sábado, 27 de agosto de 2011

AULA DE LABORATÓRIO É MELHOR - PARTE 2

· FAZENDO UMA BOLHA DE SABÃO GIGANTE

Fórmula 01  - Misture num recipiente água (2 litros), detergente (250 ml) e glicerina (100 ml).
Fórmula 02 Nova fórmula de solução:Coloque num balde 12 copos de água, 1 copo de Karo (xarope de milho), 1 copo de detergente e 2 colheres de fermento químico.


Fontes das fotos : stulzer.net , steffen.com.br, pt.wikinoticia.com, e hoshi.com.br
·    2º passo : faça um suporte com as tiras de madeira, como indicado na foto, e parafuse o ganchinho no seu teto, bem no centro.
·        Fontes das fotos : Física mais que divertida de Eduardo de Campos Valadares da Editora UFMG.
Observação : Caso não consiga faça um aro de aproximadamente 60 cm de diâmetro como mostra a foto abaixo 
·       3º passo :  Estando pronto o suporte, encha a calha ( ou bacia se for o caso do aro ) com a solução de sabão, mergulhe totalmente o tubo móvel na solução. Puxe o tubo pela alça e pendure-o no gancho.
·  4º passo : Sopre o filme , ou faça movimentos circulares e divirta-se com as bolhas gigantes.
·  5º passo : Molhe o dedo na solução de sabão e tente perfurar o filme com ele. O que acontece?
·    6º passo :  Mergulhe uma bola de isopor na solução de sabão e lance-a contra a bolha. Observe se  bolha  estoura.Varie a velocidade da bola e observe o que acontece..
·  7º passo : Mergulhe um elástico (de prender dinheiro) na solução de sabão com ele esticado entre os dedos das duas mãos. Em um ambiente escuro, peça a alguém para iluminar o filme de sabão que preenche o elástico. Estique o elástico gradualmente e observe a luz refletida pelo filme. Existe alguma relação entre a espessura do filme e o que você observa?
      CUIDADOS ESPECIAIS
  • A mistura conservada em um recipiente aberto durante algumas horas torna a mistura mais espessa. Mas, novamente, se a solução fica demasiado espessa será difícil fazer bolhas.
  • Evite a formação de bolhas ou espuma na superfície da mistura, agitando suavemente, remova ou simplesmente espere desaparecer o excesso.
      

Sem comentários:

Enviar um comentário