sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A QUÍMICA E O JORNALISMO (CHEMISTRY AND JOURNALISM)




 Este é o Nióbio, metal que, na atualidade, é mais valioso do que o ouro e a prata, devido a seu valor estratégico para as Indústrias Aeroespaciais (é usado em super ligas para turbinas e motores a jato), de Foguetes, de mísseis e de Satélites, dentre outras. 
Além do mais, é valiosíssimo na área médica para aparelhos de Ressonância Magnética. 
Bem, para atualizar nossas informações, só dois países detêm o monopólio do Nióbio no planeta, Canadá e Brasil. 
Agora pasmem com as proporções das jazidas encontradas. As do Brasil correspondem a 98% e as do Canadá, 2%. No Canadá, ele é bem explorado e o governo canadense reverteu o lucro de modo a retirar vários impostos, tais como IPI, IOF, ICMS dentre outros, sobrando assim verbas para a educação, saúde, estradas e serviços. 
 
No Brasil, a reserva dos Seis lagos, no Morro da Cachoeira, é conhecida desde a década de 80. O governo federal nunca a explorou oficialmente (até onde eu sei ), deixando o contrabando fluir livremente. 
Isto é roubo de divisas! O povo ainda passa fome no Nordeste, falta saneamento em várias regiões e a educação é precária. 
Agora eu me pergunto: Por que a Inglaterra, que não tem 1 grama de Nióbio, dita o preço deste metal no mercado?
 
Qual o real motivo da demarcação da Reserva Raposa Terra do Sol, sem a participação popular? Por que os atuais candidatos á Presidência não mencionam nada a respeito do Nióbio? 
Há boatos de que Mineradoras e ONGS estrangeiras exploram tal região e contrabandeiam o Nióbio para Guiana Inglesa, que redistribui para os EUA , Europa e Asia 
Falam até que a FUNAI usa os índios para fazer o contrabando. Por fim, pergunto: Por que todo esse SILÊNCIO?


FONTE DOS TEXTOS

Professor Eudo Robson

FONTE DAS IMAGENS

www.naval.com.br
http://pt.wikipedia.org/
http://www.cbmm.com.br/
http://www.nossacara.com/
http://guiaavare.com/
http://www.furnas.com.br/















Sem comentários:

Enviar um comentário