sábado, 21 de fevereiro de 2015

REFRIGERANTE A BASE DE COLA E LEITE

O QUE OCORRE QUANDO ADICIONAMOS LEITE A UM REFRIGERANTE A BASE DE COLA ?

Material necessário:
- 1 Recipiente de garrafa PET.
- Um Refrigerante tipo Cola, pois sua acidez é mais pronunciada.
- 1 Caixa de leite (não deve ser light ou diet).
- 1 Funil.
- 1 Balão
     - 1 Tesoura.

1° Passo: Num recipiente qualquer, cloque o refrigerante. 

Detalhe, no lugar de refrigerante pode-se usar o RED BULL.

2° Passo: Em seguida, pegue o leite, qualquer marca, desde que

não esteja pasteurizado, pois o efeito será maior ainda.

Já que vamos usar o leite, falaremos um pouco dele.

Principais componentes do leite bovino
Água
É o componente que existe no leite em maior quantidade, onde se encontram dissolvidos, suspensos ou emulsionados os demais componentes.

Proteínas
As proteínas são os componentes mais importantes do leite e são classificadas em: caseínas e proteínas do soro. São elas que conferem ao leite a cor esbranquiçada opaca. As proteínas do leite consistem em 80% de caseína, que por sua vez é composta de vários componentes que juntos formam partículas complexas denominadas micelas. As proteínas do leite são as principais formadoras de massa branca quando o leite coagula. A importância industrial da caseína está na fabricação de queijos e leite em pó associado a outros componentes do leite.

Gordura
A gordura do leite é formada por aproximadamente 98% de triglicerídeos, os 2% restantes são formados por diglicerídeos, monoglicerídeos e ácidos graxos livres. O leite de vaca contém, em média, 35 g de gordura/litro. Os ácidos graxos predominantes no leite são os saturados, que formam de 60% a 70% dos triglicerídeos. Já os insaturados, correspondem entre 25% a 30%. Dois ácidos graxos de cadeia curta, o butírico e o capróico, são os responsáveis pelo aroma característico do leite. A quantidade da gordura total do leite integral é, em média, 3,8% e 14 mg/100 ml de colesterol. O desnatado contém 1,7 mg de colesterol por 100 ml. O leite quando em repouso, principalmente quando refrigerado, permite a ascensão de uma camada de gordura, que é conhecida como nata.
Lactose
A lactose é o carboidrato do leite, sendo responsável pelo seu sabor adocicado e corresponde, em média, a 50% dos sólidos    desengordurados do leite. É o substrato para fermentações, sendo aproveitada na indústria de laticínios para obtenção de diversos produtos derivados do leite como iogurte, leite acidófilo, queijos, requeijões, ácido lático, dentre outros.
          Vitaminas
      O leite é uma fonte importante de vitaminas A, D, E e K. Também            são encontradas no leite as vitaminas hidrossolúveis como, B1, B2,         B6, B12, ácido pantotênico e niacina.

       Sais Minerais
       O leite possui os minerais considerados essenciais à dieta do ser              humano, existindo em maiores concentrações os fosfatos, citratos,         carbonato de sódio, cálcio, potássio e magnésio. A ação fisiológica           dos diferentes sais do leite é importante, principalmente do fosfato         de cálcio, na formação de ossos e dentes.
       
3° Passo: Adicione uma pequena quantidade de leite ao refrigerante...

... e lacre o recipiente. Escolhi um recipiente grande para facilitar ...

... o fenômeno da fermentação (azedamento) do leite.
  4° Passo: Após 24 horas (só precisa de 6) , coloque num balão...

... com o auxílio de um funil, lacre e espere por mais 48 horas.



  4° Passo: Observe a formação de flocos de proteínas no fundo do balão.

É assim o princípio da fabricação do doce de leite, só que aqui não usamos o fogo.

  5° Passo: Após 120 horas, note a presença de fungos sobre a superfície da mistura.

FONTE DAS IMAGENS

Arquivo pessoal do Professor Eudo Robson

FONTE DOS TEXTOS

Professor Eudo Robson
TORRES, E.A.F.S.; CAMPOS, N.C.; DUARTE, M.; GARBELOTTI, M. L.; PHILIPPI, S. T.; RODRIGUES, R. S. M. Composição Centesimal e Valor Calórico de Alimentos de Origem Animal. Ciência e Tecnologia De Alimentos v.20. n.2, 2000.
VARNA, A.H.; SUTHERLAND,J.P. Leche y productos lácteos. Zaragoza, 1995, 476p.
WALASTRA , P. Química y física lactologica. Zaragoza: Acribia, 1984, 423p.

Sem comentários:

Enviar um comentário