quarta-feira, 23 de novembro de 2016

TREINE QUÍMICA COM PROVAS ANTERIORES!

Treine Química com provas anteriores
01. Os elementos químicos se relacionam de diferentes maneiras com os organismos vivos. Alguns elementos são parte da estrutura das moléculas que constituem os organismos vivos. Outros formam íons essenciais à manutenção da vida. Outros, ainda, podem representar riscos para os seres vivos: alguns, por serem tóxicos; outros, por serem radioativos. Observe o esquema da Tabela Periódica, no qual estão destacados quatro elementos químicos, identificados pelas letras w, x, y e z.

Considerando suas posições na Tabela Periódica, assinale a alternativa que melhor associa esses quatro elementos químicos com as propriedades discutidas acima.




















02. Na produção de combustível nuclear, o trióxido de urânio é transformado no hexafluoreto de urânio, como representado pelas equações químicas:


Sobre tais transformações, pode-se afirmar, corretamente, que ocorre oxirredução apenas em

a) I.

b) II. 

c) III.

d) I e II.

e) I e III.

03. As figuras a seguir representam, de maneira simplificada, as soluções aquosas de três ácidos, HA, HB e HC, de mesmas concentrações. As moléculas de água não estão representadas.


Considerando essas representações, foram feitas as seguintes afirmações sobre os ácidos:

I. HB é um ácido mais forte do que HA e HC.
II. Uma solução aquosa de HA deve apresentar maior condutibilidade elétrica do que uma solução aquosa de mesma concentração de HC.
III. Uma solução aquosa de HC deve apresentar pH maior do que uma solução aquosa de mesma concentração de HB.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) I e II, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I e III, apenas.

e) I, II e III.

04. Uma estudante de química realizou quatro experimentos, que consistiram em misturar soluções aquosas de sais inorgânicos e observar os resultados. As observações foram anotadas em uma tabela:


A partir desses experimentos, conclui-se que são pouco solúveis em água somente os compostos

a) Ba(IO3)2 e Mg(CO3)2 .

b) PbCrO4 e Mg(CO3)2 .

c) Pb(IO3)2 e CaCrO4 .

d) Ba(IO3)2, Pb(IO3)2 e PbCrO4 .

e) Pb(IO3)2, PbCrO4 e CaCrO4 .

05. Um estudante desejava estudar, experimentalmente, o efeito da temperatura sobre a velocidade de uma transformação química. Essa transformação pode ser representada por:


Após uma série de quatro experimentos, o estudante representou os dados obtidos em uma tabela:


Que modificação deveria ser feita no procedimento para obter resultados experimentais mais adequados ao objetivo proposto?

a) Manter as amostras à mesma temperatura em todos os experimentos.

b) Manter iguais os tempos necessários para completar as transformações.

c) Usar a mesma massa de catalisador em todos os experimentos.

d) Aumentar a concentração dos reagentes A e B.

e) Diminuir a concentração do reagente B.

06. Sob condições adequadas, selênio (Se) e estanho (Sn) podem reagir, como representado pela equação
2Se   +   Sn  -------   SnSe2
Em um experimento, deseja-se que haja reação completa, isto é, que os dois reagentes sejam totalmente consumidos. Sabendo-se que a massa molar do selênio (Se) é 2/3 da massa molar do estanho (Sn), a razão entre a massa de selênio e a massa de estanho (mSe : mSn), na reação, deve ser de

a) 2 : 1

b) 3 : 2

c) 4 : 3

d) 2 : 3

e) 1 : 2

07. Em um experimento, alunos associaram os odores de alguns ésteres a aromas característicos de alimentos, como, por exemplo:


Analisando a fórmula estrutural dos ésteres apresentados, pode-se dizer que, dentre eles, os que têm cheiro de

a) maçã e abacaxi são isômeros.

b) banana e pepino são preparados com álcoois secundários.

c) pepino e maçã são heptanoatos.

d) pepino e pera são ésteres do mesmo ácido carboxílico.

e) pera e banana possuem, cada qual, um carbono assimétrico.

08. Do ponto de vista da “Química Verde”, as melhores transformações são aquelas em que não são gerados subprodutos. Mas, se forem gerados, os subprodutos não deverão ser agressivos ao ambiente. Considere as seguintes transformações, representadas por equações químicas, em que, quando houver subprodutos, eles não estão indicados.



















A ordem dessas transformações, da pior para a melhor, de acordo com a “Química Verde”, é:

a) I, II, III.

b) I, III, II.

c) II, I, III.

d) II, III, I.

e) III, I, II.

09. O “besouro bombardeiro” espanta seus predadores, expelindo uma solução quente. Quando ameaçado, em seu organismo ocorre a mistura de soluções aquosas de hidroquinona, peróxido de hidrogênio e enzimas, que promovem uma reação exotérmica, representada por:

O calor envolvido nessa transformação pode ser calculado, considerando-se os processos:

Assim sendo, o calor envolvido na reação que ocorre no organismo do besouro é 
a) -558 kJ.mol-1

b) -204 kJ.mol-1

c) +177 kJ.mol-1

d) +558 kJ.mol-1

e) +585 kJ.mol-1

10. Um botânico observou que uma mesma espécie de planta podia gerar flores azuis ou rosadas. Decidiu então estudar se a natureza do solo poderia influenciar a cor das flores. Para isso, fez alguns experimentos e anotou as seguintes observações:

I. Transplantada para um solo cujo pH era 5,6 , uma planta com flores rosadas passou a gerar flores azuis.
II. Ao adicionar um pouco de nitrato de sódio ao solo, em que estava a planta com flores azuis, a cor das flores permaneceu a mesma.
III. Ao adicionar calcário moído (CaCO3) ao solo, em que estava a planta com flores azuis, ela passou a gerar flores rosadas.

Considerando essas observações, o botânico pôde concluir que

a) em um solo mais ácido do que aquele de pH 5,6 , as flores da planta seriam azuis.

b) a adição de solução diluída de NaC ao solo, de pH 5,6 , faria a planta gerar flores rosadas.

c) a adição de solução diluída de NaHCO3 ao solo, em que está a planta com flores rosadas, faria com que ela gerasse flores azuis.

d) em um solo de pH 5,0 , a planta com flores azuis geraria flores rosadas.

e) a adição de solução diluída de A(NO3)3 ao solo, em que está uma planta com flores azuis, faria com que ela gerasse flores rosadas.


Pelo Prof. Eudo Robson

GABARITO

1-D, 2-C, 3-B, 4-A, 5-D,6-E,7-A, 8-B, 9-D, 10-A.

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