01. (UNICAMP). O
aquarismo é uma atividade que envolve a criação de espécies aquáticas em
ambiente confinado. O bom funcionamento do aquário depende do controle de uma
série de parâmetros, como temperatura, matéria orgânica dissolvida, oxigênio dissolvido,
pH, entre outros. Para testar seus conhecimentos químicos, responda às seguintes
questões:
a). Um dos
principais produtos do metabolismo dos peixes é a amônia, que é excretada na
água. Desconsiderando-se qualquer mecanismo de regulação externa e
considerando-se apenas essa excreção de amônia, o valor do pH da água do
aquário tende, com o passar do tempo, a aumentar, diminuir ou permanecer
constante?
Justifique.
b). Para
peixes de água fria, a concentração ideal de gás oxigênio dissolvido na água é
de 5 ppm. Considerando-se esse valor e um aquário contendo 250 kg de água,
quantos mols de gás oxigênio estão dissolvidos nessa água? Dados: 1 ppm
significa que há 1 grama de gás oxigênio dissolvido em 1.000 quilogramas de
água; massa molar do gás oxigênio = 32 g mol-1.
02. (UNICAMP). A
quantidade de gás oxigênio dissolvido na água pode ser monitorada através de um
teste químico, em que, inicialmente, faz-se o seguinte: a uma amostra de 5 mL
de água do aquário, adicionam-se 2 gotas de solução de Mn2+ e 2
gotas de uma solução de I-1 (em meio básico), agitando-se a mistura.
Na sequência, adiciona-se uma solução para tornar o meio ácido e agita-se a
mistura resultante. Sabe-se que em meio básico, o íon Mn2+ se transforma
em Mn4+ ao reagir com o oxigênio dissolvido na água. Em meio ácido,
o Mn4+ da reação anterior reage com o I-1, produzindo I2
e Mn2+. Quando não há oxigênio dissolvido, as reações anteriormente
descritas não ocorrem.
Dados:
a).
Correlacione a presença ou a ausência de oxigênio dissolvido com a coloração
(clara/escura) do teste. Justifique sua resposta, indicando a espécie
responsável pela coloração em cada caso.
b). Escreva
a equação química balanceada para a reação do Mn4+ com o I-1,
conforme se descreve no texto da questão.
TEXTO PARA AS QUESTÕES 03 E 04
Cerca
de ¼ de todo o dióxido de carbono liberado pelo uso de combustíveis fósseis é
absorvido pelo oceano, o que leva a uma mudança em seu pH e no equilíbrio do
carbonato na água do mar. Se não houver uma ação rápida para reduzir as emissões
de dióxido de carbono, essas mudanças podem levar a um impacto devastador em
muitos organismos que possuem esqueletos, conchas e revestimentos, como os
corais, os moluscos, os que vivem no plâncton, e no ecossistema marinho como um
todo.
03. (COVEST). Do ponto de vista químico, inicialmente
ocorrem a dissolução do dióxido de carbono gasoso na água e a formação de
dióxido de carbono em solução. Uma vez dissolvido na água do mar, o dióxido de
carbono reage rapidamente com a água, modificando seu equilíbrio iônico. Assim,
a reação do dióxido de carbono com a água
a)
faz o pH da água aumentar e pode ser representada por CO2(aq) + H2O(aq)
→
HCO3-1 (aq)
+ H+(aq).
b)
faz o pH da água baixar e pode ser representada por CO(aq) + H2O(aq)
→
2H+(aq) + CO2(aq).
c)
faz o pH da água baixar e pode ser representada por CO2(aq) + H2O(aq)
→
HCO3-1
(aq) + H+(aq).
d)
faz o pH da água aumentar e pode ser representada por CO2(aq) + H2O(aq)
→
H2CO3(aq).
04. (COVEST). Levando em conta a capacidade da água de dissolver o dióxido
de carbono, há uma proposta de se bombear esse gás para dentro dos oceanos, em
águas profundas. Considerando-se o exposto no texto inicial e a proposta de
bombeamento
do dióxido de carbono nas águas profundas, pode-se concluir que esse
bombeamento
a)
favoreceria os organismos que utilizariam o carbonato oriundo da dissolução do
gás na água para formar suas carapaças ou exoesqueletos, mas aumentaria o
nível
dos oceanos.
b)
diminuiria o problema do efeito estufa, mas poderia comprometer a vida marinha.
c)
diminuiria o problema do buraco da camada de ozônio, mas poderia comprometer a
vida marinha.
d)
favoreceria alguns organismos marinhos que possuem esqueletos e conchas, mas aumentaria
o problema do efeito estufa.
05. A maioria dos homens que mantêm o cabelo
escurecido artificialmente utiliza uma loção conhecida como tintura
progressiva. Os familiares, no entanto, têm reclamado do cheiro de ovo podre
nas toalhas, porque essa tintura progressiva contém enxofre em sua formulação.
Esse cosmético faz uso do acetato de chumbo como ingrediente ativo. O íon
chumbo, Pb2+, ao se combinar com o íon sulfeto, S2-,
liberado pelas roteínas do cabelo ou pelo enxofre elementar (S8)
presente na tintura, irá formar o sulfeto de chumbo, que escurece o cabelo. A legislação
brasileira permite uma concentração máxima de chumbo igual a 0,6 gramas por 100
mL de solução.
a). Escreva
a equação química da reação de formação da substância que promove o
escurecimento dos cabelos, como foi descrito no texto.
b). Calcule
a massa, em gramas (duas casas decimais), de Pb(C2H3O2)2.3H2O,
utilizada na preparação de 100 mL da tintura progressiva usada, sabendo-se que
o Pb2+ está na concentração máxima permitida pela legislação .
Dados de massas
molares em g mol-1: Pb=207, C2H3O2=59 e H2O=18.
06. Com a finalidade de manter uma imagem
jovem, muitas pessoas procuram eliminar as rugas do rosto utilizando a quimio esfoliação
(peeling químico), um processo que envolve algum risco à saúde. A quimio
esfoliação consiste na aplicação de um ou mais agentes à pele, visando promover
a esfoliação cutânea, o que leva à renovação celular e à eliminação das rugas.
Dois tipos de peeling podem ser realizados: o superficial ou médio e o profundo.
a).
Para um peeling superficial ou médio, costuma-se usar uma
solução da substância indicada abaixo:
Simplificadamente, a literatura afirma que, além da
concentração da solução, o valor de pH ideal para uma boa esfoliação deve estar
abaixo de sete. Considerando somente a
dissolução dessa substância em água, seria possível obter essa condição de pH?
Explique
e justifique com uma equação química pertinente.
b). Para um peeling químico
profundo, pode-se usar uma micro emulsão denominada solução de Baker-Gordon,
que contém a substância cuja fórmula estrutural está representada abaixo.
Do
ponto de vista da representação química, o hexágono com o círculo representa as
possíveis estruturas ressonantes da cadeia carbônica. Desenhe essas possíveis
estruturas ressonantes para a cadeia e escreva a fórmula molecular da
substância.
07. (FUVEST-2011). Um sólido branco
apresenta as seguintes propriedades:
I. É
solúvel em água.
II. Sua
solução aquosa é condutora de corrente elétrica.
III.
Quando puro, o sólido não conduz corrente elétrica.
IV.
Quando fundido, o líquido puro resultante não conduz corrente elétrica.
Considerando
essas informações, o sólido em questão pode ser
a)
sulfato de potássio.
b)
hidróxido de bário.
c)
platina.
d) ácido cis-butenodioico.
e) polietileno.
08. Considere 4 frascos, cada um contendo diferentes substâncias,
a saber:
Frasco 1:
100 mL de H2O(L)
Frasco 2:
100 mL de solução aquosa de ácido acético de concentração 0,5 mol/L
Frasco 3:
100 mL de solução aquosa de KOH de concentração 1,0 mol/L
Frasco 4:
100 mL de solução aquosa de HNO3 de concentração 1,2 mol/L
A cada um
desses frascos, adicionaram-se, em experimentos distintos, 100 mL de uma
solução aquosa de HC de concentração
1,0 moI/L. Medindo-se o pH do líquido contido em cada frasco, antes e depois da
adição de HC(aq), pôde-se observar aumento
do valor do pH somente
a) nas
soluções dos frascos 1, 2 e 4.
b) nas
soluções dos frascos 1 e 3.
c) nas
soluções dos frascos 2 e 4.
d) na
solução do frasco 3.
e) na solução do frasco 4.
09. A figura abaixo traz um modelo da estrutura microscópica
de determinada substância no estado sólido, estendendo-se pelas três dimensões
do espaço.
Nesse
modelo, cada esfera representa um átomo e cada bastão, uma ligação química
entre dois átomos. A substância representada por esse modelo tridimensional
pode ser
a)
sílica, (SiO2)n.
b)
diamante, C.
c)
cloreto de sódio, NaC_.
d) zinco
metálico, Zn.
e) celulose, (C6H10O5)n.
10. As naves espaciais utilizam pilhas de
combustível, alimentadas por oxigênio e hidrogênio, as quais, além de
fornecerem a energia necessária para a operação das naves, produzem água,
utilizada pelos tripulantes. Essas pilhas usam, como eletrólito, o KOH(aq),
de modo que todas as reações ocorrem em meio alcalino. A troca de elétrons se
dá na superfície de um material poroso. Um esquema dessas pilhas, com o
material poroso representado na cor cinza, é apresentado a seguir.
Escrevendo
as equações das semirreações que ocorrem nessas pilhas de combustível,
verifica-se que, nesse esquema, as setas com as letras a e b indicam, respectivamente, o sentido de movimento dos
a) íons OH-
e dos elétrons.
b)
elétrons e dos íons OH-.
c) íons K+
e dos elétrons.
d)
elétrons e dos íons K+.
e) elétrons e dos íons H+.
11. Os confeitos de chocolate de determinada marca são
apresentados em seis cores. Com eles, foi feito o seguinte experimento, destinado
a separar os corantes utilizados em sua fabricação: Confeitos de cada uma das
seis diferentes cores foram umedecidos com água e pressionados contra uma folha
de papel especial, de modo a deixar amostras dos corantes em pontos igualmente
espaçados, sempre a 2 cm da base da folha. A seguir, a folha foi colocada em um
recipiente com água, de forma a mergulhar somente a base da folha de papel na
água, sem que o líquido tocasse os pontos coloridos. Após algum tempo, quando a
água havia atingido o topo da folha, observou-se a formação de manchas de
diferentes cores, aqui simbolizadas por diferentes formas e tamanhos:
Os
confeitos em cuja fabricação é empregado um corante amarelo são os de cor
a)
vermelha, amarela e marrom.
b)
amarela, verde e laranja.
c) verde,
azul e marrom.
d)
vermelha, amarela e verde.
e)
vermelha, laranja e marrom.
12. Algumas pessoas utilizam alimentos/produtos alimentícios para retirar o
odor de cheiro de peixe das mãos. E funciona! Indique um produto utilizado
com essa finalidade e explique porque ele tem essa eficácia.
12. Algumas pessoas utilizam alimentos/produtos alimentícios para retirar o
odor de cheiro de peixe das mãos. E funciona! Indique um produto utilizado
com essa finalidade e explique porque ele tem essa eficácia.
13. Quando quatro sais de quatro metais diferentes queimaram, eles emitiram
chamas de cores diferentes. Explique essa diferença de coloração nas chamas.
chamas de cores diferentes. Explique essa diferença de coloração nas chamas.
GABARITO:
Questão 1 -
a) O pH da
água tende a aumentar, pois, em água, a amônia (substância de caráter básico)
aumenta a concentração dos íons OH-, conforme o equilíbrio abaixo representado:
NH3(g) + H2O(l)
= NH4+(aq) + OH1-(aq)
b) [O2]
= 5 ppm
Questão 2 -
a) O castanho-escuro indica a presença de oxigênio. Caso haja oxigênio dissolvido, este irá reagir com o íon Mn2+
em meio básico para formar o íon Mn4+, que, em meio ácido, reage com
o I- para
formar o I2,
que confere a cor castanho-escuro à solução.
O rosa-claro indica a ausência de oxigênio. Não havendo oxigênio dissolvido, permanecem em solução os íons
inicialmente colocados, e o Mn2+ dá a cor rosa-claro à solução.
b) Mn4+(aq) + 2I-1(aq)
→ Mn2+(aq) + I2(aq)
Questão 3 –
O dióxido de carbono (CO2),
ao ser dissolvido em água, reage de acordo com a equação: CO2(aq) +
H2O( l ) ----- H+ (aq) + HCO–3(aq)
O aumento da [H+] nesta solução diminui o seu pH. Resposta: C
Questão
4 –
Alternativa B. O bombeamento do CO2 para águas
profundas oceânicas diminuiria o problema do efeito estufa (aquecimento
global). Por outro lado, o aumento da [CO2 ] nos oceanos muda o pH e
os equilíbrios que envolvem o carbonato, o que poderia comprometer a vida
marinha.
Questão
5 –
a) Pb+2(aq) + S-2(aq)
------- Pb(s)
b) Pb --------- Pb C2H3O2)2.3.H2O
207g ------------------- 379g
0,6g --------------------
m
m =
1,10g
Seriam necessários 1,10 g de Pb C2H3O2)2.3.H2O
na preparação de 100 ml da tintura progressiva.
Questão
6 –
a).
Sim, essa condição poderia ser obtida, pois a substância usada nesse tipo de
peeling é um ácido carboxílico (uma substância de caráter ácido) que, sofre
ionização, liberando o íon H+, fazendo o pH ficar menor do que 7.
A equação química de ionização desse ácido em água pode
ser representada por:
b). O hexágono com o círculo central apresenta as seguintes estruturas ressonantes.
Questão
7 – D
Questão
8 – E
Questão
9 – A
Questão
10 – C
Questão
11 – D
Questão 12
Algum tempo após serem capturados e morrerem, os peixes passam a produzir odores desagradáveis. Esse mau-cheiro se deve a um grupo de substâncias nitrogenadas, aminas, resultantes das reações químicas da decomposição do pescado. Tais compostos se comportam como bases, semelhantes à amônia
(NH3). A lavagem dos peixes e das mãos, das pessoas que os manipulam, com vinagre ou suco de limão elimina os odores desagradáveis. O suco do limão e o vinagre são ácidos (H+) e, portanto, reagem com a amina responsável pelo cheiro do peixe, por meio de uma reação conhecida como neutralização.
Questão 12
Algum tempo após serem capturados e morrerem, os peixes passam a produzir odores desagradáveis. Esse mau-cheiro se deve a um grupo de substâncias nitrogenadas, aminas, resultantes das reações químicas da decomposição do pescado. Tais compostos se comportam como bases, semelhantes à amônia
(NH3). A lavagem dos peixes e das mãos, das pessoas que os manipulam, com vinagre ou suco de limão elimina os odores desagradáveis. O suco do limão e o vinagre são ácidos (H+) e, portanto, reagem com a amina responsável pelo cheiro do peixe, por meio de uma reação conhecida como neutralização.
Questão 13
Se quatro sais apresentam cores diferentes durante a combustão, eles são constituídos por diferentes íons metálicos; cada um deles emitindo uma cor própria. A diferença de coloração nas chamas dos sais está relacionada com
os níveis de energia dos íons metálicos em questão. Ao receber energia (no
caso,proveniente da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons são
promovidos a níveis de energia mais elevados, ou seja, ocorre uma excitação
eletrônica. Um elétron excitado tende a retornar para o nível menos energético,
mais estável. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação, emissão
de luz. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda próprio,
radiações visíveis em cores que caracterizam o íon metálico. Assim, é possível
identificar a presença de certos elementos por causa da cor característica que
eles emitem quando aquecidos numa chama. Esse procedimento é conhecido como teste de chama e é a base para muitas aplicações, entre elas, os fogos de artifício.
Se quatro sais apresentam cores diferentes durante a combustão, eles são constituídos por diferentes íons metálicos; cada um deles emitindo uma cor própria. A diferença de coloração nas chamas dos sais está relacionada com
os níveis de energia dos íons metálicos em questão. Ao receber energia (no
caso,proveniente da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons são
promovidos a níveis de energia mais elevados, ou seja, ocorre uma excitação
eletrônica. Um elétron excitado tende a retornar para o nível menos energético,
mais estável. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação, emissão
de luz. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda próprio,
radiações visíveis em cores que caracterizam o íon metálico. Assim, é possível
identificar a presença de certos elementos por causa da cor característica que
eles emitem quando aquecidos numa chama. Esse procedimento é conhecido como teste de chama e é a base para muitas aplicações, entre elas, os fogos de artifício.
Pelo Prof. Doutor Eudo Robson
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