Treine
Química com provas anteriores
01. Os
elementos químicos se relacionam de diferentes maneiras com os organismos
vivos. Alguns elementos são parte da estrutura das moléculas que constituem os
organismos vivos. Outros formam íons essenciais à manutenção da vida. Outros,
ainda, podem representar riscos para os seres vivos: alguns, por serem tóxicos;
outros, por serem radioativos. Observe o esquema da Tabela Periódica, no qual
estão destacados quatro elementos químicos, identificados pelas letras w, x, y
e z.
Considerando suas posições
na Tabela Periódica, assinale a alternativa que melhor associa esses quatro
elementos químicos com as propriedades discutidas acima.
02. Na
produção de combustível nuclear, o trióxido de urânio é transformado no
hexafluoreto de urânio, como representado pelas equações químicas:
Sobre tais transformações, pode-se afirmar, corretamente,
que ocorre oxirredução apenas em
a) I.
b) II.
d) I e II.
e) I e III.
03. As
figuras a seguir representam, de maneira simplificada, as soluções aquosas de
três ácidos, HA, HB e HC, de mesmas concentrações. As moléculas de água não
estão representadas.
Considerando essas representações, foram feitas as
seguintes afirmações sobre os ácidos:
I. HB é um ácido mais forte do que HA e HC.
II. Uma solução aquosa de HA deve apresentar maior
condutibilidade elétrica do que uma solução aquosa de mesma concentração de HC.
III. Uma solução aquosa de HC deve apresentar pH maior do
que uma solução aquosa de mesma concentração de HB.
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.
04. Uma
estudante de química realizou quatro experimentos, que consistiram em misturar
soluções aquosas de sais inorgânicos e observar os resultados. As observações
foram anotadas em uma tabela:
A partir desses
experimentos, conclui-se que são pouco solúveis em água somente os compostos
a) Ba(IO3)2
e Mg(CO3)2 .
b) PbCrO4 e Mg(CO3)2
.
c) Pb(IO3)2 e
CaCrO4 .
d) Ba(IO3)2,
Pb(IO3)2 e PbCrO4 .
e) Pb(IO3)2,
PbCrO4 e CaCrO4 .
05. Um
estudante desejava estudar, experimentalmente, o efeito da temperatura sobre a
velocidade de uma transformação química. Essa transformação pode ser
representada por:
Após uma série de quatro experimentos, o estudante
representou os dados obtidos em uma tabela:
Que modificação deveria ser feita no procedimento para
obter resultados experimentais mais adequados ao objetivo proposto?
a) Manter as amostras à mesma temperatura em todos os
experimentos.
b) Manter iguais os tempos necessários para completar as
transformações.
c) Usar a mesma massa de catalisador em todos os
experimentos.
d) Aumentar a concentração dos reagentes A e B.
e) Diminuir a concentração do reagente B.
06. Sob
condições adequadas, selênio (Se) e estanho (Sn) podem reagir, como
representado pela equação
2Se +
Sn ------- SnSe2
Em um experimento, deseja-se que haja reação completa,
isto é, que os dois reagentes sejam totalmente consumidos. Sabendo-se que a
massa molar do selênio (Se) é 2/3 da massa molar do estanho (Sn), a razão entre
a massa de selênio e a massa de estanho (mSe : mSn), na
reação, deve ser de
a) 2 : 1
b) 3 : 2
c) 4 : 3
d) 2 : 3
e) 1 : 2
07. Em um
experimento, alunos associaram os odores de alguns ésteres a aromas
característicos de alimentos, como, por exemplo:
Analisando a fórmula
estrutural dos ésteres apresentados, pode-se dizer que, dentre eles, os que têm
cheiro de
a) maçã e abacaxi são
isômeros.
b) banana e pepino são
preparados com álcoois secundários.
c) pepino e maçã são
heptanoatos.
d) pepino e pera são ésteres
do mesmo ácido carboxílico.
e) pera e banana possuem,
cada qual, um carbono assimétrico.
08. Do
ponto de vista da “Química Verde”, as melhores transformações são aquelas em
que não são gerados subprodutos. Mas, se forem gerados, os subprodutos não
deverão ser agressivos ao ambiente. Considere as seguintes transformações,
representadas por equações químicas, em que, quando houver subprodutos, eles
não estão indicados.
A ordem dessas transformações, da pior para a melhor, de
acordo com a “Química Verde”, é:
a) I, II, III.
b) I, III, II.
c) II, I, III.
d) II, III, I.
e) III, I, II.
09. O
“besouro bombardeiro” espanta seus predadores, expelindo uma solução quente.
Quando ameaçado, em seu organismo ocorre a mistura de soluções aquosas de
hidroquinona, peróxido de hidrogênio e enzimas, que promovem uma reação
exotérmica, representada por:
O calor envolvido nessa transformação pode ser calculado,
considerando-se os processos:
Assim sendo, o calor envolvido na reação que ocorre no
organismo do besouro é
a) -558 kJ.mol-1
b) -204 kJ.mol-1
c) +177 kJ.mol-1
d) +558 kJ.mol-1
e) +585 kJ.mol-1
10. Um
botânico observou que uma mesma espécie de planta podia gerar flores azuis ou rosadas.
Decidiu então estudar se a natureza do solo poderia influenciar a cor das
flores. Para isso, fez alguns experimentos e anotou as seguintes observações:
I. Transplantada para um solo cujo pH era 5,6 , uma
planta com flores rosadas passou a gerar flores azuis.
II. Ao adicionar um pouco de nitrato de sódio ao solo, em
que estava a planta com flores azuis, a cor das flores permaneceu a mesma.
III. Ao adicionar calcário moído (CaCO3) ao
solo, em que estava a planta com flores azuis, ela passou a gerar flores
rosadas.
Considerando essas observações, o botânico pôde concluir
que
a) em um solo mais ácido do que aquele de pH 5,6 , as
flores da planta seriam azuis.
b) a adição de solução diluída de NaC ao solo, de pH 5,6
, faria a planta gerar flores rosadas.
c) a adição de solução diluída de NaHCO3 ao
solo, em que está a planta com flores rosadas, faria com que ela gerasse flores
azuis.
d) em um solo de pH 5,0 , a planta com flores azuis
geraria flores rosadas.
e) a adição de solução diluída de A(NO3)3
ao solo, em que está uma planta com flores azuis, faria com que ela gerasse
flores rosadas.
Pelo Prof. Eudo Robson
GABARITO
1-D, 2-C, 3-B, 4-A, 5-D,6-E,7-A, 8-B, 9-D, 10-A.
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