01. O que
caracteriza uma base de Arrhenius?
02. (ERSHC-2016). Associe a coluna da direita com
a da esquerda:
(1)
HlO4
(2)
Hl
(3)
HlO3
(4)
HlO
(5) HlO2
|
( ) ácido IÓDICO
( ) ácido IODÍDRICO
( ) ácido IODOSO
( ) ácido PERIÓDICO
( ) ácido HIPOIODOSO
|
Os algarismos lidos de cima para
baixo formam o numeral:
a) 32514
b) 14235
c) 32451
d) 41532
e) 52143
03. (Aman). A fórmula química do ácido
fosforoso é:
a) H3PO3
b) H2SO4
c) H2PO4
d) H3PO4
e) H3PO2
04. (COMVESUMC). O ácido que corresponde à
classificação monoácido e ternário é:
a) HNO3
b) H2SO4
c) H3PO4
d) HCl
e) HCNO
05. (ITA-SP). Qual dos ácidos a seguir é o menos volátil?
a) HCl
b) HI
c) H2SO3
d) H2SO4
e) CH3CH2COOH
b) HI
c) H2SO3
d) H2SO4
e) CH3CH2COOH
06.
Classifique as proposições:
V
|
F
|
|
0
|
0
|
Solução eletrolítica
conduz corrente elétrica.
|
1
|
1
|
Solução eletrolítica não
conduz corrente elétrica.
|
2
|
2
|
Solução iônica conduz
corrente elétrica.
|
3
|
3
|
Solução molecular conduz
corrente elétrica.
|
4
|
4
|
Solução não-eletrolítica
não conduz corrente elétrica.
|
07. (ERSHC-1999). A
respeito das utilidades das substâncias químicas encontradas no dia-a-dia,
julgue as sentenças abaixo em verdadeiro ou falso:
V
|
F
|
|
0
|
0
|
O CH3 - COOH é
o ácido muriático.
|
1
|
1
|
O CH3 - COOH é
ácido do vinagre.
|
2
|
2
|
O H2SO4
é o ácido da bateria de automóvel.
|
3
|
3
|
O HNO3 é
utilizado na fabricação de salitre.
|
4
|
4
|
HF é o ácido da bateria de
automóvel.
|
08. (ERSHC-1999). A
respeito das utilidades das substâncias químicas encontradas no dia-a-dia,
julgue as sentenças abaixo em verdadeiro ou falso:
V
|
F
|
|
0
|
0
|
O HCl está presente no
suco gástrico.
|
1
|
1
|
O H2S tem
cheiro de ovo podre.
|
2
|
2
|
O H2CO3
é utilizado na fabricação explosivo.
|
3
|
3
|
O HNO3 é
utilizado em refrigerantes.
|
4
|
4
|
O HNO3 é
utilizado na fabricação de fertilizantes.
|
09. (ERSHC-1999). A
respeito das utilidades das substâncias químicas encontradas no dia-a-dia,
julgue as sentenças abaixo em verdadeiro ou falso:
V
|
F
|
|
0
|
0
|
O HCl é utilizado na
câmara de gás (pena de morte)
|
1
|
1
|
O HCN é utilizado na
câmara de gás (pena de morte)
|
2
|
2
|
O H2SO4
é desidratante energético.
|
3
|
3
|
O HCl é utilizado em
limpeza de edifícios (remoção de respingos de cal após a caiação).
|
4
|
4
|
O H2SO4
é usado na fabricação de explosivos.
|
10. (ERSHC-1999) A
respeito do grau de hidratação e respectiva nomenclatura dos ácidos, julgue as
sentenças:
V
|
F
|
|
0
|
0
|
Ácido Orto é o mais
hidratado.
|
1
|
1
|
Ácido meta é obtido ao se
retirar 1 molécula de água do ácido Orto.
|
2
|
2
|
Ácido Piro é obtido por 2
moléculas de Orto, pela retirada de 1 molécula de água.
|
3
|
3
|
Ácido meta é obtido ao se
retirar 2 moléculas de água do ácido Orto.
|
4
|
4
|
O ácido Orto é o de menor
grau de hidratação.
|
11.
(USJT-SP). O ácido cianídrico é o gás de ação venenosa mais
rápida que se conhece: uma concentração de 0,3 mg por litro de ar é
imediatamente mortal. É o gás usado nos estados americanos do Norte, que adotam
a pena de morte por câmara de gás. A primeira vítima foi seu descobridor, Carl
Wilhelm Sheele, que morreu ao deixar cair um vidro contendo solução de ácido
cianídrico, cuja fórmula molecular é:
a) HCOOH
b) HCN
c) HCNS
d) HCNO
e) H4Fe(CN)6
b) HCN
c) HCNS
d) HCNO
e) H4Fe(CN)6
12. (ERSHC-1999).
Sobre a poluição do meio ambiente, com presença de CO2 e SO2,
julgue as sentenças abaixo em verdadeiro ou falso:
V
|
F
|
|
0
|
0
|
H2SO4
é o maior vilão da chuva ácida.
|
1
|
1
|
H2CO3
é o maior vilão da chuva ácida.
|
2
|
2
|
HNO3 não está
presente na chuva ácida.
|
3
|
3
|
Chuva ácida corrói o
concreto, o cimento e o ferro das construções.
|
4
|
4
|
Chuva ácida não é tão
prejudicial nos lagos devido a presença de água.
|
13. Associando a fórmula
com o nome temos:
V
|
F
|
|
0
|
0
|
HCl O4 – Ácido
Clorídrico.
|
1
|
1
|
HCl O3 – Ácido
Clórico.
|
2
|
2
|
HCl O2 – Ácido
Hipocloroso.
|
3
|
3
|
HCl O – Ácido Cloroso.
|
4
|
4
|
HCl – Ácido Perclórico.
|
14.
Existe
o ácido ortobórico? Qual sua fórmula?
Faça a demonstração de como chegou às fórmulas.
15. (ERSHC - 2016). Um
esquema é montado por um aluno num
laboratório de química conforme figura abaixo. Julgue as sentenças:
0
|
0
|
Se o aluno colocar na
solução aquosa o ácido muriático, o brilho da lâmpada será fraco.
|
1
|
1
|
Se o aluno colocar na
solução aquosa o ácido perclórico, o brilho da lâmpada será intenso.
|
2
|
2
|
Se o aluno colocar água destilada
no béquer, o brilho da lâmpada será intenso.
|
3
|
3
|
Se o aluno colocar com os
cuidados exigidos uma solução aquosa de cianeto de hidrogênio, a lâmpada
continuará apagada.
|
4
|
4
|
Se o aluno misturar ácido
clorídrico + uma alíquota de ácido bromídrico
a lâmpada acenderá de forma intensa.
|
16.
(ERSHC - 2016). Complete a tabela abaixo conforme a
dissociação pedida.
17. (PUCPR). A
fórmula estrutural: representa o ácido:
a) fosfórico.
b) metafosfórico.
c) fosforoso.
d) hipofosforoso.
e) ortofosforoso.
18. (UFSM).
Associe a 2a. coluna à 1a., considerando os ácidos.
1 –
H4P2O7 a – fosfórico
2 –
H3PO3 b – fosforoso
3 –
H3PO4 c – nitroso
4 –
HCℓO2 d – nítrico
5 –
HCℓO3 e – hipofosforoso
6 –
HCℓO4 f – pirofosfórico
7 –
H2SO3 g – sulfuroso
8 –
HNO2 h – cloroso
i –
perclórico
j –
clórico
ℓ -
sulfúrico
A
sequência das combinações corretas é
a)
1e - 2f - 3a - 4h - 5b - 6j - 7g - 8d.
b)
1f - 2e - 3b - 4j - 5h - 6i - 7l - 8c.
c)
1b - 2e - 3f - 4i - 5j - 6h - 7g - 8d.
d)
1e - 2b - 3f - 4j - 5i - 6h - 7l - 8d.
e)
1f - 2b - 3a - 4h - 5j - 6i - 7g - 8c.
19. (UECE). Considere os
seguintes ácidos, com seus respectivos graus de ionização (a 18 °C) e usos: H3PO4
(α = 27 %), usado na preparação de fertilizantes e como acidulante em bebidas
refrigerantes H2S (α = 7,6 x 10-2 %), usado como redutor HClO4
(α = 97 %), usado na medicina, em análises químicas e como catalisador em
explosivos HCN (α = 8,0 x 10-3 %), usado na fabricação de plásticos, corantes e
fumigantes para orquídeas e poda de árvores.
Podemos afirmar que:
a) HClO4 e HCN são triácidos
b) H3PO4 e H2S são hidrácidos
c) H3PO4 é considerado um ácido
semiforte
d) H2S é um ácido ternário
e) todos são binários.
20. (MACKENZIE). Certo informe
publicitário alerta para o fato de que, se o indivíduo tem azia ou pirose com
grande frequência, deve procurar um médico, pois pode estar ocorrendo refluxo
gastroesofágico, isto é, o retorno do conteúdo ácido do estômago. A fórmula e o
nome do ácido que, nesse caso, provoca a queimação, no estômago, a rouquidão e
mesmo dor toráxica são:
a) HCl e ácido clórico.
b) HClO2 e ácido cloroso.
c) HClO3 e ácido clorídrico.
d) HClO3 e ácido clórico.
e) HCl e ácido clorídrico.
21. (FCB-ARARAS-SP).
Após a ionização de um ácido em água, observou-se que o número de moléculas
ionizadas era o quádruplo do número de moléculas não-ionizadas. Com base nessa
observação, a porcentagem de ionização do referido ácido era:
a) 25%.
b) 40%.
c) 70%.
d) 75%.
e) 80%.
22. Adicionam-se 600 moléculas de HCl à água. Sabendo que 540 moléculas estarão ionizadas, podemos afirmar que o grau de ionização desta espécie química é:
a) 11,4 %.
b) 10,0 %.
c) 11,1 %.
d) 60,0 %.
e) 90,0 %.
23. Adicionando-se 500 moléculas de um certo eletrólito à água, teremos, para um grau de ionização igual a 0,1, quantas moléculas ionizadas?
a) 90.
b) 50.
c) 450.
d) 45.
e) 250.
24. (CEESU – 2003). Os gases e fuligens, que resultam de atividades humanas, interferem no processo de
formação das nuvens que resultam...
a) na manutenção da composição de grupos de átomos.
b) em fonte de energia própria.
c) em chuvas ácidas.
d) no processo de evapotranspiração.
e) tempestades.
25. (ENEM). Numa rodovia pavimentada, ocorreu o tombamento de um caminhão que transportava ácido sulfúrico concentrado. Parte da sua carga fluiu para um curso d’água não poluído que deve ter sofrido, como conseqüência:
I — mortalidade de peixes acima da normal no local do derrame de ácido e em suas proximidades;
II — variação do pH em função da distância e da direção da corrente de água;
III — danos permanentes na qualidade de suas águas;
IV — aumento momentâneo da temperatura da água no local do derrame.
É correto afirmar que, dessas conseqüências, apenas podem ocorrer:
a) I e II.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
Pelo Professor Eudo Robson
Gabarito com o Professor!
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