessoal do Professor Eudo Robson


Sem comentários:

Enviar um comentário