terça-feira, 8 de outubro de 2024

REVISÃO DE QUÍMICA GERAL 01 (ATOMÍSTICA)

01. (ITA). Em 1803, John Dalton propôs um modelo de teoria atômica. Considere que sobre a base conceitual des se modelo sejam feitas as seguintes afirmações:

I. O átomo apresenta a configuração de uma esfera rígida.

II. Os átomos caracterizam os elementos químicos e somente os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos.

III. As transformações químicas consistem de combinação, separação e/ou rearranjo de átomos.

IV. Compostos químicos são formados de átomos de dois ou mais elementos unidos em uma razão fixa.

 

Qual das opções a seguir se refere a todas afirmações CORRETAS?

a. I e IV.

b II e III.

c. II e IV

d. II, III e IV.

e. I, II, III e IV.

 

02. (Enem 2019). Em 1808, Dalton publicou o seu famoso livro intitulado Um novo sistema de filosofia química (do original A New System of Chemical Philosophy), no qual continha os cinco postulados que serviam como alicerce da primeira teoria atômica da matéria funda mentada no método científico. Esses postulados são numerados a seguir:

1. A matéria é constituída de átomos indivisíveis.

2. Todos os átomos de um dado elemento químico são idênticos em massa e em todas as outras propriedades. 26

3. Diferentes elementos químicos têm diferentes ti pos de átomos; em particular, seus átomos têm diferentes massas.

4. Os átomos são indestrutíveis e nas reações químicas mantêm suas identidades. 5. Átomos de elementos combinam com átomos de outros elementos em proporções de números inteiros pequenos para formar compostos. Após o modelo de Dalton, outros modelos baseados em outros dados experimentais evidenciaram, entre outras coisas, a natureza elétrica da matéria, a com posição e organização do átomo e a quantização da energia no modelo atômico. OXTOBY, D. W.; GILLIS, H. P.; BUTLER, L. J. Principles of Modern Chemistry. Boston: Cengage Learning, 2012 (adaptado). Com base no modelo atual que descreve o átomo, qual dos postulados de Dalton ainda é considerado correto?

a. 1

b. 2

c. 3

d. 4

e. 5

 

03. (EsPCEx-2011). Considere as seguintes afirmações, referentes à evolução dos modelos atômicos:

I. No modelo de Dalton, o átomo é dividido em prótons e elétrons.

II. No modelo de Rutherford, os átomos são constituídos por um núcleo muito pequeno e denso e carregado positivamente.

III. Ao redor do núcleo, estão distribuídos os elétrons, como planetas em torno do Sol. O físico inglês Thomson afirma, em seu modelo atômico, que um elétron, ao passar de uma órbita para outra, absorve ou emite um quantum (fóton) de energia.

Das afirmações feitas, está (ão) correta (s)

a. apenas

b. apenas I e II.

c. apenas II e III.

d. apenas II.

e. todas.

 

04. (Mackenzie-SP-2012).  Comemora-se, neste ano de 2011, o centenário do modelo atômico proposto pelo físico neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937), prêmio Nobel de Química em 1908. Em 1911, Rutherford bombardeou uma finíssima lâmina de ouro com partículas alfa, oriundas de uma amostra contendo o elemento químico polônio.

 

De acordo com o seu experimento, Rutherford concluiu que:

 

a. o átomo é uma partícula maciça e indestrutível.

b. existe, no centro do átomo, um núcleo pequeno, denso e negativamente carregado.

c. os elétrons estão mergulhados em uma massa homogênea de carga positiva.

d. a maioria das partículas alfa sofria um desvio ao atravessar a lâmina de ouro. e. existem, no átomo, mais espaços vazios do que preenchidos.

 

05. (Etec 2018). Um fogo de artifício é composto basicamente por pólvora (mistura de enxofre, carvão e salitre) e por um sal de um elemento determinado, por exemplo, sais de cobre, como CuCl2, que irá determinar a cor verde azulada da luz produzida na explosão.


 https://tinyurl.com/ybcuml9u> Acesso em: 15.11.2017. Adaptado.

 Observe as representações dos elementos enxofre e cobre presentes em um fogo de artifício: 16S32 e 29Cu64.

A partir da análise dessas representações, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o número de massa do enxofre e o número de nêutrons do cobre.

a. 32 e 29

b. 32 e 35

c. 16 e 29

d. 16 e 35

e. 16 e 64

 

06. (Cesgranrio-2011). O ferro é bastante utilizado pelo homem em todo o mundo. Foram identificados artefatos de ferro produzidos em torno de 4000 a 3500 a.C. Nos dias atuais, o ferro pode ser obtido por intermédio da redução de óxidos ou hidróxidos, por um fluxo gasoso de hidrogênio molecular (H2) ou monóxido de carbono. O Brasil é atualmente o segundo maior produtor mundial de minério de ferro. Na natureza, o ferro ocorre, principalmente, em compostos, tais como: hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), siderita (FeCO3), limonita (Fe2O3.H2O) e pirita (FeS2), sendo a hematita o seu principal mineral. Assim, segundo o diagrama de Linus Pauling, a distribuição eletrônica para o íon ferro (+3), nesse mineral, é representada da seguinte maneira:

a.1s22s22p63s23p63d5

b.1s22s22p63s23p64s23d6

c.1s22s22p63s23p64s23d9

d.1s22s22p63s23p64s23d3

e.1s22s22p63s23p63d2

 

07. (Enem 2019). Um teste de laboratório permite identificar alguns cátions metálicos ao introduzir uma peque na quantidade do material de interesse em uma chama de bico de Bunsen para, em seguida, observar a cor da luz emitida.

A cor observada é proveniente da emissão de radiação eletromagnética ao ocorrer a:

a. mudança da fase sólida para a fase líquida do ele mento metálico.

b. combustão dos cátions metálicos provocada pelas moléculas de oxigênio da atmosfera.

c. diminuição da energia cinética dos elétrons em uma mesma órbita na eletrosfera atômica.

d. transição eletrônica de um nível mais externo para outro mais interno na eletrosfera atômica.

e. promoção dos elétrons que se encontram no es tado fundamental de energia para níveis mais energéticos.

 

08. (UFU 2018). O “brilho” das placas de trânsito, quando recebem luz dos faróis dos carros no período da noite, pode ser compreendido pelo efeito da luminescência. Sem esse efeito, teríamos dificuldade de visualizar a informação das placas no período noturno, o que acarretaria possíveis acidentes de trânsito. Esse efeito, conhecido como:

A fosforescência, pode ser explicado pela quantização de energia dos elétrons e seu retorno ao estado mais energético, conforme o Modelo Atômico de Rutherford.

b. bioluminescência, pode ser explicado pela mudança de nível energético dos elétrons e seu retorno ao nível menos energético, conforme o Modelo de Rutherford-Bohr.

c. fluorescência, pode ser explicado pela excitação dos elétrons e seu retorno ao estado menos energético, conforme o Modelo Atômico de Bohr.

d. luminescência, pode ser explicado pela produção de luz por meio da excitação dos elétrons, conforme o Modelo Atômico de Thomson.

 

09. (UPE 2012). Um laboratório brasileiro desenvolveu uma técnica destinada à identificação da origem de “balas perdidas”, comuns nos confrontos entre policiais e bandidos. Trata-se de uma munição especial, fabricada com a adição de corantes fluorescentes, visíveis apenas sob luz ultravioleta. Ao se disparar a arma carregada com essa munição, são liberados os pigmentos no atirador, no alvo e em tudo o que atravessar, permitindo rastrear a trajetória do tiro.

                MOUTINHO, Sofia. “À caça de evidências”. Ciência hoje. 24 31 maio 2011. (Adapt.)

Qual dos modelos atômicos a seguir oferece melho res fundamentos para a escolha de um equipamento a ser utilizado na busca por evidências dos vestígios desse tipo de bala?

a. Modelo de Dalton.

b. Modelo de Thompson.

c. Modelo de Rutherford-Bohr.

d. Modelo de Dalton-Thompson.

e. Modelo de Rutherford-Thompson

 

10. (ITA). Historicamente, a teoria atômica recebeu várias contribuições de cientistas. Assinale a opção que apresenta, na ordem cronológica CORRETA, os nomes de cientistas que são apontados como autores de modelos atômicos.

a. Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.

b. Thomson, Millikan, Dalton e Rutherford.

c. Avogadro, Thomson, Bohr e Rutherford.

d. Lavoisier, Proust, Gay-Lussac e Thomson.

e. Rutherford, Dalton, Bohr e Avogadro.

 

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

 

GABARITO:

 

01 – E

02 – E

03 – D

04 – E

05 – B

06 – A

07 – D

08 – C

09 – C

10 - A 

Sem comentários:

Enviar um comentário